Festival das Marias no Brasil traz protagonistas femininas da música, circo, teatro, cinema e artes visuais

Novembro 06, 2020

A primeira edição no Brasil do Festival das Marias - Festival Internacional das Artes no Feminino acontece entre os dias 5 e 25 de novembro no formato online, a partir da cidade de São Paulo, com todas as atividades gratuitas. O evento se apresenta como palco do feminino, trazendo discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher e colocando criações femininas sob os holofotes.

Tendo como protagonistas mulheres brasileiras, a programação é formada por espetáculos e intervenções que passam pela música, circo, teatro, literatura, artes visuais, diálogos e oficinas, e busca incentivar e difundir o fazer nas artes pelo feminino, provocando reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres.

O festival tem abertura programada para 5/11, estendendo-se numa crescente mostra online (à exceção do cinema) de criações femininas que se encerra em 25/11, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, com uma programação intensa ao longo do dia e os anúncios para 2021.

Representada por cantoras personalíssimas de estilos distintos, a música se apresenta pela força e pelo canto de Bruna Caram (13/11, às 21h30), Ana Sevá (15/11, às 19h), Woman Summer Quartet (18/11, às 21h30), Consuelo de Paula (20/11, às 21h30), Bebé Salvego (22/11, às 19h) e Fabiana Cozza (25/11, às 21h30).

A arte cênica está representada por solos de Suia Legaspe (14/11, às 21h30), Annete Neiman (21/11, às 21h30) e pelo infantil VerDe Perto - o Musical Ecológico com Renata Pizi (22/11, às 17h). Em Literatura, a programação traz uma bela homenagem de Marina de La Riva aos 100 anos de Clarice Lispector, com leitura de trechos da prosa poética da autora (13 a 25/11, sempre às 18h). Apresentações da Troupe Guezá (19/11, às 21h30), de Painé Santamaria (14, 17, 19, 22 e 25/11, às 18h) e de Bárbara Francesquine (15, 18, 21 e 24/11, às 18h) mostram a mulher na arte circense.

O cinema vem representado pelos longas-metragens Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia (Dir. Teona Strugar Mitevska) e Papicha (Dir. Mounia Meddour), em sessões no Cine Petra Belas Artes (25/11), única atividade presencial do Festival das Marias. Exposições fotográficas online também integram o festival: uma mostra sobre mulheres e o seu cotidiano, a Duas Cidades, de Dani Sandrini (5/11, às 17h) e Palomas e Hijras e Tiffanys , ambas de Dan Agostini (7/11 11h e 14 /11, às 11h).

O festival traz ainda Oficinas de Iluminação, Fotografia, Som, Canto, Cerâmica e Costura (de 12 a 24/11, às 16h), além da ação EntreMarias | Diálogos Musicais, em que as lives Música & Mel abordam temas como liderança feminina, curadoria e produção cultural, e serão conduzidas pelas diretoras da Casa de Abelha Cultural, Amanda Rondina e Júlia Andreatta. As convidadas são: Michelle Serra (Iyabá Agência / SP), Luiza Morandini (Jazz Nos Fundos e Jazz B / SP), Luiza Mitteldorf (Amplify Music Media / Berlin) e Nefertith Andrade (Cine Teatro São Luiz / Fortaleza), respectivamente nos dias 10, 17 e 4/11 e 01/12 (terças, às 17h).

O Festival das Marias, nascido em Portugal, em 2019, é um evento de cruzamento multidisciplinar de carácter internacional que se centra na perspectiva da arte no feminino em várias áreas da criação artística. Surge como resposta à perpetuação da desigualdade e discriminação de gênero, das oportunidades desiguais e consequente disparidade de visibilidade de trabalho, particularmente entre homens e mulheres, com especial enfoque no setor laboral artístico. A temática do feminino e da criação no feminino apresenta-se como um elemento distintivo na realização e programação do Festival, cujo propósito é reafirmar as relações entre países ibéricos e irmãos, buscando espaços para discussões comuns a todos os povos.

Serviço
Festival das Marias
Canais de Transmissão:
https://www.facebook.com/marias.festival
https://www.instagram.com/marias.festival/
https://cutt.ly/DgEqpbP

Outras notícias

Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php

Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php

Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php

Banda Yaya Massemba apresenta Esse Samba é da Bahia na Praça do Sesc Pinheiros.
Com entrada gratuita, show integra Roda Delas - iniciativa que traz só mulheres tanto na parte artística quanto na técnica - e em formato circular para estimular as trocas entre artistas e público.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/banda+yaya+massemba+apresenta+esse+samba+bahia+praca+sesc+pinheiros.php

Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php

Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php

Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php

Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php

Goethe-Institut promove dia de portas abertas em São Paulo.
Evento aberto ao público oferece aulas experimentais de alemão, palestras, sorteios, workshops, apresentações musicais e literárias, comidas e bebidas típicas e uma exposição inédita do fotógrafo Tuca Vieira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/goethe+institut+promove+dia+portas+abertas+sao+paulo.php

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculos+memoria+adoniran+ballet+stagium.php

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+sapopemba+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php