Festival Meninada anuncia edição virtual nas comemorações da semana da criança

Outubro 05, 2021

O Festival Meninada anuncia sua segunda edição, depois da pausa de 2020, atravessado pela pandemia da Covid-19. Na nostalgia dos abraços, mas certo de que o momento precisa cultivar o cuidado e a esperança, o festival se transporta para o formato virtual, numa edição especial que reúne quatro shows, no dia 10 de outubro (domingo), abrindo as comemorações da Semana da Criança. O Festival Meninada é realizado pela agência cultural Ultrapássaro, com recursos da Lei Aldir Blanc, parceria da Escola da Serra e coordenação de produção de Karina Nicácio. A transmissão será pelo canal youtube.com/festivalmeninada.

Produzido com rigor nos protocolos de segurança, o Meninada foi gravado no pátio da Escola da Serra, em Belo Horizonte, reafirmando o elo entre cultura e educação como a base do festival. É nesTe palco que se apresentam em ritmo de show valendo, em take único, as atrações da edição: Trio Amaranto com o espetáculo "Três Pontes", Irene Bertachini com "Brincante Lili!", a Cia. Canta Contos com "O Menino Sabino" e Ana Couttinho com "Histórias da Arca". Quem recebe a criançada e as famílias e as conduz por essa edição é ninguém menos que Rogério Araújo (o Roger), ator e criador de diversos espetáculos como um dos integrantes do grupo de teatro Armatrux.


Crédito: Élcio Paraíso

"Desde a primeira edição, a programação parte da perspectiva autoral, da criação dos artistas da nossa cena", explica o cantor e compositor Dudu Nicácio, idealizador do festival. Pai de duas crianças, Joana (8) e Antônio (5), Dudu destaca que, desta vez, outro recorte se apresenta na programação. "Naturalmente, aflorou-se uma força feminina, das mulheres que cantam e contam histórias. Então, temos um panorama da criação feminina em gerações diferentes, com as irmãs Lúcia, Flávia e Marina, do Trio Amaranto, com a Irene, com a Bárbara, contadora de histórias da Cia. Canta Contos, a mais nova do pedaço, e com a Ana Couttinho, que é uma figura que já pode ser chamada de mestra da cultura popular infantil", avalia ele.

No formato online, o Festival Meninada agora não é mais apenas de Belo Horizonte, transforma-se numa vitrine da produção local para além montanhas e também num arquivo para o futuro. "A perspectiva do virtual nos leva além do nosso quintal. A gente sabe que não é simples, mas virou uma realidade e temos que pensar nas novas possibilidades que se abriram para produção de arte e de conteúdo. Vai ficar como uma marca deste momento, para ser acessado por crianças de agora, de amanhã, daqui e de outros lugares", salienta Dudu.

Serviço:
FESTIVAL MENINADA 2021 – 2ª EDIÇÃO
Com: Trio Amaranto – Espetáculo "Três Pontes"; Cia. Canta Contos – Espetáculo "O Menino Sabino"; Irene Bertachini – Espetáculo "Brincante Lili!"; Ana Couttinho – Espetáculo "Histórias da Arca".
Apresentação: Rogério Araújo.
Quando: 10 de outubro de 2021, a partir das 15h.
Onde: youtube.com/festivalmeninada