Fórum Shakespeare acontece a partir de 20 de abril, no CCBB-SP

Abril 19, 2016

A partir de 20 de abril, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo irá respirar, discutir e viver William Shakespeare durante os cinco dias em que acontece o Fórum Shakespeare, evento que celebra o dramaturgo inglês. No ano em que se lembra os 400 anos da morte do Bardo, o evento ganha uma novidade: pela primeira vez, ele possibilita a montagem de três espetáculos de Shakespeare dirigidos por ingleses e com um elenco completamente brasileiro. No CCBB SP, o ator e diretor Greg Hicks dirige uma versão de Macbeth, que estreia no próprio dia 20, na abertura da edição 2016.

Além das peças, o evento continua com a proposta de ser um amplo intercâmbio artístico e educativo internacional. Na programação de oficinas que acontecerão em São Paulo estão os seguintes nomes: Jerry Brotton, autor de Shakespeare e o Islã (recém publicado pela editora Penguim, no Reino Unido), um dos mais proeminentes pensadores e escritores do Reino Unido; Joad Raymond, pesquisador da Renascença, especialista no séculos 16 e 17, jornalismo e lobbying; e Catherine Silverstone, autora de Conversa sobre Shakespeare e trauma - um olhar dedicado a cultura queer na performance.

Uma grande conferência reunirá importantes nomes do teatro e da academia nacionais e internacionais em uma reunião no dia 23 de abril (aniversário de Shakespeare), sábado, das 10 às 17 horas (com uma hora de almoço), para discutir os mais diversos temas de relevância conceitual e temática presentes nas obras do Bardo sob uma ótica contemporânea.

Programação:

Fórum Shakespeare – De 20 a 25 de abril, de quarta a segunda-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Seminário Fórum Shakespeare – 23 de abril, sábado, das 10 às 17 horas. Ingressos gratuitos e limitados – retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do CCBB. A programação completa será divulgada em breve no site www.forumshakespeare.org.br

Oficinas - 22 de abril, sexta-feira, das 16 às 19 horas: Flertando com Shakespeare, com Catherine Silverstone
24 de abril, domingo, das 16 às 19 horas: Os grandes Hits de Shakespeare, com Jerry Brotton
25 de abril, segunda-feira, das 16 às 19 horas: O palco e o sobrenatural, com Joad Raymond

Macbeth – 20, 22, 23, 24 e 25 de abril, quarta-feira, sábado e segunda-feira às 20 horas, sexta-feira às 16 e 20 horas e domingo às 16 e 19 horas, no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil. Ingressos gratuitos – retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro.

Serviço

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Informações: (11) 3113-3651/3652
Peça e seminário: entrada franca mediante retirada de senha a partir de 01 horas antes do início do evento.
Oficinas: entrada franca, mediante inscrição prévia.