Fundação das Artes realiza Festival de Teatro Estudantil edição 2020

Novembro 16, 2020

Desde o ano de 2012, a Fundação das Artes promove o Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil, com o na produção teatral realizada dentro das escolas regulares de ensino fundamental e médio, o Festival tornou-se um importante instrumento de divulgação e incentivo das criações teatrais em âmbito escolar.

O ano de 2020 vem sendo um ano de profundas mudanças e necessidade de adaptações. Diante deste cenário, entre os dias 18 e 22 de novembro, o Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil terá um novo formato online, com transmissão pelo YouTube e pelo Facebook da Fundação das Artes, permitindo o compartilhamento do esforço e a determinação dos alunos e professores na prática das Artes Cênicas.

Diante de uma pandemia, a dinâmica e o calendário escolar vêm sofrendo alterações desde o início do mês de março, trazendo consequências ainda imprevisíveis no que diz respeito às práticas escolares, pois é na escola que muitos estudantes têm o primeiro contato com a linguagem teatral e estas experiências fazem parte do histórico de muitos atores. Dar visibilidade a tais iniciativas é gerar matéria humana para o futuro do teatro, é garantir a "colheita" dos dias que virão.

Portanto, diante da situação da pandemia do novo coronavírus, foi encontrado neste ano um formato mais sintético, que continue propiciando debates sobre a importância do teatro que estava sendo realizado nas escolas e/ou instituições com crianças e adolescentes, como esta linguagem teatral foi adaptada para a tela, e como vamos nos preparar para um futuro.

Programação

Dia 18 de novembro (quarta-feira) - 19h às 21h
Convidados: Ana Paula Demambro, Chris Õbeck, André Félix, Elaine Ferreira, Igor Ferreira, Jean de Oliveira Ferreira, Tuna Serzedello e estudantes.

Dia 20 de novembro (sexta-feira) - 14h às 15h30
Convidados: Adriano Duarte, Danilo Oliveira e Gleiciane Lage Soares Poubel.

Dia 20 de novembro (sexta-feira) - 16h
Convidado: Profª Laura Carvalho – Colégio Senemby – Caieiras – SP.

Dia 21 de novembro (sábado) - 14h às 15h30
Convidados: Denise Hyginio, Dudu Oliveira, George Vilches e estudantes.

Dia 21 de novembro (sábado) - 16h
Convidada: Profª Beth Castro e crianças da CEI Primeira Estação – SP.

Dia 22 de novembro (domingo) - 14h às 15h30
Convidados: Vanessa Senatori e Núcleo Adolescente da Fundação das Artes.

Dia 22 de novembro (domingo) - 16h
Convidados: Professores Varlei Xavier e Roberta Conde. toRto – Coletivo Cênico Remoto.