Física e artista discutem propriedades da matéria

Outubro 30, 2018

Em ciência, matéria é tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço. Microscopicamente, é formada por átomos que estão organizamos na tabela periódica dos elementos os quais são formados de partículas elementares como os quarks e os elétrons. Diferentes arranjos de átomos podem gerar materiais com propriedades estruturais e eletrônicas totalmente distintas.
Já em arte, matéria pode ter diferentes origens, e pode ser utilizada com diferentes finalidades.
No dia 9 de novembro, às 19h, o artista Laerte Ramos e a física Aline Ramires (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) se encontram para conversar sobre as propriedades da matéria, no Instituto Moreira Salles, em São Paulo. A atividade é promovida pelo ICTP-SAIFR (Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental), centro associado ao Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS) e tem como principal objetivo aproximar o público geral dos temas relevantes para a ciência a partir do encontro com outras áreas do conhecimento. Todos os meses, um físico e um não cientista debatem sobre algum assunto no auditório do IMS.
O evento é gratuito, aberto ao público e conta com a moderação de Rogério Rosenfeld, professor livre docente do IFT da Unesp.

Ciência em Diálogo no IMS: Física e Arte
Matéria, com o artista Laerte Ramos e a física Aline Ramires

Moderação: Rogério Rosenfeld
Dia: 9 de novembro
Horário: 19h
Local: Instituto Moreira Salles - Av. Paulista 2.424, Consolação, São Paulo (SP)
Entrada gratuita - a distribuição de senhas começa às 18h, ou 60 minutos antes do início do evento

Mais informações aqui