Agosto 26, 2020
A Fundação Japão promove em seu canal do Youtube a série Japão em Casa - cultura japonesa para ver, fazer e se divertir. São vídeos produzidos com o objetivo de trazer para a casa das pessoas mais sobre a cultura e curiosidades do Japão, trazendo entretenimento neste momento de isolamento social, em que as pessoas têm passado mais tempo dentro de casa.
No primeiro episódio, Cozinha da Akiko apresenta korokke, a pesquisadora de culinária Akiko Ishizu ensina a receita do delicioso croquete japonês feito à base de batata e carne moída. Muito popular nas casas de famílias japonesas, saboreado por adultos e crianças, o korokke pode ser degustado tanto nas refeições principais, como no lanche. "No Japão, é muito comum as crianças comprarem um korokke e comerem no caminho de volta da escola para casa", revela Akiko.
Ao longo do vídeo, enquanto ensina o preparo, Akiko dá diversas dicas de como deixar a fritura bem sequinha e crocante, e conta diversas curiosidades, como por exemplo, o fato desta ser a comida preferida de um famoso personagem de mangá japonês.
A série busca também mostrar pontos em comum entre o Japão e o Brasil. No caso do korokke, cujo nome remete ao croquete, da culinária francesa, Akiko compara à coxinha, um dos salgados mais populares em todo o Brasil, e elogia, dizendo que ambos são muito saborosos, porém bastante diferentes no preparo.
Para assistir a esse e outros vídeos, basta acessar o link https://www.youtube.com/c/fundacaojapaoemsaopaulo.
Akiko Ishizu

Pesquisadora de culinária, nutricionista, coordenadora de alimentos e especialista em comidas caseiras brasileiras e japonesas, é graduada em nutrição pela Doshisha Women's College of Liberal Arts (Kyoto, Japão). Trabalhava para uma grande empresa de alimentos, a Kewpie Corp, quando se casou e veio morar no Brasil.
Mais tarde, de volta ao Japão, trabalhou como assistente-chefe do pesquisador de culinária Ryuta Kijima, adquirindo experiência em televisão, escrevendo para livros, revistas e outras mídias, lecionando aulas de culinária e participando de eventos.
Atualmente, de volta ao Brasil, estuda ativamente a culinária local, pesquisando a cultura, culinária e ingredientes brasileiros. Realiza regularmente eventos e aulas ensinando a culinária caseira japonesa utilizando ingredientes encontrados no Brasil para a comunidade nikkey e brasileiros.
Quando no Japão, apresenta por lá os pratos brasileiros, adaptando para o paladar dos japoneses, expandindo os conhecimentos sobre a cultura alimentar brasileira e os valores nutricionais dos alimentos.
Japão em Casa - cultura japonesa para ver, fazer e se divertir
Episódio: Cozinha da Akiko apresenta korokke
Onde assistir: https://www.youtube.com/c/fundacaojapaoemsaopaulo
Mais informações, no site da Fundação Japão
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
https://www.sampaonline.com.br/noticias/wilson+aguiar+estreia+solo+concerto+para+corpo+traquejado+atelier+cenico.php
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+espetaculo+gratuito+impacto+agasias+grupo+teatro.php
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
https://www.sampaonline.com.br/noticias/premiado+musical+bertoleza+ganha+nova+temporada+gratuita+teatro+alfredo+mesquita.php
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+fevereiro+maze+espetaculo+gratuito+para+criancas.php
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+paralela+exposicao+game++arte+cultura+comunidade+com+seminario+oficinas+desfile+visitas+mediadas.php