Flavio de Souza lança em livro peça Fascinação e assina a autoria com Luci Collin

Maio 29, 2019

Conhecido pela criação e roteiro de programas como Castelo Rá-Tim-Bum e Mundo da Lua, ambos na TV Cultura, e Sai de Baixo, da Globo, além de autor diversos livros infantis como Chapeuzinho Adormecida no País das Maravilhas, e cerca de 60 peças, Flavio de Souza lança o livro Fascinação no próximo dia 1º de junho, na Livraria Cultura da Avenida Paulista. Escrito a quatro mãos junto com Luci Collin, o romance (que sai pela Ateliê Editorial) parte da peça homônima, estrelada por Marisa Orth na década de 90. O livro aprofunda-se na história de Laura, uma atriz famosa de teatro e TV.

A ideia de transformar a peça em livro já passava pela cabeça de Flavio há algum tempo, porém, ele sempre achou que precisava de uma escritora para dar mais vericidade ao que se passava na cabeça da protagonista. A dupla se conheceu pessoalmente num evento em Curitiba, onde moram, em 2017. A identificação foi imediata e o convite surgiu alguns dias depois. "Fiquei muito honrada, mas coloquei uma condição: ambos teríamos que ter total liberdade para mexer no texto um do outro, sem freios, até achar um caminho que agradasse aos dois. Flavio não titubeou e aceitou a proposta", relembra Luci, contando que o processo de escrita durou cerca de um ano.

E o livro foi realmente escrito a quatro mãos, tanto que os autores não conseguem reconhecer quem escreveu o que em alguns trechos. Com isso, a dupla acabou misturando seus estilos e criando um terceiro, híbrido dessa parceria entre um escritor multimeios e uma poeta e escritora que namora com a literatura mais experimental. "A Luci diz que não lembra de nenhuma obra literária nacional escrita realmente a quatro mãos como Fascinação, mas eu iria até mais longe e acho que não conheço nada parecido na literatura mundial", especula Flavio.

A história de uma atriz
Fascinação conta a história de Laura, uma atriz que vive um casamento desgastado e que está em busca de emoção e aventura. Ela encontra essas sensações ao ser raptada e revendo um pouco sua vida. O livro mantém o mesmo roteiro da peça, mas amplia muito mais esse universo, trazendo questões que não foram explorados no teatro, na montagem que tinha Marisa Orth no papel principal, com Paulo Gorgulho e Jacqueline Cordeiro integrando o elenco também.

No livro, Luci e Flavio vão misturando o mundo real com o mundo dos sonhos ou com o que se passa dentro da cabeça de Laura. A edição da obra também possibilita ao público ter contato não só com a escrita literária. O leitor acaba tendo contato com a rotina da protagonista e tem a possibilidade de conhecer um roteiro para TV e outro de filme, inseridos ao longo do texto, percebendo um pouco também da diferença na escrita para essas linguagens. O livro também traz uma série de ilustrações, feitas pelo próprio Flavio.

Outro fato curioso é que o livro acaba fazendo o caminho inverso da maioria das obras literárias. Normalmente, é a literatura que inspira a criação de peças, filmes ou programas de TV. Aqui, a peça gerou o livro. "Há tempos tenho vontade de me aprofundar na história de Laura. Ela traz muito da minha vida também: fui casado com uma atriz, tive contato com várias com quem trabalhei e posso dizer que o funcionamento da cabeça dessas mulheres sempre me fascinou e despertou uma enorme curiosidade. Mas faltava encontrar alguém que topasse a empreitada junto comigo", explica o autor.

Lançamento
No dia 1º de junho, a partir das 16 horas, o público poderá ver um bate-papo dos autores falando sobre o livro e seu processo de escrita. Além disso, a atriz Patricia Gasppar lerá trechos da obra e, logo em seguida, Flavio e Luci autografam exemplares.

Serviço

FASCINAÇÃO
Autores: Luci Collin e Flavio de Souza
Ilustrações: Flavio de Souza
Editora: Ateliê Editorial
229 páginas
Lançamento: Dia 1º de junho, sábado, a partir das 16 horas, na Livraria Cultura (Av. Paulista, 2073 - Conjunto Nacional) - Tarde de autógrafos, bate-papo com autores e leitura de trechos.