VI Festival das Marias no Brasil traz programação gratuita para São Paulo

Setembro 29, 2025

A sexta edição do Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino acontece no Brasil entre os dias 03 a 10 de outubro de 2025. A programação, pensada para os públicos adulto e infantil - contempla criações femininas em música, teatro, dança, circo, cinema, artes visuais e literatura, entre outros. O acesso a todos os eventos é gratuito.

Na capital São Paulo, no dia 03/10, sexta, o Teatro Paulo Eiró, na zona sul da capital, recebe o grupo vocal feminino Mawaca com o show Nama Pariret, às 21h. No dia 04/10, sábado, a programação começa com o infantil Pretinha Adormecida, da Cia. Dois Ventos, às 16h; seguido pelo espetáculo de teatro Mary Stuart, com Denise Stoklos, às 21h. No dia 05/10, domingo, ocorre a contação de história Contando e Cantando Mulheres, com a Cia Rabo de Cutia, às 16h; e o bate-papo Palavras que Brincam: Escritas para Jovens Leitores, com Mariana Bastos, Mariana Lobato Botter e Sandra Regina, mediado por Raquel Oliveira, às 17h. Na Praça do Teatro Paulo Eiró, no domingo (5/10, das 12h às 18h), uma Feira de Manualidades traz trabalhos feitos por artesãs, expostos para apreciação e venda.

Em Mairinque/SP, no dia 03/10, a Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária, recebe show com a artista Cida Moreira e cortejo Reza a Lenda, do Studio Lumus (dança). No dia 04/10, a programação traz: Cia Circus Soul com a oficina circense Que Palhaçada é Essa? e a intervenção Circo em Movimento; os espetáculos Ecos da Lua (dança) com Studio Lumus, Reditus - Fragmentos do Silêncio (teatro) com Tais Dantas, e Almada Jussara e Soraya: além da mistura cosmetológica (literatura teatral) com Eloísa Aragão e convidadas. No dia 05/10, tem as apresentações circenses A Andarilha com Aline Hernandes, e Eranko com Circo de Ébanos. Fechando a programação em Mairinque, no dia 10/10, a Cia Circus Soul volta com a oficina circense e intervenção, referidos acima, e Gabriela Winter apresenta o espetáculo circense Catadora de Ilusões.

Já em São José do Rio Preto/SP, o Festival das Marias acontece no Cris de Freitas Ateliê e no Sesc Ribeirão Preto. No primeiro, dia 04/10, sábado, acontece a oficina Crie Seu Próprio Azulejo em Papel, das 15h às 17h. Já no Sesc Rio Preto, no dia 05/10, domingo, tem a Mostra Olhar de Marias com exibição de curtas-metragens e roda de conversa, às 16h. Com curadoria de Fernanda Barban, serão exibidas obras de Alina Chiaradia e Viviane Freitas, Fernanda Barban, Gaia do Brasil, Mona Luizon e Juliene Vargas.

A programação online será exibida entre os dias 04 e 10/10, pelo YouTube - @FestivaldasMarias com duas séries. A Série Vozes Negras, sucesso na edição de 2024, tem exibição sempre às 19h, trazendo cantoras pretas (A Quatro Vozes, Luana Bayô, Fanta Konatê, Ana Maria Carvalho, Kennya Macedo e Raquel Tobias), interpretando composições que entoam suas ancestralidades, as raízes da cultura popular brasileira, a música negra em diáspora (esta é uma parceria do Festival das Marias com a gravadora Pôr do Som e o Estúdio 185 Apodi). Inovando na edição 2025, a Série Saberes e Fazeres - com exibição às 11h e às 17h - reúne vários cursos e workshops com profissionais femininas, mestras em suas áreas: yoga, desenho, dança, produção cultural, malabarismo, pintura e outros.

O Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino nasceu em Portugal, em 2019, sob a égide do protagonismo feminino, passando a ocorrer no Brasil em 2020, com direção geral de Adriana Belic (Belic Arte.Cultura), direção artística e curadorias convidadas a cada edição. Com foco na valorização da criação artística feminina, sua programação multidisciplinar gira em torno de criações e de temas que abordam o feminino. Concebido sob os pilares das ODSs 5 e 16 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Igualdade de Gênero e Cultura de Paz), a edição brasileira é encerrada em 10 de outubro por ser o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Em 2025, o Festival das Marias no Brasil tem idealização e organização das portuguesas CADAC - Companhia Alentejana de Dança Contemporânea e Cia Teatro Lendias d’Encantar e pela brasileira Belic Arte.Cultura, contando com apoio do Sesc Rio Preto, da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Mairinque, e da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura Municipal de São Paulo. Esta edição foi contemplada pelo Edital Apoio a Festivais 2025 da APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, para a Prefeitura Municipal de Mairinque; e pelo Fomento CULTSP PNAB nº. 39/2024, de Fomento à Economia Criativa no Estado De São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

FICHA TÉCNICA - Direção geral: Adriana Belic. Direção artística: Bel Toledo. Consultoria internacional: Antônio Revez. Curadoria/cinema: Fernanda Barban. Curadoria/artes visuais: Cristiana de Freitas. Curadoria/música: Sergio Mendonça - Pôr do Som. Curadoria/literatura: Raquel Oliveira. Assistência de direção: Mili Slikta. Produção: Denise Soares, Mari Campos e William Ramos. Operação de som: Danilo Iwakura. Operação de luz: Igor Sully. Fotos: Eugênio Goulart e João Chesine. Captação, edição de imagens e videoclipe: Letícia Aoki. Supervisão de vídeos: Ledok. Site - criação: Agência Maria. Site/manutenção: Oré Design Studio. Concepção cartaz/identidade visual: Ana Rodrigues - Workhouse Design. Artes digitais: Alexandre Caetano - Oré Design Studio. Assessoria em mídias: Platea Comunicação e Arte. Assessoria de imprensa: Verbena Assessoria. Idealização e organização: CADAC - Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar, Belic Arte.Cultura. Apoio institucional: Sesc Rio Preto, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura Municipal de São Paulo. Realização: APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, Prefeitura Municipal de Mairinque, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO | PROGRAMAÇÃO
Evento: Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino 2025
Data: 03 a 10 de outubro de 2025
São Paulo, Mairinque e São José do Rio Preto.
Horários diversos. Classificação: Livre (verificar indicação em cada evento).
Acesso gratuito em toda a programação.
Programação e informações: www.festivaldasmarias.com.br e @marias.festival.

São Paulo/SP – 03 a 05/10

Local - Teatro Paulo Eiró
Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. São Paulo/SP.
Tel.: (11) 5546-0449. Capacidade/Teatro: 467 lugares. Metrô Adolfo Pinheiro.

03/10 - Sexta
21h - Mawaca - em Nama Pariret (música)

04/10 - Sábado
16h - Pretinha Adormecida - com Cia Dois Ventos (teatro infantil)
21h - Mary Stuart - com Denise Stoklos (teatro)

05/10 - Domingo
12h às 18h - Feira de Maualidades (artesanato) - na Praça Benedito Geraldo Berti
16h - Contando e Cantando Mulheres - com Cia Rabo de Cutia (contação de histórias)
17h - Mesa: Palavras que Brincam: Escritas para Jovens Leitores - com Mariana Bastos, Mariana Lobato Botter e Sandra Regina. Mediação: Raquel Oliveira - (Literatura)

Mairinque/SP – 03 a 05/10

Local: Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária
Avenida 27 de Outubro, 135 - Mairinque. São Paulo/SP.
Capacidade: 100 lugares

03/10 - Sexta
19h30 - Reza a Lenda - com Studio Lumus (cortejo / dança)
20h - Cida Moreira (música)

04/10 - Sábado
10h - Que Palhaçada é Essa? - com Cia Circus Soul (oficina circense)
12h - Circo em Movimento - com Cia Circus Soul (intervenção circense)
17h - Ecos da Lua - com Studio Lumus (dança)
19h - Reditus - Fragmentos do Silêncio - com Tais Dantas (teatro)
20h - Almada Jussara e Soraya: além da mistura cosmetológica - com Eloísa Aragão (literatura teatral)

05/10 - Domingo
11h - A Andarilha - com Aline Hernandes (circo)
17h - Eranko - com Circo de Ébanos (circo)

10/10 - Sexta
10h - Que Palhaçada é Essa? - com Cia Circus Soul (oficina circense)
12h - Circo em Movimento - com Cia Circus Soul (intervenção circense)
20h - Catadora de Ilusões - com Gabriela Winter (teatro circense)

São José do Rio Preto/SP - 04 e 05/10

Local 1: Cris de Freitas Ateliê
Rua Teixeira de Freitas, nº 255 - Vila Ercília. São José do Rio Preto/SP.
Capacidade: 20 lugares.

04/10 - Sábado
15h - Crie Seu Próprio Azulejo em Papel - com Cris de Freitas (oficina)

Local 2 - Sesc Rio Preto
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333 - Chácara Municipal. São José do Rio Preto/SP.
Tel.: (17) 32169300. Capacidade/Teatro: 236 lugares.

05/10 - Domingo
16h - Mostra Olhar de Marias (exibição de curtas-metragens e roda de conversa)
Curadoria: Fernanda Barban. Artistas: Alina Chiaradia e Viviane Freitas, Fernanda Barban, Gaia do Brasil, Mona Luizon e Juliene Vargas.

Online - 04 a 10/10 - Sábado a sexta
Local: YouTube/@FestivaldasMarias
Com legendas.

19h - Série Vozes Negras

04 a 09/10 - Videoclipes: A Quatro Vozes (Ilê Perola Negra), Luana Bayô (Terra Água), Fanta Konatê (Matadi), Ana Maria Carvalho (Mutuca de Primeira), Kennya Macedo (Moça) e Raquel Tobias (A Noite Vai Chegar).
10/10 - Show: A Quatro Vozes - em A Cara do Brasil

11h e 17h - Série Saberes e Fazeres

04 a 10 - 11h: Yoga Aérea como Ferramenta para o Circo (Bel Mucci), Teoria das Cores (Iasmim Kali), Gumboot Dance: Do Corpo, o Som (Samira Marana), Malabarismo Financeiro: Uma Gestão Financeira para Artistas (Priscila Senegalho), Produção Sem Escola (Lucia Rodrigues), Meu Primeiro Edital (Caro Marafigoh) e Pílulas de Produção (Gisele Tressi).
09 e 10/10 - 17h: Delírio Bambolístico (Vicky Roman); Resistência e Afetos na Atualidade - por Cris de Freitas.

DESCRIÇÃO - São Paulo | Espetáculos e atividades

Show: Mawaca - em Nama Pariret
Vozes e percussão: Angélica Leutwiller, Cris Miguel, Magda Pucci, Rita Braga, Zuzu Leiva e Valéria Zeidan. Concepção, arranjos e direção musical: Magda Pucci. Duração: 60 min.
O Mawaca é um grupo musical de São Paulo que pesquisa e recria, em arranjos próprios, a música das mais diversas culturas do mundo. Com repertório gravado à capella, o show do álbum Nama Pariret traz seis cantoras do grupo interpretando cantos femininos de várias partes do mundo. Neste show as cantoras se despem da instrumentação poderosa que sempre as acompanhou e se debruçam sobre pérolas vocais e tocam diversos tipos de pandeiros. Reunindo canções transmitidas pela tradição oral, conduzem-nos por cantos mediterrâneos, africanos e asiáticos, trazendo nos arranjos intercessões criativas que conectam elementos da cultura popular brasileira, resultado da extensa pesquisa realizada pela arranjadora e diretora musical do grupo, Magda Pucci. Nama Pariret apresenta dois conceitos que permeiam o trabalho das cantoras: ‘nama’ é a força vital e ancestral para a etnia Dogon do Mali e ‘pariret’ é o termo usado pelos Ikolen-Gavião para se referir às coisas belas. O álbum joga luz sobre um repertório cantado por grupos minoritários em diversos dialetos e línguas.

Espetáculo: Mary Stuart - com Denise Stoklos
Criação, direção e atuação: Denise Stoklos. Direção de produção: Deco Gedeon.
Duração: 50 minutos. Classificação: 14 anos. Gênero: Teatro Essencial.
Inspirado na figura histórica de Mary Stuart e em seu confronto com Elizabeth I, o espetáculo transcende a narrativa histórica para mergulhar em temas universais como poder, liberdade, destino e resistência feminina. No palco, Denise transforma a palavra, o gesto e o silêncio em matéria viva, conduzindo o espectador por um território em que a força física e a precisão poética se encontram.
Com mais de 30 anos de carreira internacional e obras apresentadas em festivais de referência na Europa, nas Américas e na Ásia, Denise Stoklos reafirma, em Mary Stuart, a potência de uma arte que não depende de grandes aparatos, mas da presença absoluta do intérprete. A cena é ocupada apenas pelo corpo, pela voz, pela iluminação precisa e pela imaginação, criando imagens de intensa beleza e impacto. O resultado do trabalho de Stoklos dirige é um espetáculo que dialoga com a tradição e, ao mesmo tempo, rompe com ela - um retrato pulsante de uma mulher que enfrenta seu destino e uma afirmação radical do teatro como ato de liberdade.
Mary Stuart de Denise Stoklos oferece ao público uma experiência teatral rara: um encontro direto com a obra de uma das mais importantes criadoras da cena contemporânea brasileira e inventora do Teatro Essencial - linguagem que influenciou artistas no Brasil e no exterior.

Espetáculo infantil: Pretinha adormecida - com Cia Dois Ventos
Duração: 50 min. Classificação: Livre.
Pretinha Adormecida transporta o público para um universo mágico onde um casal de fadinhas, desejando ser mães, luta para adotar uma bebezinha. As mães enfrentam um rei mandão e tudo o que for preciso para formar sua família. Na divertida jornada da princesinha não faltam lindos e cômicos personagens como o Sapo José, um Príncipe bobão, Seu bigode e a terrível Fada Coaching.
O projeto faz “crítica” aos contos de fadas tradicionais ao contar a história de duas fadas negras que sonham em adotar a sua primeira filha, desta forma, pensa a autora em, para além de desconstruir os contos de fada, criar novas narrativas para o corpo preto, tão subjugado em nossa sociedade, e também enaltecer de forma simples e natural famílias pretas.
Ficha técnica - Direção e dramaturgia: Ivone Dias Gomes. Realização: Cia Dois Ventos, Ivone Dias Gomes e Priscila Ribeiro. Elenco: Nayra Priscila, Dandara Ferreira e Ivone Dias Gomes e Mirian Caxilé. Intérprete de Libras: Mirian Caxilé. Iluminaçãoa: Lay Loyse. Sonoplastia: Elektr4 Blue. Produção Executiva: Priscila Ribeiro. Produção: Priscila Ribeiro, Ivone Dias Gomes e Dandara Ferreira. Contra Regra: Eliel Gomes Pereira. Fotos: omin_fotografia.

Contação de história: Contando e Cantando Mulheres - com Cia. Rabo de Cutia
Duração: 60 min. Livre.
Contando e Cantando Mulheres convida o público infantojuvenil a uma viagem encantatória pela força e sensibilidade feminina na cultura popular brasileira. Da poesia de Cecília Meireles, passando pelo canto de trabalho de lavadeiras do Rio São Francisco, contando cangaceiras, cantando a literatura urbana de Janaína Tokitaka, até chegar ao ritmo da ciranda de Lia de Itamaracá, oespetáculo entrelaça poesia, música e oralidade. As histórias de mulheres marcantes ganham vida para as crianças por meio da narração brincante que costura tempos, vozes e memórias.
Ficha técnica - Direção e roteiro: Sandra Guzman. Produção: Cia Rabode Cutia. Elenco: Sandra Guzman, André Gonçalvese e Luiz Xavier. Música e percussão: André Gonçalves. Voz e violão: Luiz Alfredo Xavier. Cenografia: Paula Evelise. Fotografia: MalakiProduções.

Mesa: Palavras que Brincam: Escritas para Jovens Leitores
Com Mariana Bastos, Mariana Lobato Botter e Sandra Regina. Mediação: Raquel Oliveira.
Mariana Bastos - Jornalista, editora de livros com 15 anos de mercado. Liderou o selo Pri, do Grupo Editorial Primavera, dedicado à literatura contemporânea escrita por mulheres, lançando autoras como Claudia Piñeiro e Ruth Guimarães. É fundadora do espaço cultural A Casa, que nasceu como editora e se transformou em um ponto de encontro para autores e artistas independentes do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira.

Mariana Lobato Botter - Graduada em Direito pela USP, mestre em diplomacia pelo Instituto Rio Branco, especialista em produção de textos literários pelo Instituto Vera Cruz, graduanda em Letras pela USP, criadora do perfil literário @Livro.diverso e parte do Conselho Editorial da Editora Pitanga. Seu primeiro romance, Pitangas Verdes, foi vencedor do prêmio Livraria da Vila - Labrador, e tem publicação prevista para novembro de 2025. Como diplomata, escritora, editora, leitora e estudante passa a maior parte do tempo envolvida com a escrita. É mãe de Bruno e João e esposa de Isabel. Considera-se uma profissional da palavra.

Sandra Regina - Paulistana, formada em letras pela FFLCH-USP, atua há mais de 30 anos na área editorial como revisora e editora de textos, com ênfase em livros didáticos. Em 2019, criou a editora Feminas, voltada à publicação de obras de autoria feminina. Publica seus poemas nos blogs feitaemversos.blogspot.com e detudoficaumconto.blogspot.com, desde 2005, o que levou à publicação de poemas na revista Acauã e no livro Trilhas – coletânea de autores blogueiros. Seu primeiro livro O Texto Sentido (Limiar, 2008). Em parceria com Múcio Góes, publicou haicaos (Limiar), em 2012. Em 2015, morando em Curitiba, publicou na antologia Senhoras Obscenas (Reformatório) e, em 2018, coordenou a produção de Damas entre Verdes, participando com um poema, e teve poesia selecionado para a coletânea Um girassol nos teus cabelos: poemas para Marielle Franco. No Concurso de Minicontos da Geração Editorial, teve dois textos selecionados e publicados no portal da editora.

Raquel Oliveira - Raquel Oliveira é mestre em Educação, pós - graduada em Gestão de Projetos Culturais e Eventos. Bibliotecária e Pedagoga. Professora nas áreas de gestão e habilidades gerências, gestão de projetos e metodologia científica. Foi Coordenadora Geral do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo e atualmente trabalha no Bosque de Leitura Raposo Tavares.

DESCRIÇÃO - Online | Youtube@FestivaldasMarias

Série Saberes e Fazeres

Yoga Aérea como Ferramenta para o Circo, por Bel Mucci - A aula destina-se a artistas e professores de circo, e utiliza o método da yoga aérea em tecido como ferramenta de preparação, treinamento e restauração do corpo acrobático. Serve também para pessoas em geral que possuam disponibilidade de rede ou tecido em suas próprias casas.

Teoria das Cores, por Iasmim Kali - Essa é a quinta aula do projeto Trupe Urbana Online que trata de um tema essencial para todos os conteúdos, seja no desenho, no graffiti ou na fotografia: as cores. Os conhecimentos sobre o tema incluem conceitos diversos, como as cores se formam, características e o uso na prática pelas formas de aplicação.

Gumboot Dance: Do Corpo, o Som, por Samira Marana - O gumboot dance teve origem nas atividades de extração de ouro em Joanesburgo, África do Sul. Os trabalhadores criaram um código de comunicação por serem proibidos de falar. Esse código usava palmas, batidas nas botas de borracha, passos e vocalizações. Posteriormente, essa linguagem se consolidou como uma forma de dança, ainda praticada na África do Sul como performance profissional, brincadeira, protesto e resistência contra todo e qualquer tipo de opressão.

Malabarismo Financeiro: Uma Gestão Financeira para Artistas, por Priscila Senegalho - A oficina é uma iniciativa para artistas que buscam aprimorar suas habilidades de gestão financeira. Com uma abordagem prática e interativa, ela visa capacitar os participantes a gerenciar suas finanças de maneira eficiente, assegurando estabilidade e crescimento em suas carreiras artísticas. MInistrada por Priscila Senegalho, a oficina combina conhecimentos teóricos com exercícios práticos, proporcionando uma experiência rica e transformadora.

Produção Sem Escola, por Lucia Rodrigues - O vídeo traz dicas de produção cultural e gravação. Na aula, além das dicas preciosas, a produtora fala um pouco sobre sua experiência trabalhando com produção, há mais de 30 anos, incluindo a época em que não haviam cursos oficiais nem material formativo.

Meu Primeiro Edital, por Caro Marafigoh - Esta workshop é para quem não tem nenhum conhecimento sobre editais. Trata-se de uma atividade formativa que oferece noções básicas e instruções necessárias para facilitar o acesso às informações para aqueles que nunca leram um edital. O conteúdo ajuda a compreender melhor o funcionamento dos editais culturais, facilitando a criação de estratégias de ação para as demanda pessoais ou de comunidades em projetos futuros.

Delírio Bambolístico, por Vicky Roman - Performance criada durante a pandemia, quando o bambolê permitia à artista um espaço de conforto e identificação. Enquanto bamboleava, muita das vezes se deparava com um lugar de delírio consciente, e esse delírio é o que ela tenta mostrar ao público. Pesquisadora do circo contemporâneo, Vicky Roman traz giros, manipulações e alto nível de performance

Pílulas de Produção, por Gisele Tressi - Pílulas de Produção é uma série de vídeos projetada por Gisele Tressi para desmistificar o mundo da produção independente, oferecendo orientações acessíveis e práticas para artistas e produtores de todos os níveis. Desde compreender funções-chave de produção, como o diretor de produção e o produtor executivo, até dominar habilidades organizacionais essenciais e planejamento de projetos, cada "pílula" entrega insights concisos para ajudar a navegar pelas complexidades de transformar seus projetos criativos em realidade.

Resistência e Afetos na Atualidade, por Cris de Freitas – Trata-se de um vídeo-arte da artista que investiga as tensões entre corpo, sociedade e afetos no mundo contemporâneo. Dividida em quatro movimentos - Abertura, Conflito, Reflexão e Fechamento -, a obra combina imagens fragmentadas do corpo, sons orgânicos e narrativas poéticas para criar um espaço de introspecção. Do embate com as pressões estéticas e tecnológicas à celebração da diversidade e da autenticidade, o trabalho revela o corpo como argila viva, permanentemente moldada, mas também capaz de resistência. Ao final, o mosaico simbólico construído pela artista aponta para a aceitação e para a potência do afeto como caminho de transformação.

Fonte: Verbena Assessoria

Outras notícias

Circulação gratuita de As Aves da Noite, de Hilda Hilst, contempla 5 cidades paulistas.
Espetáculo, cuja história se passa em um campo de concentração nazista, tem apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo, Campinas, São Caetano do Sul, São Paulo e Ribeirão Preto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circulacao+gratuita+aves+noite+hilda+hilst+contempla+cidades+paulistas.php

Espetáculo gratuito revive memórias da ditadura no Teatro Arthur Azevedo.
Montagem recria o clima repressivo da ditadura militar para narrar a trajetória de um grupo guerrilheiro em 1971. Apresentações acontecem nos dias 31/10, 1 e 2/11.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+gratuito+revive+memorias+ditadura+teatro+arthur+azevedo.php

Cia. Estrela D
A encenação nasce de uma jornada de escuta, memória e criação coletiva, entrelaçando teatro, literatura e histórias de mulheres. Com foco em acessibilidade, as apresentações contarão com visita tátil e Programa de Previsibilidade para pessoas neuro divergentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+estrela+alva+celebra+anos+com+novo+projeto+cenico+dedicado+ancestralidade+feminina.php

Teatro, palhaçaria, Festival de Cultura Surda e cinema on-line integram programação do Mês das Crianças do Itaú Cultural.
Durante todo o mês de outubro, o IC promove atividades para as crianças e suas famílias. Entre elas, o espetáculo interativo Cidade-Brinquedo, do premiado Grupo Esparrama, que, junto à peça A Botija, Um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro, integram a Viradinha, iniciativa da Prefeitura realizada em diferentes instituições culturais da cidade.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+palhacaria+festival+cultura+surda+cinema+line+integram+programacao+mes+das+criancas+itau+cultural.php

No mês do Halloween, Cine Kids, do MIS, realiza exibição gratuita da animação Hotel Transilvânia.
Após a sessão, Núcleo Educativo do Museu realiza uma oficina de montagem de "múmias-lanterna".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+halloween+cine+kids+mis+realiza+exibicao+gratuita+animacao+hotel+transilvania.php

Prefeitura de São Paulo realiza primeira edição da Viradinha no mês das crianças com mais de 400 atividades gratuitas.
Programação acontece dias 4 e 5 de outubro em mais de 90 espaços da prefeitura como teatros, bibliotecas, Casas de Cultura, centros culturais em todas as regiões da cidade, além de parcerias com o Sesc São Paulo e entidades culturais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/prefeitura+sao+paulo+realiza+primeira+edicao+viradinha+mes+das+criancas+com+mais+400+atividades+gratuitas.php

Show Vida de Viajante celebra o Dia do Nordestino com apresentação gratuita no Teatro Cacilda Becker.
Para marcar o Dia do Nordestino, comemorado em 8 de outubro, o show terá uma apresentação única e gratuita no palco do Teatro Cacilda Becker, oferecendo ao público uma homenagem especial a um dos maiores ícones da música e da cultura brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/show+vida+viajante+celebra+dia+nordestino+com+apresentacao+gratuita+teatro+cacilda+becker.php

Barracão Cultural apresenta gratuitamente espetáculo infantil Rumboldo no Teatro Cacilda Becker.
Com direção de Rhena de Faria e texto de Eloisa Elena, espetáculo narra saga de um reizinho autoritário e com mania de poder.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/barracao+cultural+apresenta+gratuitamente+espetaculo+infantil+rumboldo+teatro+cacilda+becker.php

14ª Semana de Estudo de Leitura da Cidade de São Paulo apresenta gratuitamente espetáculo de música erudita Brasil Apaixonado: Lendas Amazônicas e Folclóricas.
Victhor Fabiano e Yuri Pingo, em duo de canto e piano, trazem para o palco as históricas canções folclóricas do compositor paraense Waldemar Henrique, um dos mais notáveis nomes da música erudita do Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+estudo+leitura+cidade+sao+paulo+apresenta+gratuitamente+espetaculo+musica+erudita+brasil+apaixonado+lendas+amazonicas+folcloricas.php