Flávio Ricardo Vassoler e Manuel da Costa Pinto conversam sobre Dostoiévski e a dialética no Sesc

Junho 26, 2019

Na obra Dostoiévski e a dialética: Fetichismo da forma, utopia como conteúdo (Hedra, 2018), o escritor, professor e pesquisador Flávio Ricardo Vassoler propõe dois diálogos inusitados em meio à fortuna crítica do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881):

Para tentar responder a uma pergunta formulada (e não respondida) pelo crítico literário e filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin (1895-1975), em Problemas da poética de Dostoiévski (1929), Vassoler aproxima a polifonia que Bakhtin desvela em Dostoiévski do movimento da forma-mercadoria, tal como Karl Marx (1818-1883) o analisa nos primeiros capítulos de O capital (1867);

Para tentar sintetizar uma filosofia da história que imbrique, dialeticamente, as afinidades eletivas e dissonâncias entre cristianismo e socialismo ao longo da obra de Dostoiévski, Vassoler aproxima o escritor russo das reflexões teológicas de Allan Kardec (1804-1869), o codificador da doutrina espírita.

Para refletir sobre essas duas chaves da obra de Vassoler, o autor conversará com o jornalista, escritor e crítico literário da Folha de S.Paulo Manuel da Costa Pinto, que assina o prefácio de Dostoiévski e a dialética, texto que também foi publicado pelo blog Estado da Arte, vinculado ao jornal O Estado de S. Paulo

Manuel da Costa Pinto é mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, jornalista e crítico literário da Folha de S.Paulo. Apresentador do programa ComTexto, do canal Arte 1, foi um dos criadores da revista Cult, da qual foi editor por seis anos. Autor de vários livros entre eles: Paisagens interiores e outros ensaios (B4 Editora, 2012). Organizador da antologia Crônica brasileira contemporânea (Editora Moderna, 2013), entre outras.

Flávio Ricardo Vassoler é escritor e professor, é doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, com pós-doutorado em Literatura Russa pela Northwestern University (EUA). É autor de várias obras, entre elas, “Pai contra mãe e outros contos” (Hedra, 2018), de Machado de Assis.

SERVIÇO

Dostoiévski e a Dialética: Fetichismo da Forma, Utopia como Conteúdo

Dia:29 de junho de 2019, sábado, das 16h às 18h.

Recomendação etária: 16 anos.

Número de vagas: 30.

Grátis – mediante inscrição

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação com no mínimo dois dias de antecedência da atividade através do e-mail centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br.

Informações e inscrições pelo site ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo. Serviço de van até a estação de metrô Trianon-Masp, de segunda a sexta, às 21h30, 21h45 e 22h05, para participantes das atividades.