Galeria Aura realiza eventos online

Julho 03, 2020

Em bate-papo, a curadora, pesquisadora e professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Fabrícia Jordão convida os artistas Emanuel Monteiro (PR) e João Angelini (DF) para discutir a descentralização da arte.

Duas capitais brasileiras concentram os recursos mais expressivos de editais de fomento, grandes exposições, galerias, museus e espaços de formação. Essa configuração força artistas de diversas regiões a se deslocarem para o eixo hegemônico Rio-São Paulo. Com a pandemia, observamos o esgotamento de um sistema de arte pautado no extrativismo neoliberal, que celebra um modelo laboral baseado em dois imperativos: a hipermobilidade e a precarização.

Tornou-se urgente pensar em termos locais, sem ser provinciano. Privilegiar projetos com menores escalas, mas abertos a toda forma de alteridade. Pensar novos caminhos que nos conduzam a um envolvimento cada vez maior com nossas comunidades. Como colaborar na construção de redes de solidariedade artística e de ecossistemas culturais democráticos e autônomos fora dos centros hegemônicos?

Em encontros que começam na próxima terça-feira, 7 de julho, o Experimento Epidermia se realiza com os quadrinistas Laerte e Rafael Coutinho. Serão três sessões de desenho - com algumas direções previstas e outras não - nas quais será realizada uma história em quadrinhos conjunta, de teor político, em um tipo de colaboração inédita nas trajetórias desses artistas. Durante as sessões, haverá espaço também para interação com o público presente. Os encontros serão gravados e disponibilizados para todos os inscritos.

Serviço

Debate
Data: 03/07 (sexta-feira)
Horário: 18h
O evento ocorrerá pela Plataforma Zoom. As inscrições devem ser feitas aqui

Experimento Epidermia
Datas: 07, 09 e 14/07 (terças e quintas)
Horário: 19h
As inscrições devem ser feitas aqui