Física Quântica também é conversa de boteco

Agosto 21, 2018

A Física Quântica é, sem dúvida alguma, uma das mais importantes teorias da Física dos últimos séculos. Ao propor explicações para o mundo atômico, essa teoria acaba apresentado resultados estranhos que despertam nossa curiosidade sobre os fenômenos da natureza.
Marina Nielsen, física e professora do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), irá apresentar os princípios da Física Quântica no Tubaína Bar, em São Paulo, no dia 13 de setembro, quinta-feira, às 19h30. É a oportunidade para entender um pouco sobre esse campo tão interessante que permitiu a construção de vários equipamentos os quais estão presentes no cotidiano, como aparelhos de DVD, lasers, câmeras digitais e muitos outros.
Em um formato descontraído, o público poderá conversar com a docente enquanto experimenta um dos diversos refrigerantes artesanais brasileiros, especialidade do bar, que também conta um com cardápio de pratos vegetarianos.
Esse bate papo faz parte do Papos de Física, um evento mensal de divulgação científica promovido pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) que tem como principal objetivo apresentar assuntos relevantes e as mais recentes descobertas científicas na área de Física de forma acessível para o público não especialista.

Sobre Marina Nielsen:
Possui graduação em Bacharelado de Física pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1988). Fez pós-doutorado na Universidade de Maryland (USA) entre 1992-1994. Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física Nuclear, com ênfase em Física de Hádrons, atuando principalmente nos seguintes temas: regras de soma da QCD, cálculo de fatores de forma hadrônicos, estados exóticos, uso de métodos não perturbativos, colisão de íons pesados relativísticos.

Serviço:
Papos de Física - Essa tal de física quântica
Quinta-feira, 13 de setembro, a partir das 19h30
Local: Tubaína Bar, Rua Haddock Lobo, 74, São Paulo-SP

Mais informações: www.ictp-saifr.org/papos/

Fonte: analuserio@ictp-saifr.org