Festa da Achiropita, dedicada à cozinha italiana, chega à sua 93ª edição com 36 barracas de comida

Agosto 07, 2019

Desde sábado (3) até o primeiro domingo de setembro, um pedacinho do Bixiga, como é carinhosamente chamada uma parte do bairro da Bela Vista, será ocupado todos os finais de semana pela 93ª Festa de Nossa Senhora Achiropita. Criada no início do século XX por imigrantes italianos da Calábria oriundos da cidade de Rossano, a celebração costuma atrair milhares de visitantes interessados, principalmente, na comilança.

Durante o período festivo, trechos das ruas Treze de Maio, Doutor Luís Barreto e São Vicente dão espaço a 36 barracas dedicadas tanto aos pratos preparados por “mammas”, voluntárias italianas e descendentes, quanto a brincadeiras típicas de festas juninas como pescaria (8 reais).

Para tranquilizar o apetite, multiplicam-se receitas como a fogazza (10 reais), um tipo de pastelão frito. De nome parecido, a fricazza (6 reais) é uma pizza de massa alta que tem um monte de fãs. Também não falta o antepasto de berinjela (16 reais).

Quem prefere ficar longe da muvuca que se forma ao ar livre, pode curtir a festa no salão da Paróquia Nossa Senhora da Achiropita. Nesse espaço fechado, é montada uma cantina com mesas numeradas, shows e pista de dança.

O preço ingresso, nesse caso, é de 110 reais aos sábados, quando se prova de um bufê à vontade. Nos dois primeiros domingos da festa, sai a 50 reais, e, nos três últimos, sobe para 60 reais. Nesse dia, o valor dá direito apenas a um prato de massa. E fique atento: os convites de acesso à parte interna da cantina Madonna Achiropita é feita somente forma antecipada, de terça à sexta, das 18h às 21h no próprio local.

O lucro obtido com o evento, que neste ano tem previsão de receber 25.000 pessoas a cada noite, é revertido para obras sociais mantidas pela paróquia.

SERVIÇO

93ª Festa Nossa Senhora da Achiropita

Rua 13 de Maio, 478, Bela Vista, tel. 3106-7235.

Externo: sábado, das 18h às 0h, e domingo, das 17h30 às 22h30.

Cantina: sábado, das 20h às 0h e domingo das 19h às 23h. Entrada: 50 reais ou 60 reais (domingo) e 110 (sábado).

Vendas apenas antecipadas de terça à sexta, das 18h às 21h no local.

Fonte: https://vejasp.abril.com.br/blog/arnaldo-lorencato/festa-da-achiropita-93-2019/