Festival Arte como Respiro – Edição Audiovisual exibe filmes das cinco regiões do Brasil

Novembro 30, 2020

Entre os dias 1 e 15 de dezembro, o Itaú Cultural exibe em seu site a programação do Festival Arte como Respiro – Edição Audiovisual, reunindo o segundo recorte dos projetos contemplados neste segmento dentro da série de editais de emergência realizada pela instituição para apoiar artistas impactados pela suspensão social no contexto da pandemia do Covid-19.

A partir do tema Descobertas e/ou Redescobertas, foram selecionados mais 90 curtas-metragens, entre documentários, ficções e filmes experimentais, realizados com diferentes técnicas e linguagens. Todas essas histórias foram registradas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Os curtas-metragens selecionados para esta edição tem até três minutos de duração cada e foram divididos em nove programas: Olhares para Dentro – parte 2, Janelas, Reminiscências – parte 2, Corpo Político, Corpo Presente, Universos Oníricos, Poesias Concretas, Saberes Sagrados, Femininas e Plurais e Uma Pitada de Humor.

Com 15 filmes, o programa Olhares par Dentro – parte 2 traz histórias que falam sobre a solidão e o olhar para si mesmo. Acentuada nos últimos tempos, o isolamento abre os olhos para enxergar o que parecia ser sem importância, como os detalhes de uma casa e seus mobiliários.

A descoberta ou a redescoberta das percepções sobre a passagem do tempo conduzem os filmes que podem ser assistidos no programa Janelas. Em oito histórias, as pessoas passaram a olhar mais para dentro de si, quando se sentiram isoladas em casa. Nesse conjunto de vídeos, é possível ver como elas preferiram abrir as janelas para descobrir ou redescobrir a rua, os vizinhos, seus hábitos e até mesmo a lua.

Por sua vez, Reminiscências – parte 2 traz 10 curtas-metragens que abordam perdas, ausências e saudades. As memórias relembradas são transmitidas por relatos ou por objetos. Reminiscências são identificadas nos cheiros, sabores, visões e sons. As redescobertas estão presentes nas pessoas, animais, objetos e lugares. Lembrar e relembrar são pequenos atos de resistência, de manter viva uma memória coletiva ou individual.

Com 12 filmes com acessibilidade em Libras e legendas em português, Corpo Político, Corpo Presente faz inspirar e expirar arte. Essas histórias mostram como os corpos podem ser bandeiras das batalhas que se quer/deve entrar, ou apenas suportes em que se traduzem um pouco mais da cultura, identidade, valores. Corpos que podem ser combativos ou que chamam para o combate. Que podem defender ou atacar. Viver ou morrer, por opção ou imposição.

Nos 11 vídeos do programa Universos Oníricos, o público vê uma realidade que parece um sonho (ou pesadelo). Os mundos imaginados, os sonhos, as fantasias e as distopias podem ser formas de lidar com o presente ou de forjar um futuro.

Uma seleção de 12 produções representa a vida na cidade contemporânea, no programa Poesias Concretas com produções que destacam características urbanas como a agressividade, injustiça, resignação, abuso, aglomeração e, ao mesmo tempo, solidão. Também há quem veja a poesia na esquina, na rotina, na memória afetiva de um espaço público ou na saudade de uma sala de cinema.

Em Saberes Sagrados, 12 curtas-metragens mostram o conhecimento como algo sagrado e as diferentes manifestações religiosas coexistentes. Não importa se no templo ou no terreiro, na igreja ou em casa, a espiritualidade aqui é exercida em liturgias, rituais, festas populares, com crenças escritas em páginas sagradas, mas também transmitidas nas tradições orais, passadas de pais para filhos, netos e bisnetos.

No programa Femininas e Plurais, o público acompanha um breve recorte de filmes realizados por mulheres, com protagonistas femininas ou sobre o feminino. São 13 histórias que mergulham na potência da mulher, seu empoderamento e a eterna e constante luta para reconquistar espaços que foram tomados.

Para concluir a programação, Uma Pitada de Humor mostra que, entre uma tarefa e outra, um café pode trazer a leveza necessária para seguir o dia. Os seis filmes deste conjunto oferecem a diversão da espontaneidade de um café com os amigos, mas também reflexões amargas disfarçadas de um café com açúcar.

Serviço

Festival Arte como Respiro – Edição Audiovisual
Mostra Online – Segundo Recorte
De 1 a 15 de dezembro
No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Outras notícias

Na noite da Virada Cultural, CCBB SP apresenta clássicos do samba e pagode em show gratuito do grupo PAGÔ SP.
Projeto de Hasani Bantu, Rodrigo Nascimento e Marcelo Nascimento, o grupo PAGÔ traz a pegada percussiva e harmônica do samba raiz, com canções nostálgicas que falam de amor, amizade e vida cotidiana, inspiradas na exposição Atlântico Sertão, em cartaz no CCBB SP.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/noite+virada+cultural+ccbb+apresenta+classicos+samba+pagode+show+gratuito+grupo+pago.php

Comédia trágica El Brasil Destituído questiona colonização do país e estreia no CCSP.
Com direção de Fernanda Raquel, espetáculo subverte comédia barroca de Félix Lope de Vega y Carpio, escrita no século 17, para questionar os violentos processos coloniais que constituíram o Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/comedia+tragica+brasil+destituido+questiona+colonizacao+pais+estreia+ccsp.php

12º Round: A História de Emile Griffith homenageia um dos maiores boxeadores da história em nova temporada no TUSP.
Com a dramaturgia de Sérgio Roveri e direção de Bruno Lourenço, espetáculo conta a história desse lutador que enfrentou o preconceito ao assumir sua bissexualidade e evidencia como o racismo e a homofobia sempre estiveram presentes no meio esportivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/round+historia+emile+griffith+homenageia+dos+maiores+boxeadores+historia+nova+temporada+tusp.php

Novas edições do projeto Sonora Brasiliana do Itaú Cultural apresentam Allan Abbadia e Camila Silva.
Ele toca trombone e executa repertório autoral inspirado na diáspora africana. Ela dedica a sua apresentação a compositoras e instrumentistas de diferentes gerações do chorinho brasileiro. Cada show tem como cenário o Espaço Olavo Setubal, que abriga a exposição permanente Brasiliana Itaú com livros, pinturas, gravuras e documentos que percorrem a história do Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+edicoes+projeto+sonora+brasiliana+itau+cultural+apresentam+allan+abbadia+camila+silva.php

Nesta semana, Mundo do Circo SP recebe Circo Moscou, Mini Circo Vai Vai Criança Feliz, Conforto & Cia e Cia Imediata de Teatro & Chungo Malungo.
A programação é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nesta+semana+mundo+circo+recebe+circo+moscou+mini+circo+vai+vai+crianca+feliz+conforto+cia+cia+imediata+teatro+chungo+malungo.php

Itaú Cultural recebe Osmar Prado e Maurício Machado em curta temporada da peça O Veneno do Teatro.
Versão brasileira para a obra do premiado dramaturgo espanhol Rodolf Sirera, já encenada em 62 países, a montagem leva à cena uma história de suspense na qual um excêntrico marquês convida um ator ambicioso e renomado a interpretar uma peça de sua autoria. A trama, no entanto, vira um jogo psicológico de dominação do marquês sobre o ator.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+osmar+prado+mauricio+machado+curta+temporada+peca+veneno+teatro.php