Junho 06, 2025
Nos dias 07, 08, 14 e 15 de junho de 2025, a charmosa Vila de Paranapiacaba, localizada em meio à Mata Atlântica, na Serra do Mar, será o cenário de uma experiência que une arte, natureza, história e cultura: o Festival de Cinema de Paranapiacaba 2025 (@festcineparanapiacaba). O evento celebra o audiovisual da região e visa colocar a cidade de Santo André no mapa dos grandes festivais audiovisuais do país.
Voltado tanto para amantes do cinema e profissionais do audiovisual, quanto para famílias em busca de um final de semana diferente, com cultura ao ar livre, o festival convida o público a explorar o cinema independente brasileiro em meio a um dos pontos turísticos mais encantadores do Estado de São Paulo.

Com entrada gratuita, a programação começa sempre às 10h e vai até as 21h, com a primeira sessão do dia voltada para filmes com classificação livre, pensada especialmente para o público infantil e famílias.
O Cine Lyra, um dos cinemas mais antigos do Brasil, recém-reinaugurado e tombado por órgãos como Iphan, Condephaat e Comdephaapasa, será o palco principal das exibições. A sala centenária ressurge como um símbolo da resistência cultural e se torna novamente um espaço de encontro entre gerações de artistas e espectadores, reforçando a conexão entre o passado e o presente do cinema em Paranapiacaba.
A mostra competitiva do festival reúne curtas, longas, videoclipes e webséries realizados majoritariamente com recursos da Lei Paulo Gustavo, com foco nas produções de Santo André e ABC. As obras disputam o Troféu Cambuci em 13 categorias, com sessões seguidas por conversas com os realizadores. Destaques da programação incluem o cinema ambiental e a conexão entre cinema e música.
O evento contará com oficinas, debates, paineis temáticos, trilhas ecológicas, passeios guiados, atrações musicais e atividades culturais espalhadas pela vila. Uma das novidades é a integração com o Festival Sabores de Paranapiacaba, que acontece simultaneamente e lança sua nova edição do guia gastronômico e turístico da vila, valorizando empreendimentos locais, a produção artesanal e a culinária típica.
"Queremos que o festival seja um espaço democrático, acessível e significativo para todos os públicos, fortalecendo o cinema regional e projetando Santo André como um polo importante da produção cultural brasileira", afirma a Organização do Festival, formada por cineastas, alunos e ex-alunos da ELCV - Escola Livre de Cinema de Santo André.
O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e tem apoio do SESC Santo André, Cinemateca Brasileira, Instituto Criar, M2T Digital, Secretarias Municipais de Cultura, Paranapiacaba e Parque Andreense e ELCV.
Consulte a programação em www.instagram.com/festcineparanapiacaba e https://festcineparanapiacaba.com.br/
Ficha Técnica - Proponente e Produção Geral: Carlos Alberto Motta. Produção Executiva: Miriã Santos. Gestão de Projeto: Mel Oya. Comunicação e design: Leandro Silva Munhoz. Curadoria: Lucca Nardone. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini de Souza. Produção de Campo: Alexandre Almeida Oshiro. Palestrante Ambiental: Israel Lopes. Parcerias: ICINE e Cine Limite.
Serviço: Festival de Cinema de Paranapiacaba 2025
Data: 07, 08, 14 e 15 de julho de 2025 - Horário: 10h às 21h
Local: Vila de Paranapiacaba, Santo André, Espaço CASA, ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo 
Grátis - retirada de ingressos realizada 30 minutos antes de cada sessão, na bilheteria do Cine Lyra. 
Acessibilidade: A equipe de acessibilidade estará à disposição no Largo dos Padeiros e Cine Lyra. 
VIDEO - Teaser: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=s0K6GafdxBU
Fonte: Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini
Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculos+memoria+adoniran+ballet+stagium.php
Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+sapopemba+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php