Festival Dança em Trânsito 2025 chega a São Paulo com espetáculos internacionais e residência artística no SESI-SP

Julho 24, 2025

Uma das principais plataformas de circulação da dança contemporânea no Brasil e no exterior, o Festival Dança em Trânsito chega a São Paulo nos dias 26 e 27 de julho de 2025, com apresentações gratuitas no Centro Cultural FIESP – SESI-SP. Como parte da programação da 23ª edição, a cidade também recebe uma residência artística com o premiado coreógrafo Ricardo Ambrósio, de 21 a 25 de julho, na Escola Palco Central do Morumbi.

Criado em 2002 pelo Espaço Tápias, um Centro Cultural que atua como polo de criação, formação e intercâmbio artístico, o Festival Dança em Trânsito se consolidou como um dos principais articuladores da dança contemporânea no Brasil e no exterior. Com direção artística e curadoria de Giselle Tápias e Flávia Tápias, o projeto aposta na circulação de espetáculos, formação de artistas e conexão de diferentes culturas, linguagens e territórios. De forma itinerante, percorre desde grandes centros urbanos a pequenas localidades brasileiras, ocupando teatros e espaços públicos com uma programação plural e acessível.

Integrante da rede Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades ao redor do mundo em prol da difusão da dança contemporânea, o festival promove não apenas apresentações artísticas, mas também ações formativas, reflexivas e colaborativas, ampliando o alcance da arte do movimento e fortalecendo sua presença no cotidiano das pessoas.


Crédito: Riccardo Ciarpella

SÃO PAULO NA ROTA DO FESTIVAL

A nova edição circula por cerca de 35 cidades brasileiras e apresenta mais de 30 obras coreográficas, sendo 12 delas coproduzidas especialmente para o evento, além de realizar ações formativas e projetos educativos que aproximam jovens da arte do movimento. Em São Paulo, a programação inclui mais de 15 espetáculos nacionais e internacionais, com obras inéditas e colaborações multiculturais de artistas do Brasil, Europa, América do Norte e Ásia.

Nos dias 26 e 27 de julho, o Centro Cultural FIESP / SESI São Paulo recebe uma intensa programação de dança contemporânea nacional e internacional, ocupando diversos espaços do complexo – da Esplanada à Paulista e ao palco do Teatro. No sábado, o público poderá conferir obras como "Lo que los árboles no cuentan", de Kiko Lopez e Hector Plaza (Espanha), "Do Chão Não Passa!", da No Rastro Cia (SP), e o solo "Siren", da francesa Ornella Dufay. A programação segue com a participação de artistas como Patião Teixeira (Angola), Ricardo Ambrózio (Portugal), Reforma Cia de Dança (BA) e a Cia Urbana de Dança com "Na Pista", sob direção de Sônia Destri. Já no domingo, destacam-se "Cruzamentos", criação coletiva com artistas da França, África e Brasil, "iNyou", dos italianos Riccardo Ciarpella e Mateo Mirdita, além de obras assinadas por Grupo Tápias, Renato Vieira Cia de Dança, Maria Alice Poppe e Márcia Milhazes, e o encerramento com "DUAL", da Marcat Dance (Espanha).

Já a residência com Ricardo Ambrósio - brasileiro radicado por anos na França e ex-integrante da Compagnie Maguy Marin - propõe um mergulho nas relações entre escuta corporal, impulsos e estados emocionais do movimento, sendo voltada a artistas da dança, teatro e performance. Com linguagem híbrida, marcada pelo virtuosismo técnico e expressividade emocional, o coreógrafo compartilha uma abordagem artística desenvolvida ao longo de sua carreira na Europa. Outra novidade desta edição é a participação da São Paulo Escola de Dança, que se junta ao festival pela primeira vez por meio da indicação de um aluno da instituição para integrar a atividade formativa.

Mais do que um festival de apresentações, o Dança em Trânsito se estrutura sobre três grandes pilares: circulação de espetáculos, formação de artistas e criação colaborativa internacional, com projetos como o Transatlantic Routes, que promove o intercâmbio criativo entre companhias brasileiras e europeias. Conheça a programação da 23ª edição:

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Centro Cultural FIESP / SESI-SP
26 de julho – Sábado

16h | Esplanada (frente para a Paulista)
Kiko Lopez e Hector Plaza (Barcelona e Madrid, Espanha) apresentam "Lo que los árboles no cuentan" – 18 min.

16h30 | Foyer
Cia NoRastro (São Paulo, SP) apresenta "Do Chão Não Passa" – 30 min.

17h | Café
Ornella Dufay (Paris, França) apresenta o solo "Siren" – 7 min.

17h15 | Foyer
Patião Teixeira (Angola) apresenta "Improvisa-te" – 5 min.

17h30 | Foyer
Apresentação do resultado da residência de criação de Ricardo Ambrózio (Torres Vedras, Portugal) - 10 min.

18h | Mezanino
Reforma Cia de Dança (Salvador, BA) apresenta "Cansanção" – 25 min.

19h | Teatro
Companhia Urbana de Dança | Sônia Destri Lie (Rio de Janeiro, RJ) apresenta "Na Pista" – 50 min.

Centro Cultural FIESP / SESI São Paulo
27 de julho – Domingo

16h | Esplanada (frente para a Paulista)
Coletivo internacional com Akene Lenoir e Ornella Dufay (França), B. Zambeleogo e Patião Teixeira (África), Alice Alves e Frantielly Khadja (Brasil) apresentam "Cruzamentos", no âmbito da Temporada França – Brasil 2025 – 15 min.

16h20 | Foyer
Riccardo Ciarpella e Mateo Mirdita (Roma, Itália) apresentam "iNYOU" – 15 min.

16h40 | Foyer
Grupo Tápias (Rio de Janeiro, RJ) apresenta "Reza" – 20 min.

17h | Mezanino
Renato Vieira Cia de Dança (Rio de Janeiro, RJ) apresenta "Adeus ao Corpo" – 25 min.

19h | Teatro
Macia Milhazes e Maria Alice Poppe (Rio de Janeiro, RJ) apresentam "Celeste" – 30 min.

19h30 | Teatro
Marcat Dance (Vilches, Província de Jaén/Andaluzia, Espanha) apresenta "DUAL" – 22 min.

SERVIÇO – SÃO PAULO

FESTIVAL DANÇA EM TRÂNSITO 2025 – SÃO PAULO
Local: Centro Cultural FIESP – SESI-SP (Av. Paulista, 1313 – Bela Vista)
Data: Apresentações gratuitas: 26 e 27 de julho de 2025
Entrada gratuita | Classificação livre
Programação completa: www.dancaemtransito.com.br

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COM RICARDO AMBRÓSIO
Escola Palco Central do Morumbi (SP)
De 21 a 25 de julho de 2025
Das 13h às 16h
Gratuita, mediante inscrição no site do festival

Sobre o Festival Dança em Trânsito

Com direção artística e curadoria de Giselle Tápias e Flávia Tápias, o Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea que tem por objetivo valorizar, promover e democratizar esta expressão artística, seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias nacionais e internacionais, como também pela itinerância, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos.

Criado em 2002, o festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea. Há 21 anos, o projeto abarca apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. Sua atuação abrange ainda aulas abertas e gratuitas, oficinas de criação, residências artísticas de intercâmbio e parcerias criativas, abrindo canais para a troca de experiências, novos talentos da dança e formação de plateias.

Desde a sua criação, o Dança em Trânsito já realizou mais de 650 apresentações de dança contemporânea, abrangendo 103 companhias nacionais e 59 internacionais, de 18 países, passando por 40 cidades no Brasil e no exterior, para um público de mais de 50 mil pessoas. A etapa Desfronteiras em 2020, 100% online, envolveu 739 participantes de 68 cidades e 18 países, com um total, entre transmissões e redes sociais, de mais de 170 mil acessos. Depois de apresentar uma edição 100% online foi indicado ao Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria Difusão.

Diante das incertezas do cenário mundial no primeiro semestre de 2021, o evento foi adiado para novembro em função do calendário de vacinação nacional e das normas e orientações de biossegurança nas principais cidades do país. Para lidar com esse intervalo em suspenso, a direção artística criou uma série de ações culturais online de maio a outubro que manteve artistas profissionais nacionais e internacionais envolvidos e disponíveis para trocar virtualmente experiências antecedentes ao circuito presencial de espetáculos previsto para o festival. Assim, consolidando seu formato híbrido, o Dança em Trânsito ofereceu por seis meses diversas ações online gratuitas de ensino - aulas de dança; formação de professores multiplicadores; mentoria para criação de turmas em centros culturais longe das metrópoles; manutenção para profissionais da dança e artes cênicas.

A edição 2021, inédita no formato híbrido, envolveu 21 companhias nacionais e 6 internacionais com artistas de mais de 30 cidades em 10 países, tendo registrado no ambiente web +600 MIL DE IMPRESSÕES, +29 MIL INTERAÇÕES COM O CONTEÚDO, PUBLICAÇÕES COM +32 MIL DE ALCANCE, gerando impacto em MAIS de 1 MILHÃO DE PESSOAS! Foram 138 apresentações de espetáculos; 21 oficinas presenciais; 9 residências artísticas com criação ao final do processo; 21 filmes apresentados em 13 sessões exibidas em salas de cinema ou plataforma online do festival.

A edição de 2022 contou com cerca de 170 artistas, bailarinos, coreógrafos, técnicos, equipe artística diretamente envolvidos na programação e ações sócio-educativas que envolveram 26 cidades das 5 regiões do Brasil e de Paris na França. Cerca de 1800 pessoas foram impactadas em serviços indiretos como rede hoteleira, transporte, restaurantes, instituições, centros culturais e teatros em todos os circuitos realizados. Foram 29 companhias nacionais e 8 internacionais em sua programação e promoveu a inédita Vitrine Brasileira de Dança Contemporânea para representantes de diversos países assistirem aos espetáculos brasileiros convidados.

Em 2023, o Festival Dança em Trânsito foi realizado em circuitos que passaram por 5 regiões do Brasil e por uma cidade estrangeira. Estimou-se um público de 25.527 pessoas, 254 empregos diretos e 146 indiretos. Nas redes sociais foram alcançados 1 milhão de contas, 4 mil novos seguidores e 25 mil contas engajadas. O primeiro circuito, na cidade do Rio de Janeiro, foi uma ocupação do Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, com o projeto "Palco Carioca", com importantes artistas e companhias cariocas de dança, aos sábados e domingos, às 16h e 20h. O projeto recebeu companhias e grupos cariocas, nos meses de fevereiro, março e abril, com espetáculos de dança adultos e infantis.

Paralelamente aos espetáculos apresentados, foram realizadas residências artísticas de criação, de intercâmbio profissional e de capacitação de profissionais, além de aulas de manutenção para profissionais da dança. Dança em Trânsito tem como característica marcante a apresentação de trabalhos de destaque no cenário atual e a ocupação de, além de diversos teatros, também espaços urbanos.

A cada nova edição, estende o acesso a novos públicos, preza pela democratização da cultura, e reforça o compromisso assumido para o fortalecimento e a divulgação da dança contemporânea em consonância com outras culturas e segmentos da dança e com a cultura popular brasileira. O festival possibilita trocas de experiências entre artistas e companhias nacionais e internacionais convidadas, e incentiva o desenvolvimento da linguagem da dança. Um festival plural e itinerante, com motivação sempre crescente diante do compromisso de tornar cada vez mais visíveis, e para mais pessoas, as múltiplas expressões de dança.

Fonte: GPress Comunicação

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php