Fundação Ema Klabin oferece Documentários e Palestra sobre Meio Ambiente

Março 16, 2016

Em uma metrópole como São Paulo, a água sempre foi a solução e problema. Para discutir essa relação, a Fundação Ema Klabin promove no próximo sábado, dia 19, às 14h30, dois importantes documentários: “Pirajuçara: bacia do concreto” e “Entre Rios: A urbanização de São Paulo”. Às 11h, a doutora em Educação pela USP, Samia Sulaiman, ministra a palestra Urbanização e percepção do risco.

Com a presença do diretor Edu Abad, que participará de uma roda de conversa, o documentário “Pirajuçara: bacia do concreto” (28 minutos) apresenta as particularidades de uma bacia hidrográfica situada no espaço urbano, entre três municípios. Moradores de diferentes pontos desta bacia ponderam sobre as causas e as consequências das enchentes do principal formador, o rio Pirajuçara.

Em seguida, será exibido “Entre Rios: A urbanização de São Paulo”, com direção de Caio Silva Ferraz, o documentário conta a história da cidade de São Paulo sob a perspectiva de seus rios e córregos. Entre Rios mostra também o processo de transformação sofrido pelos cursos d’água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas que orientaram a cidade a se modelar como se eles não existissem.

Feira de trocas

O público também poderá colocar em prática, ações sustentáveis participando da tradicional Feira de Trocas. O projeto convida o visitante a trocar objetos de afeto que queiram compartilhar com outros participantes e refletir sobre o consumo consciente. Haverá também atividades poéticas propostas pelo setor educativo.

Serviço

Data: 19/03/2016 - sábado
11h - Palestra “Urbanização e percepção do risco”, Samia Sulaiman - inscrições: cursos@emaklabin.org.br
14h: Documentários: “Pirajuçara: bacia do concreto” e “Entre Rios: A urbanização de São Paulo” e Feira de trocas – livre
14h às 15h30 – Visita livre à casa-museu
16h30: Concerto Conjunto de Música Antiga da USP.
Entrada franca
Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43 - Jardim Europa - São Paulo
Fones: 11 3897-3232