Agosto 21, 2025
Prepare-se para uma volta ao mundo sem sair de São Paulo! Nos dias 30 e 31 de agosto, a Praça Charles Miller será o ponto de partida para um verdadeiro tour multicultural. O Festival Comidas & Músicas do Mundo chega à cidade como um convite para em barcar em uma jornada sensorial, com 300 pratos típicos de 50 países, numa imersão nos sabores e tradições do planeta. Com entrada gratuita e clima acolhedor para toda a família, inclusive para os pets, o evento promete transformar o coração do Pacaembu em um grande mapa-múndi de experiências.
Realizado pela plataforma Cola em Sampa, que já soma quase 600 mil seguidores apaixonados pelas delícias da cidade, o festival propõe muito mais que uma feira gastronômica: é um circuito cultural e afetivo, onde se pode explorar o mundo com os pés no chão e os sentidos em festa. "O Festival é como um passaporte para conhecer culturas, histórias e povos através da gastronomia, provando que o alimento é uma linguagem universal, que conecta diferentes territórios sem precisar de tradução", destaca Priscila Arantes, cofundadora do Cola em Sampa.
Para conduzir os visitantes a dar uma volta ao mundo a poucos passos, a praça será dividida em seis áreas temáticas, representando América do Sul, América do Norte, América Central, Europa, Ásia e África. Cada espaço abriga estandes que funcionam como verdadeiros portais gastronômicos.

É possível desbravar culinárias pouco conhecida pelo grande público, como o jerk chicken da Jamaica (coxas de frango marinadas com mix de temperos e assadas na churrasqueira); kabuli pulao, prato típico do Afeganistão feito com arroz, carne, vegetais e especiarias. Outras rotas de sabores vale explorar est&atil de;o o fufu da Angola, um tipo de angu preparado com farinha de mandioca, milho ou inhame, acompanhado de um ensopado; assim como Tagine de Marrocos, guisado aromático com carne e legumes; e outras delícias africanas de Benin, Camarões, Uganda e África do Sul.
Do Oriente Médio destaque para a culinária rica em especiarias do Irã, Iraque e a versão palestina da esfiha, falafel (bolinho de grão-de-bico) e kebab (carne assada em espeto vertical), além de esfiha síria e libanesa.
O festival conduz ainda pelos sabores únicos de outros países da Ásia, com cardápio que inclui Momo do Nepal (bolinho recheado cozido no vapor), Appam do Sri Lanka (crepe feito com farinha de arroz e leite de coco), Pad Thai da Tailândia (macarrão de arroz refogado com legumes e uma proteína), bibimbap coreano (arroz coberto com legumes, verduras, ovo e carne marinados em molho agridoce picante) e samosa indiana (um tipo de pastel recheado com gr&atil de;o-de-bico ou frango).
Na rota da América do Norte, o público poderá provar desde hambúrgueres clássicos até o poke havaiano, que reflete a mistura de influências asiáticas e locais do Havaí.
Chegando à América do Sul, a viagem segue com carnes assadas da Argentina e Uruguai, além de delícias andinas como arepas, pastel de choclo , entre outros. O festival também abre espaço para pratos tradicionais do Brasil, como baião de dois, galinhada e arroz de carreteiro, e receitas marcantes da América Latina, como o pastel de choclo chileno ou as arepas da Venezuela e da Colômbia.
A Europa marca presença com pratos típicos da França, Itália, Alemanha, Dinamarca, Grécia, Polônia e Rússia, evocando sabores que atravessaram gerações e fronteiras.
Tudo isso com a proposta de ir além do paladar: cada receita carrega a memória e a identidade de um povo, celebrando a pluralidade cultural que faz de São Paulo uma das cidades mais cosmopolitas do planeta.
"Queremos que o público viva essa mistura de sabores, que traduzem as histórias e as tradições de diferentes povos que aqui se encontraram e que até hoje se conectam uns com os outros através da culinária, nos brindando com valiosas lições", conclui Priscila.
Serviço
Festival Comidas & Músicas do Mundo
Data: 30 e 31 de agosto (sábado e domingo)
Horário: das 11h às 21h
Local: Praça Charles Miller, Pacaembu, São Paulo
Entrada gratuita
Pet friendly
Organização: Cola em Sampa
Sobre o Cola em Sampa - Criado há quatro anos por Priscila Arantes, Guilherme Caetano e William Vendramini, o canal digital especializado em gastronomia divulga, por meio do blog, TikTok, Instagram e YouTube, dicas de eventos e endereços em São Paulo onde os amantes da culinária podem sabore ar os melhores lanches, pratos brasileiros e receitas internacionais. Saiba mais em www.colaemsampa.com.br e no Instagram @colaemsampa.
Fonte: Lilás Comunicação
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php