Novembro 16, 2020
Desde o ano de 2012, a Fundação das Artes promove o Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil, com o na produção teatral realizada dentro das escolas regulares de ensino fundamental e médio, o Festival tornou-se um importante instrumento de divulgação e incentivo das criações teatrais em âmbito escolar.
O ano de 2020 vem sendo um ano de profundas mudanças e necessidade de adaptações. Diante deste cenário, entre os dias 18 e 22 de novembro, o Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil terá um novo formato online, com transmissão pelo YouTube e pelo Facebook da Fundação das Artes, permitindo o compartilhamento do esforço e a determinação dos alunos e professores na prática das Artes Cênicas.
Diante de uma pandemia, a dinâmica e o calendário escolar vêm sofrendo alterações desde o início do mês de março, trazendo consequências ainda imprevisíveis no que diz respeito às práticas escolares, pois é na escola que muitos estudantes têm o primeiro contato com a linguagem teatral e estas experiências fazem parte do histórico de muitos atores. Dar visibilidade a tais iniciativas é gerar matéria humana para o futuro do teatro, é garantir a "colheita" dos dias que virão.
Portanto, diante da situação da pandemia do novo coronavírus, foi encontrado neste ano um formato mais sintético, que continue propiciando debates sobre a importância do teatro que estava sendo realizado nas escolas e/ou instituições com crianças e adolescentes, como esta linguagem teatral foi adaptada para a tela, e como vamos nos preparar para um futuro.

Programação
Dia 18 de novembro (quarta-feira) - 19h às 21h
Convidados: Ana Paula Demambro, Chris Õbeck, André Félix, Elaine Ferreira, Igor Ferreira, Jean de Oliveira Ferreira, Tuna Serzedello e estudantes.
Dia 20 de novembro (sexta-feira) - 14h às 15h30
Convidados: Adriano Duarte, Danilo Oliveira e Gleiciane Lage Soares Poubel.
Dia 20 de novembro (sexta-feira) - 16h
Convidado: Profª Laura Carvalho – Colégio Senemby – Caieiras – SP.
Dia 21 de novembro (sábado) - 14h às 15h30
Convidados: Denise Hyginio, Dudu Oliveira, George Vilches e estudantes.
Dia 21 de novembro (sábado) - 16h
Convidada: Profª Beth Castro e crianças da CEI Primeira Estação – SP.
Dia 22 de novembro (domingo) - 14h às 15h30
Convidados: Vanessa Senatori e Núcleo Adolescente da Fundação das Artes.
Dia 22 de novembro (domingo) - 16h
Convidados: Professores Varlei Xavier e Roberta Conde. toRto – Coletivo Cênico Remoto.
Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita.
O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/oficinas+musica+caipira+levam+classicos+raiz+theatro+sao+pedro+apresentacao+gratuita.php
Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita.
Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+youtube+reune+bianca+comparato+rita+von+hunty+daniela+thomas+programacao+inedita.php
Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids.
Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+brasileiros+para+criancas+adolescentes+chegam+itau+cultural+play+com+mostra+festival+comkids.php
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+chinelo+dos+parlapatoes.php
Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño.
Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vÃdeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+apresenta+deserto+peca+sobre+legado+escritor+chileno+roberto+bolaño.php