Frida Kahlo é foco de exposição em comemoração ao centenário da artista
Setembro 05, 2007

Com o apoio oficial do Consulado do México em São Paulo, o Espaço Cultural Golden Light Business Tower e Casa do Restaurador apresentam a exposição "Recuérdame" entre os dias 13 e 29 deste mês. Oito artistas ressaltam um lado de Frida Kahlo e revelam as influências que a pintora exerce nas obras criadas por eles.

Discutir o rico universo de Frida Kahlo é o grande desafio enfrentado nesta exposição, que homenageia o centenário de nascimento da pintora mexicana. Ao longo de sua obra, ao desenvolver uma temática essencialmente autobiográfica, a artista suscita uma reflexão sobre o próprio ato de viver.

Certas características marcantes, como a presença do cabelo como símbolo da feminilidade, as suas terríveis dores físicas desde o terrível acidente que sofreu na juventude, e a sua complexa relação amorosa e afetiva com o muralista Diego Rivera são recorrentes.

A catarse propiciada pelos seus diários torna-se outro elemento fundamental, que levou o presente grupo de oito artistas a refletir sobre os elos entre vida e arte. Acima de tudo, existe o exercício constante de buscar o que mantém a obra de Frida Kahlo tão atual.

Nesse sentido, elementos plásticos e biográficos se entrelaçam. A artista Aline Hannun toma uma parede da célebre Casa Azul, hoje Museu Frida Kahlo, como metáfora das possibilidades que a vida bloqueou à artista. Já Clara Marinho oferece uma nova atmosfera à conhecida fotografia de beijo de Diego em Frida deitada na cama.

Glaucia Gomes se vale da prática com a cor para construir a visão que tem do percurso existencial da criadora mexicana. Lú Salum, com a técnica da encáustica, fundamentada no uso da cera, traz à tona elementos visuais como flores, vegetação e o sol, essenciais no universo de Frida.

Rita Bassan exalta o poder da aniversariante em sonhar sobre o áspero cotidiano que vivenciou, utilizando os olhos da artista como ícones a serem destruídos e reconstruídos. Roberta Fialho também discute o poder da artista mexicana de se tornar um mito, com a história construção de uma narrativa sobre si mesma.

Sandra Scaffide, ao montar um caderno de auto-retratos a partir da homenageada, coloca um espelho na página final, apontando para a Frida que existe em cada observador, enquanto Silvia Fischetti obtém seu melhor resultado quando re-trabalha justamente as imagens mentais cristalizadas que se têm da pintora, um paradigma da arte latino-americana

As oito artistas conseguem, assim, traçar o seu painel interpretativo de Frida Kahlo. Há, nesse processo, uma constante busca pelo aprimoramento pessoal e coletivo, com a certeza de que o melhor conhecimento da artista, em seu centenário de nascimento, leva a um mergulho denso no interior de cada um que visita a exposição.

Serviço:
Exposição "Recuérdame"

Data:
13 a 29 de setembro (abertura dia 13 às 20h)
Horário: De segunda a sexta, das 8h às 18h
Entrada grátis
Local: Espaço Cultural Golden Light Business Tower
Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 1.046 - Itaim-Bibi
Contato: escritorio.de.arte@uol.com.br
 

 

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte: Oscar D’Ambrosio

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo