Junho 04, 2025
Em um único fim de semana, São Paulo se transforma em um grande palco para a dança contemporânea com a estreia ou apresentação de quatro espetáculos – incluindo um importante festival internacional – que evidenciam a diversidade estética, política e territorial da produção atual. A coincidência temporal cria uma oportunidade única para o público mergulhar em diferentes modos de criação e expressão corporal, do experimental ao popular, do urbano ao ancestral.

Entre os destaques:
Visões Urbanas – Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas (6 a 22/junho) chega à 16ª edição ocupando espaços abertos e centros culturais da cidade com mais de 30 atrações gratuitas. O festival celebra a dança como ação coletiva e presença viva no espaço público, com performances de artistas brasileiros e estrangeiros, como a intervenção aérea CorpoConcreto, na fachada da Biblioteca Mário de Andrade e a performance De-tale, do coreógrafo japonês Dai Matsuoka.
Cia Ballet Paraisópolis (7 e 8/junho) apresenta suas novas criações no projeto Estação CCR das Artes, reafirmando a potência transformadora da arte nas periferias. As coreografias Ser e Vortex exploram identidade, coletividade e resistência por meio de uma linguagem que une técnica e urgência social.
O espetáculo Olha pra Mim (7 e 8/junho), da Sutil Companhia de Dança (Curitiba), no Sesc Santana, investiga as complexidades do olhar e da presença humana dentro de uma instalação cenográfica impactante: um domo geodésico. Com dramaturgia corporal intensa, a obra propõe uma imersão sensível nos afetos e nas fragilidades do ser.
Em Mukuvu – uma festa para engravidar corações (6 a 8/junho), o Bando Mukuvu convida o público para um rito dançante no Centro Cultural São Paulo, unindo danças de matriz africana, sonoridades eletrônicas e ancestralidade em um espetáculo que é, ao mesmo tempo, celebração, denúncia e cura.
Serviço
Visões Urbanas – Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas
6 a 22 de junho
Vários locais de São Paulo
Gratuito | Programação completa e informações no site visoesurbanas.com.br e na página do Instagram @festivalvisoesurbanas
Cia Ballet Paraisópolis
7 e 8 de junho, sábado às 19h e domingo às 18h
Estação CCR das Artes – Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo.
50 minutos | Livre | Gratuito (ingressos disponíveis para retirada no site da Sala São Paulo).
Olha pra Mim
7 e 8 de junho, sábado, 20h e domingo, 18h.
Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jardim São Paulo, São Paulo.
30 minutos | 14 anos | R$18 a R$60 (disponíveis pelo app e site Credencial Sesc SP ou presencialmente nas bilheterias das unidades Sesc).
Mukuvu – uma festa para engravidar corações
6, 7 e 8 de junho, sexta-feira e sábado, às 20h e domingo, às 18h
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo.
60 minutos | Livre | Gratuito (ingressos na bilheteria duas horas antes do início da sessão).
Fonte: Assessoria de Imprensa - Nossa Senhora da Pauta
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
https://www.sampaonline.com.br/noticias/wilson+aguiar+estreia+solo+concerto+para+corpo+traquejado+atelier+cenico.php
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+espetaculo+gratuito+impacto+agasias+grupo+teatro.php
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
https://www.sampaonline.com.br/noticias/premiado+musical+bertoleza+ganha+nova+temporada+gratuita+teatro+alfredo+mesquita.php
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+fevereiro+maze+espetaculo+gratuito+para+criancas.php
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+paralela+exposicao+game++arte+cultura+comunidade+com+seminario+oficinas+desfile+visitas+mediadas.php