Festival de Cinema Italiano abre programação especial de cultura em junho

Maio 29, 2017

Durante todo o mês de junho, o cinema ganha destaque dentro da programação cultural da Festa Della Repubblica Italiana, organizada pelo Istituto Italiano di Cultura de São Paulo em parceria com outras entidades. Intitulado de Festival de Cinema Italiano, a mostra especial traz a cada semana um longa vencedor do prêmio Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro nos últimos 20 anos. As sessões acontecem com entrada gratuita.

Para dar início à programação, no dia 1º exibe-se La Grande Bellezza (A Grande Beleza), último filme italiano a receber o prêmio cinematográfico mais cobiçado do mundo em 2014. Com direção de Paolo Sorrentino, o longa questiona alguns valores por meio da vida mundana e frustrada do personagem Jep Gambardella.

O humor inocente, porém, ácido de Roberto Benigni com La Vita È Bella (A Vida É Bela) é o próximo longa a entrar em cartaz, no dia 8. Imersa em uma Itália durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a história foca-se em um pai, que por meio de brincadeiras infantis, traça paralelos com os horrores do conflito para justificá-los e, assim, esconder de seu filho a triste realidade.

Com dobradinha, Nuovo Cinema Paradiso (Cinema Paradiso), de Giuseppe Tornatore, tem exibição nos dias 14 e 29 de junho. Vencedor do Oscar de 1990, o filme é um convite para revisitar a importância do cinema como único (ou um dos poucos) entretenimento de cidades pequenas, além de perpassar pela evolução tecnológica cinematográfica durante as décadas.

Mediterraneo (Mediterrâneo) de Gabriele Salvatores ganha exibição no dia 22. Transformar "guerra" em "amor" é a temática trazida pelo roteiro, que através de um naufrágio, coloca soldados italianos em situação de romance em uma ilha ao se envolverem com os habitantes locais.

PROGRAMAÇÃO:
1 de junho, às 19h30: A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino, 2013
8 de junho, às 19h30: A Vida É Bela, de Roberto Benigni, 1997
14 de junho, às 16h: Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore, 1988
22 de junho, às 19h30: Mediterrâneo, de Gabriele Salvatores, 1991,
29 de junho, às 19h30: Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore, 1988

Serviço
Festival de Cinema Italiano - Festa Della Repubblica Italiana
Apresentação: Oscar L. Marzorati
Data: 1 a 29 de junho de 2017
Local: Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)
Endereço: Rua Tabapuã, 445, São Paulo
Entrada franca