Funarte SP apresenta a 9ª edição da Farofa do Processo

Março 13, 2025

Ponto de encontro de quem ama artes cênicas, a Farofa do Processo chega à 9ª edição com uma novidade: a mostra agora ocupa o Complexo Cultural Funarte SP e o Teatro de Arena Eugênio Kusnet. O evento gratuito acontece em paralelo à MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo; ambas ocorrem entre os dias 13 e 23 de março.

Este ano, o público poderá acompanhar uma programação intensa e diversa, com mais de 60 processos artísticos, incluindo criações recentes e trabalhos em desenvolvimento. Estarão reunidos trabalhos de artistas como Yasmin Gomes (CE), Fábio Osório (BA), Hilton Cobra (RJ), Grupo Carmin (RN), HBLynda Morais (PE), Alexandre Américo (RN) e Wellington Gadelha (CE) e de Dudu Melo Pigmentar companhia (MG), além de Pepo & Tom, da Argentina.

As sessões acontecem ao longo de todo o dia, distribuídas entre manhã, tarde e noite, com o objetivo de ampliar a experiência dos espectadores. O evento contará com rodas de conversa, bate-papos e encontros com programadores a fim de oferecer e fomentar a oportunidade de debater questões relacionadas à criação, à distribuição, à circulação e à mediação.

Para acompanhar todo o movimento dessa Farofa, a programação completa está disponível pelo site https://www.faroffa.com.br/ e no Instagram (https://www.instagram.com/faroffasp/).

Serra Pelada
Com o tema sobre as diversas formas de violências envolvidas na mineração e no garimpo predatório de ouro em solo amazônico, o espetáculo Serra Pelada, com texto e direção de Alexandre Dal Farra, entra em cartaz no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, a partir do dia 13 de fevereiro e segue em cartaz até 23 de março. O espetáculo nasce de mais de dois anos de pesquisa do autor sobre a dimensão do garimpo e da mineração na construção da modernidade, das viagens feitas por ele e o cineasta Joaquim Castro para a região e de uma série de reflexões a partir da peça "Boca de Ouro", de Nelson Rodrigues. A peça narra a história de quatro documentaristas que viajam a Serra Pelada para entender o garimpo e acabam presos em um quarto de hotel. Desta forma a trama propõe uma reflexão sobre a violência implícita no trabalho dos personagens documentaristas que, por mais conscientes que sejam, também estão ali tentando garimpar na pesquisa, e em si mesmos, coisas que possam utilizar na sua obra.
Teatro de Arena Eugênio Kusnet - Sala Augusto Boal
De 13 de fevereiro a 23 de março de 2025
Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Não haverá sessão nos dias 22, 23, 27 e 28 de fevereiro e 1, 2, 8 e 9 de março (CARNAVAL)
Sessões Extras
18, 19 de março às 15h
Entrada Gratuita
A bilheteria 1 hora antes do espetáculo
Classificação 14 anos
Duração 90 minutos

Prêmio Denilton Gomes de Dança
O Complexo Cultural Funarte SP receberá no dia 25 de março,às 19 horas, na Sala René Gumiel, a 12ª edição do Prêmio de Dança Denilton Gomes, criado pela Cooperativa Paulista de Dança afim de entender como a dança está inserida no estado, e com o intuito de ampliar a visibilidade das produções artísticas de dança desenvolvidas em São Paulo. A cada edição, uma comissão é composta por profissionais da área que estarão livres em propor as categorias que melhor traduziram o fazer em dança em 2025. Nesta edição teremos como comissão: Fredyson Cunha, Gilsamara Moura, Marcio Greyk e Ricardo Neves, na produção. Constituída em 2005, a Cooperativa Paulista de Dança reúne dezenas de coletivos de dança que gestam o mesmo ofício de diferentes formas, assegurando na prática cotidiana o espaço para a diversidade do pensar e do fazer como possibilidade de seguir construindo um segmento cada vez mais forte.
Sala Renée Gumiel Complexo Cultural Funarte SP
25 de março de 2025
Terça-feira às 19h
Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
Entrada Gratuita
Classificação livre

Mundus Immundus
A Felinistas Cia Teatral retorna a Funarte SP com a peça Mundus Immundus, peça dirigida por Mayla Fernandes, que entrará em cartaz no dia 29 de março, aos sábados e domingos no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. O espetáculo trata-se de um drama/cômico policial escrito pela roteirista, redatora e dramaturga Nanna de Castro, e conta a história de Cabrita, uma catadora de lixo coagida e destratada por um policial por conta da suspeita de envolvimento no sumiço de uma mulher de classe média. O texto traz temas muito atuais, como a invisibilidade social de pessoas em situação de rua e suas diversas dinâmicas de exclusão, a geração desenfreada de lixo pela sociedade do consumo, a obsolescência programada e o adoecimento mental decorrente da integração eficiente e produtiva de uma pessoa ao modo de vida capitalista.
Teatro de Arena Eugênio Kusnet - Sala Augusto Boal
De 29 de março a 13 de abril de 2025
Sábados às 19h30 e domingos às 18h
Sala Augusto Boal – Teatro de Arena Eugenio Kusnet
Ingressos: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia)
https://www.sympla.com.br/preview/7a59d429baf9723f8b4007aba0ad94aa
A bilheteria 1 hora antes do espetáculo
Classificação: 14 anos
Duração: 75 minutos

Ana Marginal - Um navio ancorado no espaço
Após uma temporada de sucesso de crítica e de público, o espetáculo Ana Marginal - Um navio ancorado no espaço, com texto de Michelle Ferreira e direção de Nelson Baskerville, chega ao Complexo Cultural Funarte SP, a partir do dia 28 de março. A dramaturgia traz para a cena três personas para representar a escritora: Ana – a poeta, Cristina – a performática, e Cesar – a acadêmica, representadas pelas atrizes Nataly Cavalcanti, Carol Gierwiatowski e Bruna Brignol, respectivamente. O trabalho mergulhou na obra da escritora para desvendar o corpo-poema de Ana Cristina Cesar, misturando arte e vida pessoal. O espetáculo é um metateatro que transita pela obra e vida da poeta Ana Cristina Cesar, ícone da poesia marginal da década de 70 a partir do conflito de três atrizes envoltas pela complexidade e identificação das angústias de suas personagens, que representam diferentes facetas da poeta.
Sala Carlos Miranda - Complexo Cultural Funarte SP
De 28 de março a 6 de abril de 2025
Sextas e sábados, às 20h, e, aos domingos, às 19h
Entrada Gratuita
A bilheteria 1 hora antes do espetáculo
Duração: 75 minutos
Classificação: 12 anos

Os ingressos poderão ser adquiridos nas bilheterias do Complexo Cultural Funarte SP e do Teatro de Arena Eugênio Kusnet, com pagamento somente em dinheiro, a partir de uma hora antes do espetáculo, evento ou atividade. A meia entrada do ingresso segue regulação vigente e os assentos das salas não são marcados.

Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94
(11) 95077-7050
Acessibilidade: rampas de acesso para a sala de espetáculos e banheiro acessível.
Estacionamento: Não possui

Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos - São Paulo
(11) 95078-3004
Acessibilidade: rampas de acesso para as salas de espetáculos, galerias e banheiros acessíveis.
Estacionamento: Não possui

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php