Festival PCD: Inscrições abertas para oficinas e vagas de trabalho para pessoas com deficiência em São Paulo, além de cadastro no Banco de Talentos PCD

Fevereiro 27, 2025

Estão abertas as inscrições para o Festival PCD - Pinta, Canta e Dança, que ocorre de 24 a 28 de março de 2025, no Museu da Inclusão, em São Paulo, com o objetivo de promover a inclusão e acessibilidade cultural para pessoas com deficiência (PcD). O evento busca ampliar a participação de PcD na cultura e fomentar a expressão artística por meio de atividades formativas e apresentações.

A segunda edição do festival, que nasceu no Espírito Santo, traz uma programação repleta de oficinas gratuitas de música, expressão corporal e artes visuais, além de mostras de cinema, palestra e show. Com foco na inclusão e no protagonismo de PcD, o evento oferece a oportunidade de inscrição para vagas exclusivas de trabalho e participação nas oficinas.


Crédito: Meline Furlan

"O PCD: Pinta, Canta e Dança é um convite à expressão artística de todos, independentemente das suas limitações, celebrando a arte de maneira única. Nosso objetivo é criar um ambiente acolhedor, onde cada participante se sinta valorizado e respeitado. Este é um projeto com muitos detalhes, realizado por um time multidisciplinar incrível, e que, dessa vez, acontecerá em duas capitais do Sudeste", conta a diretora da programação do festival, Gabriela Duque.

Profissionais com deficiência interessados em atuar no evento de São Paulo podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro. As vagas são destinadas a residentes da Grande São Paulo, e a seleção será realizada com base em uma análise de perfil e entrevista prévia. Além disso, o festival oferece oficinas gratuitas de música, dança e arte urbana, nas quais os participantes terão a oportunidade de aprender e criar ao lado de artistas renomados como Rafael Odrus, primeiro grafiteiro surdo do Brasil, Marcelo Ferreira, especialista em expressão corporal, e Luiz Amorim, músico.

As atividades incluem a criação de uma trilha sonora coletiva, performances de expressão corporal e a produção de um mural de grafite, cujos resultados serão exibidos no dia de encerramento do evento, que contará ainda com mostra de cinema e show da artista Ilus, que iniciou sua trajetória na ópera e expandiu sua atuação para o rock e experimentações com ritmos brasileiros.

O festival também dá início às inscrições para o Banco de Talentos PCD. Em parceria com uma consultora especializada em PCD, Diversidade, Equidade e Inclusão no recrutamento e seleção, está sendo criado o Banco com o objetivo de simplificar o processo de recrutamento e promover a inclusão de pessoas com deficiência em diversas áreas de atuação. Não existem especialidades prioritárias, tornando as oportunidades acessíveis a profissionais de diferentes segmentos. Este banco proporciona uma oportunidade para que os patrocinadores e empresas parceiras acessem candidatos qualificados para futuras vagas em suas empresas. Com essa iniciativa, busca-se ampliar o alcance das oportunidades de emprego, fortalecer a diversidade e garantir que a inclusão no mercado de trabalho seja uma prática contínua e acessível a todos.

"A MedSênior sabe que o bem-envelhecer vai além, temos o compromisso contínuo com a inclusão e a acessibilidade para todos. Contribuir com o Festival PCD é reforçar nossa dedicação diária de criar oportunidades e ampliar a visibilidade, promovendo um ambiente equitativo para todos", destaca a Diretora Administrativa Lorena Furieri.

O Festival PCD - Pinta, Canta e Dança é patrocinado pela MedSênior e realizado pela Movimento Cidade Projetos Criativos com co-produção do Instituto Movimento Cidade, por meio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura.

Oficinas inclusivas
Todas as oficinas foram pensadas para promover a participação ativa de pessoas com diferentes tipos de deficiência. Conheça um pouquinho de cada uma delas:

Oficina de arte urbana para pessoas com deficiência auditiva - "Mural do silêncio: cores que falam"
Essa oficina oferecerá aos participantes a chance de explorar a pintura mural e o grafite como formas de expressão. O objetivo é criar uma intervenção artística coletiva, unindo pessoas de diferentes realidades em uma única obra. Além disso, a oficina será traduzida em Libras para garantir total acessibilidade aos participantes surdos.Será ministrada por Rafael Odrus, o primeiro grafiteiro surdo do Brasil, que trará sua expertise em arte urbana para a oficina de pintura mural e grafite, oferecendo uma vivência única de expressão artística.

Oficina de expressão corporal para pessoas com deficiência física e idosos - "Corpo em movimento"
Pensada para pessoas com deficiência física, idosos e obesos, essa oficina de dança urbana proporcionará uma experiência de conexão com o próprio corpo e com o outro, explorando os movimentos de maneira adaptada às possibilidades de cada participante. A oficina será conduzida por um coordenador com deficiência física, o que enriquecerá a vivência dos participantes. Será ministrada por Marcelo Ferreira, especialista em oficinas voltadas para pessoas 60+ e PcD, contribuirá com seu vasto conhecimento em dança e expressão corporal, promovendo a conexão do corpo e movimento de maneira adaptada e inclusiva.

Oficina de música para pessoas com deficiência visual - "Som e Sensação"
Focada em pessoas com deficiência visual (cegos ou com baixa visão), essa oficina de musicalização e composição proporcionará aos participantes a oportunidade de explorar o universo dos sons e ritmos. A oficina será coordenada por um artista musical com deficiência, com a proposta de criar coletivamente uma música que será apresentada no encerramento do festival. Será ministrada por Luiz Amorim, músico, educador e pessoa com baixa visão congênita, será o responsável pela oficina de musicalização e composição, compartilhando sua trajetória e experiência na criação musical inclusiva.

Serviço

Inscrições para as vagas de trabalho
Período: 14 a 28 de fevereiro de 2025
Público-alvo: Pessoas com deficiência residentes na Grande São Paulo
https://forms.gle/Ua8wMAupRYZsXY3S7

Inscrições para as oficinas gratuitas
Período: 17 de fevereiro a 10 de março de 2025
Oficinas: Música, Expressão Corporal e Artes Visuais
https://forms.gle/4pDrVMbRviYUtnNCA

Inscrições para Banco de Talentos PcD
Período: 19 de fevereiro a 12 de abril de 2025
Público-alvo: Pessoas com deficiência residentes na Grande São Paulo
https://forms.gle/pDFr5XJ15sBY8ZHJ9

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: contato@movimentocidade.com, com o título: DÚVIDAS BANCO DE TALENTOS Festival PCD.

Para mais informações sobre o festival, siga o Instagram: https://www.instagram.com/festival.pcd/

Outras notícias

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php

Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php

Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php

Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php