Festival ZUM promove debates com Ariella Azoulay, Paulo Bruscky, Tobias Zielony, entre outros convidados

Outubro 30, 2019

Nos dias 1, 2 e 3 de novembro (sexta, sábado e domingo), a ZUM, revista de fotografia do Instituto Moreira Salles, realiza o FESTIVAL ZUM, com três dias de atividades no IMS Paulista. O evento reúne artistas, fotógrafos, editores e pesquisadores, em debates e oficinas sobre a produção e a circulação das imagens hoje. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A programação começa na sexta-feira (1/11), às 18h30, com o lançamento da 17ª edição da ZUM. Em seguida, às 19h30, haverá um debate com a pesquisadora Ariella Azoulay, professora da Universidade de Brown, e a antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Universidade de São Paulo. Azoulay, que assina artigo na revista, discutirá as práticas imperialistas legitimadas e perpetuadas pela fotografia. Em diálogo, Schwarcz discorrerá sobre a influência do colonialismo na formação da sociedade brasileira.

No sábado (2/11), às 15h, haverá uma conversa com a artista Dora Longo Bahia, o fotógrafo Eustáquio Neves, vencedor da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2019, e o fotógrafo e artista alemão Tobias Zielony. Com mediação da jornalista Suzana Velasco, os três falarão sobre seus trabalhos, marcados pela reflexão sobre a circulação e o contexto das imagens.

Às 17h, a artista Aleta Valente, vencedora da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2019, e a fotógrafa Rosângela Rennó participam de uma conversa com o fotógrafo francês Vincent Catala, que também colabora na nova edição da ZUM. Eles discutirão como a relação centro-periferia é representada em suas obras, com mediação da pesquisadora Ivana Bentes. A programação do dia encerra às 19h, com uma fala de Paulo Bruscky. Um dos precursores da arte postal, ele abordará a importância da fotografia em sua produção. A mediação será da pesquisadora Dária Jaremtchuk.

No domingo (3/11), o festival traz duas oficinas. Das 11h às 16h, o artista Moisés Patrício apresentará uma metodologia para a criação de performances inspirada em elementos da cultura afro-brasileira. Das 13h às 18h, Tobias Zielony abordará a prática do retrato a partir de questões de identidade, gênero e corpo. Neste dia, às 16h, haverá ainda uma conversa com a artista Aline Motta sobre seu projeto desenvolvido com a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2018.

Durante o evento, a Biblioteca do IMS Paulista abrigará a 3ª edição da exposição de Fotolivros do Festival, um panorama da produção feito a partir de quase 200 livros, publicados no último ano, inscritos na convocatória. No sábado, às 11h, editores e autores comentarão os destaques da exposição.

A programação inclui também uma Feira de Fotolivros, realizada no sábado, das 13h às 19h, e no domingo, das 12h às 19h. Publicações de editoras, artistas e coletivos estarão à venda no térreo. Nos mesmos dias e horários, a praça, no 5o andar, abrigará a FRoFA - Feira de Fotografia Analógica.

Outro destaque é a Ocupação Videobrasil, que ocorre no sábado, das 13h às 19h, e no domingo, das 13h às 15h30. Na sala de aula, serão projetadas obras do acervo de mais de três décadas da Associação Cultural Videobrasil, com foco na produção do Sul geopolítico.

Durante o festival, na compra de dois exemplares de qualquer edição da ZUM, será concedido um desconto de 20%.

Serviço

Festival ZUM

Data: 1, 2 e 3 de novembro

Local: IMS Paulista

Entrada gratuita