Fim de Semana em Família promove contação de histórias e documentário

Novembro 07, 2016

Nos dias 12 e 13 de novembro (sábado e domingo), o Itaú Cultural dá continuidade ao Fim de Semana em Família com atividades junto aos povos Munduruku, Tabajara e Wapichana. A programação tem início às 14h com a oficina Caravana Mekukradjá, que apresenta o universo mágico dos indígenas brasileiros por meio de histórias divertidas e interativas. Em seguida, às 16h, as crianças e seus acompanhantes são convidados a assistirem Marangmotxíngmo Mïrang – Das crianças Ikpeng para o mundo, um documentário apresentado por garotos e garotas da nação Ikpeng, mostrando o seu modo de viver.

Durante todo este mês, o Fim de Semana em Família no Itaú Cultural é inteiramente voltado para esta temática. Assim, o público infantil e adulto se aproxima mais da música, dança, artes gráficas e histórias de algumas das nações indígenas brasileiras. A curadoria é de Daniel Munduruku, integrante do povo Munduruku, do Pará, Cristina Floria, representando os Xavantes, e Cristino Wapichana, dos Wachpanas de Rondônia. Eles assinam a programação que traz oficinas, espetáculos teatrais, exibição de filmes e contação de histórias.

A temática indígena está presente também no Cantinho da Leitura, instalado das 13h30 às 16h, no Piso Paulista, térreo do Itaú Cultural. Às publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do instituto disponíveis juntam-se cerca de 20 novas aquisições sobre o tema, como Irakisu – o menino criador (Peirópolis, 2002), de Renê Kithãulu, Çaíçu´indé: o primeiro grande amor do mundo (Editora Valer, 2011), de Roní Wasiry Guará, O canto do uirapuru (Autentica editora, 2013), de Tiago Hakiy, e O Sonho de Borum (Autentica editora, 2015), de Edson Krenak.

O Itaú Cultural disponibiliza parte destas novas aquisições na Feirinha de Troca de novembro, instalada no mesmo andar e período. Neste espaço, as crianças podem conhecer e levar para casa uma nova história trocando uma obra de sua biblioteca por outra, escolhida entre os materiais expostos.

Serviço

Fim de Semana em Família com os povos Munduruku, Tabajara e Wapichana
Dias 12 e 13
Às 14h
Duração: 90 minutos
Piso - 1
Capacidade: 30 participantes mais acompanhantes
Inscrições a partir das 13h30
Classificação indicativa: Livre
Com interpretação em Libras
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 - Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777