Festival e espetáculos transformam São Paulo no centro da Dança Contemporânea

Junho 04, 2025

Em um único fim de semana, São Paulo se transforma em um grande palco para a dança contemporânea com a estreia ou apresentação de quatro espetáculos – incluindo um importante festival internacional – que evidenciam a diversidade estética, política e territorial da produção atual. A coincidência temporal cria uma oportunidade única para o público mergulhar em diferentes modos de criação e expressão corporal, do experimental ao popular, do urbano ao ancestral.


Crédito: Maringas Maciel

Entre os destaques:

Visões Urbanas – Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas (6 a 22/junho) chega à 16ª edição ocupando espaços abertos e centros culturais da cidade com mais de 30 atrações gratuitas. O festival celebra a dança como ação coletiva e presença viva no espaço público, com performances de artistas brasileiros e estrangeiros, como a intervenção aérea CorpoConcreto, na fachada da Biblioteca Mário de Andrade e a performance De-tale, do coreógrafo japonês Dai Matsuoka.

Cia Ballet Paraisópolis (7 e 8/junho) apresenta suas novas criações no projeto Estação CCR das Artes, reafirmando a potência transformadora da arte nas periferias. As coreografias Ser e Vortex exploram identidade, coletividade e resistência por meio de uma linguagem que une técnica e urgência social.

O espetáculo Olha pra Mim (7 e 8/junho), da Sutil Companhia de Dança (Curitiba), no Sesc Santana, investiga as complexidades do olhar e da presença humana dentro de uma instalação cenográfica impactante: um domo geodésico. Com dramaturgia corporal intensa, a obra propõe uma imersão sensível nos afetos e nas fragilidades do ser.

Em Mukuvu – uma festa para engravidar corações (6 a 8/junho), o Bando Mukuvu convida o público para um rito dançante no Centro Cultural São Paulo, unindo danças de matriz africana, sonoridades eletrônicas e ancestralidade em um espetáculo que é, ao mesmo tempo, celebração, denúncia e cura.

Serviço

Visões Urbanas – Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas
6 a 22 de junho
Vários locais de São Paulo
Gratuito | Programação completa e informações no site visoesurbanas.com.br e na página do Instagram @festivalvisoesurbanas

Cia Ballet Paraisópolis
7 e 8 de junho, sábado às 19h e domingo às 18h
Estação CCR das Artes – Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo.
50 minutos | Livre | Gratuito (ingressos disponíveis para retirada no site da Sala São Paulo).

Olha pra Mim
7 e 8 de junho, sábado, 20h e domingo, 18h.
Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jardim São Paulo, São Paulo.
30 minutos | 14 anos | R$18 a R$60 (disponíveis pelo app e site Credencial Sesc SP ou presencialmente nas bilheterias das unidades Sesc).

Mukuvu – uma festa para engravidar corações
6, 7 e 8 de junho, sexta-feira e sábado, às 20h e domingo, às 18h
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo.
60 minutos | Livre | Gratuito (ingressos na bilheteria duas horas antes do início da sessão).

Fonte: Assessoria de Imprensa - Nossa Senhora da Pauta

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+inicia+2026+com+apresentacoes+imperio+cirkus+recepcoes+artisticas+producoes+espetaculo+magico+kabuto.php

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+criativa+mente+traz+mis+dois+dias+repletos+arte+gastronomia+bem+estar+inovacao.php

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mab+faap+segue+com+quatro+exposicoes+gratuitas+ate+2026.php

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ilha+borore+localizada+extremo+sul+sao+paulo+cenario+nova+exposicao+fotografica+mis.php

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php