Festival Mucho! realiza sua terceira edição em formato online com destaques da música latina

Setembro 09, 2020

O Festival Mucho! chega para sua terceira edição em 2020 reunindo grandes nomes da música latina. Esse ano estão confirmadas as presenças de Francisco, El Hombre (Brasil e México), Señor Flavio (dos Fabulosos Cadillacs, Argentina), Ellen Oléria (Brasil), Daymé Arocena (Cuba), Santa Mala (Bolívia), Villagrán Bolaños (Paraguai) e Pascuala Ilabaca y Fauna (Chile). O evento será transmitido nos dias 18 e 19 de setembro pelo canal do Youtube do Festival e pela plataforma "Cultura en Casa" do Ministério de Cultura da Cidade de Buenos Aires. A produção é da Difusa Fronteira e da Mundo Giras, duas produtoras paulistas que desenvolvem a cultura latino-americana em todas as artes, com foco principal na música.

No primeiro dia (18 de setembro, a partir das 16h), acontecem atividades formativas junto a grandes expoentes da cultura latino-americana, tanto nacionais como internacionais, em formatos de conferências e oficinas. O segundo dia (19 de setembro, a partir das 16h) é reservado para os shows. A apresentação do evento fica por conta do jornalista Miguel Arcanjo e do ator argentino Juan Manuel Tellategui.

Esta edição tem como mote "São Paulo convida a América Latina" e será realizada diretamente do topo do Edifício Martinelli, situado no Centro Histórico de São Paulo. No espaço, tocarão as bandas residentes na capital paulista Francisco, El Hombre (Brasil e México), Ellen Oléria (Brasil) e Santa Mala (Bolívia). Intercalando com eles, o festival contará com as performances remotas de Señor Flavio (dos Fabulosos Cadillacs, Argentina), Daymé Arocena (Cuba), Villagrán Bolaños (Paraguai) e Pascuala Ilabaca y Fauna (Chile).

Esse é um encontro latino-americano de música, um evento multi linguagem que celebra, divulga e consolida a atual produção artística da América Latina. Sobre o tripé da diversidade, integração e respeito, o festival busca romper as barreiras do estereótipo latino.

O Festival Mucho! é gratuito e realizará uma parceria social com a organização TECHO, que atua em 19 países da América Latina e que busca superar a pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades carentes. Durante os dois dias, será disponibilizado um QRCODE, onde o público poderá realizar doações para ajudar os que mais necessitam no período da pandemia (https://www.techo.org/).

A realização tem o apoio da Cidade de São Paulo - Turismo, Ibermúsicas no Ano Iberoamericano da Música, Ministério de Cultura da Cidade de Buenos Aires, Associação Latino-americana de Managers e Agentes Musicais MMF LATAM, Edifício Martinelli e a organização TECHO.

Sobre os artistas

Francisco, El Hombre é formada pelos irmãos mexicanos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte e pelos brasileiros Juliana Strassacapa e Andrei Kozyreff. O nome da banda é inspirado no personagem folclórico colombiano e eternizado pelo escritor Gabriel Garcia Marques em "Cem Anos de Solidão". Suas composições, em português e espanhol, representam a união latino-americana e a grande performance nos shows impactaram o disco mais recente do grupo: "Rasgacabeza", que gerou participações em grandes festivais do continente latino como Rock in Rio 2019 e Vive Latino no México. Durante a pandemia, a banda lançou 5 singles, o último deles chamado "Baile Sudaca", que pode ser acessado aqui.

O Sr. Flavio é um dos integrantes dos FABULOSOS CADILLACS, uma das bandas do continente latino mais influente e exitosa do chamado "rock latino". Apresentam uma inovadora fusão de ska, jazz, salsa, tango, reggae, rock e cumbia. Sr. Flavio é baixista desta banda histórica e do projeto DE LA TIERRA formado por Andreas Kisser do Sepultura e integrantes da banda ANIMAL da Argentina e Maná do México. Em seu projeto solo, Sr. Flavio traz o groove da Surf Music carregado de elementos do rock e ska. Para conhecer mais sua música, acesse aqui.

Com uma voz poderosa, Daymé Arocena é uma das mais carismáticas e talentosas representantes da música cubana atual. Encarna o melhor espírito da nova geração do afro-latin-jazz. Seus múltiplos talentos musicais rapidamente a levaram aos mais importantes lugares da música global ocidental. Não demorou muito para chamar a atenção da plataforma musical Havana Cultura e do selo Brownswood Recordings, referências em música afro-latina e world music. "Sonocardiogram" é seu disco mais recente e representa um retorno vivo das raízes e espiritualidade de Havana. Para acessá-lo, clique aqui.

Nascida e criada em Brasília, Ellen Oléria se formou em Artes Cênicas na Universidade de Brasília. Com mais de 16 anos na estrada da música, a artista acumula prêmios em festivais, 5 discos lançados e turnês realizadas pelo Brasil e mundo afora. Conhecida pelo público por seu timbre cintilante, a soprano dramática atua também com seu ativismo político ao apresentar o programa "Estação Plural" pela TV Brasil. Para saber mais sobre a artista, acesse aqui.

Representantes de um som combatente, afetivo e autobiográfico, Santa Mala é um grupo de hip hop formado por três irmãs costureiras bolivianas que vivem em São Paulo. Conhecidas por suas produções musicais onde o contraste de linhas melódicas hipnóticas encontra vozes aguerridas, as irmãs se dizem responsáveis por um rap "de meninas", "de bolivianas" e "de bairro" que preenchem com toda a força das suas vidas. O machismo na cena hip hop é um tema recorrente em suas letras, assim como os direitos humanos e a imigração. Acesse aqui para saber mais sobre o grupo.

Villagrán Bolaños foi formada em 2011 em Assunção, capital do Paraguai. Mescla ritmos latino-americanos com o rock and roll cru. O grupo vem conquistando o continente pelo potente show ao vivo. Já compartilhou os palcos com Calle 13, Natiruts, Incubus, Bomba Estéreo, Cuarteto de Nos, entre outros. O nome da banda é uma homenagem a Carlos Villagrán, ator que interpreta o Quico, e a Roberto Bolaños, criador da série latina "Chaves". Para saber mais, acesse aqui.

Pascuala Ilabaca é cantora e acordeonista, além de representante da geração de jovens artistas do Chile. Junto com sua banda Fauna, ela traz o folclore latino-americano, os ritmos e melodias do jazz, a força do rock, além de flertar com as sonoridades da Índia, a artista reivindica o protagonismo das culturas minoritárias e indígenas. Com um trabalho político e sensível, Pascuala Ilabaca & Fauna realizaram 20 turnês pela Europa com mais de 150 shows, onde destacam-se os concertos com a Filarmónica de Berlim e suas participações em vários festivais. Também fizeram apresentações nos Estados Unidos e em vários países da América Latina. Para saber mais, acesse aqui.

Serviço
Festival MUCHO! 2020 Online
Data: 18 e 19 de setembro, sexta e sábado
Horário: às 16h
https://www.youtube.com/festivalMUCHO
Grátis
Classificação Etária: 18 anos.