Galerias se preparam para a Latitude Art Fair

Setembro 24, 2020

Nesta quinta, dia 24, começa a Latitude Art Fair, a primeira feira autoral do Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, projeto que é uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O evento, estruturado pela plataforma Artsy, terá participação de mais de 50 galerias nacionais que exibirão os mais diversificados tipos de trabalhos artísticos, gratuitamente e online para o público adorador da arte contemporânea.

Cada galeria levará ao evento obras de inúmeros artistas nacionais, como a Casa Triângulo, que terá em seu estande trabalhos de Assume Vivid Astro Focus (AVAF), Eduardo Berliner, Mariana Palma, Rodolpho Parigi, Sandra Cinto,Thiago Rocha Pitta, Tony Camargo, Valdirlei Dias Nunes e Vânia Mignone.

A feira coloca em pauta também temas de extrema importância em nossa sociedade no estande da Kogan Amaro. Através da arte, a galeria levanta assuntos como preconceitos sofridos por crianças negras, por transexuais, os efeitos da ditadura do padrão de beleza imposto pela sociedade e faz uma reflexão das determinações de gênero. Os artistas que a galeria levará para a feira são Carlos Melo, Elle de Bernardini, Gabriel Botta, Ge Viana, Katia Salvani, Luisa Almeida, Mirela Cabral, Nazareth Pacheco, Samuel de Saboia e Tangerina Bruno.

O público poderá também acompanhar como foi a viagem de lua de mel de um dos casais mais icônicos da música registrados pelas lentes do brasileiro Luiz Garrido. A galeria Carcara traz em seu espaço expositivo na Latitude Art Fair a série "Yoko Ono & John Lennon 'Honeymoon for peace".

E tem homenagem também para mulheres revolucionárias ao redor mundo, representada pela obra 'Deize Tigrona', exposta no espaço da A Gentil Carioca, que é a ilustração de uma das percursoras do funk brasileiro e faz parte da série 'Mátria Livre', de Marcela Cantuária.

Durante o evento acontecerão também ações especiais como lives com artistas nas redes sociais e visitas guiadas aos ateliês. Veja aqui a programação das galerias paralela à feira. Serão 4 dias dedicados a contemplar a arte contemporânea nacional, um setor que, mesmo em tempos difíceis como os que estamos vivendo, não deixou de se reinventar e continua trabalhando constantemente para levar cada vez mais a arte e cultura brasileira pelo país e mundo a fora.

Sobre o Latitude - Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 43 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assume o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

Outras notícias

No Museu A Casa, Artesol apresenta coleções que unem moda, território e design colaborativo.
Programação gratuita apresenta as peças criadas no Laboratório de Inovação Artesanal 2025 e reúne artesãs da Bahia, Alagoas e Mato Grosso.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/museu+casa+artesol+apresenta+colecoes+que+unem+moda+territorio+design+colaborativo.php

Caetano Veloso tem suas inúmeras facetas exploradas em Deixa eu Dançar, novo espetáculo da Studio3 Cia. de Dança.
O manifesto cênico terá duas apresentações gratuitas no MASP Auditório, 10 e 11 de dezembro, com arranjos inéditos, levando para as partituras a mesma transgressão e modernidade que marcam a obra do expoente da Tropicália.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caetano+veloso+tem+suas+inumeras+facetas+exploradas+deixa+dancar+novo+espetaculo+studio3+cia+danca.php

CCBB Educativo CCBB – Arte e Cultura realiza, em dezembro atividades inspiradas na mostra Joaquín Torres García - 150 Anos.
Programação, gratuita, traz opções para toda a família como oficinas lúdicas, contações de histórias, mediação de leitura, ação cênico-musical e sensorial estúdio.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ccbb+educativo+ccbb+arte+cultura+realiza+dezembro+atividades+inspiradas+mostra+joaquin+torres+garcia+150+anos.php

Ocupação Itaú Cultural do fim do ano celebra 110 anos do nascimento de Grande Othelo.
A exposição é dedicada a esse artista brasileiro multifacetado, que resistiu a apagamentos estruturais e contribuiu com o teatro, o cinema, a literatura e a música, também contribuindo para fortalecer a presença dos artistas afro-brasileiros na cena cultural do país. Ela reúne mais de 160 peças, incluindo trechos de filmes, rascunhos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ocupacao+itau+cultural+fim+ano+celebra+110+anos+nascimento+grande+othelo.php