Galeria Aura realiza eventos online

Julho 03, 2020

Em bate-papo, a curadora, pesquisadora e professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Fabrícia Jordão convida os artistas Emanuel Monteiro (PR) e João Angelini (DF) para discutir a descentralização da arte.

Duas capitais brasileiras concentram os recursos mais expressivos de editais de fomento, grandes exposições, galerias, museus e espaços de formação. Essa configuração força artistas de diversas regiões a se deslocarem para o eixo hegemônico Rio-São Paulo. Com a pandemia, observamos o esgotamento de um sistema de arte pautado no extrativismo neoliberal, que celebra um modelo laboral baseado em dois imperativos: a hipermobilidade e a precarização.

Tornou-se urgente pensar em termos locais, sem ser provinciano. Privilegiar projetos com menores escalas, mas abertos a toda forma de alteridade. Pensar novos caminhos que nos conduzam a um envolvimento cada vez maior com nossas comunidades. Como colaborar na construção de redes de solidariedade artística e de ecossistemas culturais democráticos e autônomos fora dos centros hegemônicos?

Em encontros que começam na próxima terça-feira, 7 de julho, o Experimento Epidermia se realiza com os quadrinistas Laerte e Rafael Coutinho. Serão três sessões de desenho - com algumas direções previstas e outras não - nas quais será realizada uma história em quadrinhos conjunta, de teor político, em um tipo de colaboração inédita nas trajetórias desses artistas. Durante as sessões, haverá espaço também para interação com o público presente. Os encontros serão gravados e disponibilizados para todos os inscritos.

Serviço

Debate
Data: 03/07 (sexta-feira)
Horário: 18h
O evento ocorrerá pela Plataforma Zoom. As inscrições devem ser feitas aqui

Experimento Epidermia
Datas: 07, 09 e 14/07 (terças e quintas)
Horário: 19h
As inscrições devem ser feitas aqui

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php