Fest Contrapedal SP oferece espaço de arte, ciência e tecnologia para crianças

Julho 04, 2017

O Fest Contrapedal - SP apresenta o módulo INFANTILT, espaço de arte, ciência e tecnologia para crianças, composto por obras e instalações interativas que possibilitam experimentos artísticos lúdicos, estéticos e educativos. Partindo da premissa "criar brincando, brincar criando", o INFANTILT propõe dinâmicas com realidade virtual, vídeo mapping reativo, audiovisuais interativos, sensores de movimento e processos de animação digital em tempo real.

Fundado em 2013, o módulo aposta em uma pedagogia aberta, plural e transdisciplinar explorando a cognição, percepção e o incentivo à reflexão sobre espaço, tempo, cores, sons e códigos. Trata-se também de um campo de experimentação aberto à ativação de processos que potencializem e incentivem criativamente formas de interação e colaboração entre as crianças, onde todos estão autorizados a compartilhar conhecimentos.

Programação

QR - Cabeça: Jogo de quebra-cabeça com realidade aumentada.
Trata-se de um a instalação interativa e jogo multi-plataforma de realidade aumentada onde peças QR-Code são escondidas no espaço e uma brincadeira de caça ao tesouro acontece. Com todas as peças encontradas, os participantes devem montar a imagem de um quebra-cabeça virtual numa tela touch screen.

TranZcreen: Video mapping participativo com microfone ambiente e interface Wi-Fi
Permite ao público interagir com a projeção através de um microfone que capta e processa o som gerando reações diversas nas imagens. Além disso, é possível controlar por meio do próprio celular modificando as cores, imagens e texturas.

Mundo Inverso: Brincadeiras com realidade virtual
Vivência artística de Realidade Virtual onde os participantes, utilizando óculos VR e celulares, devem descobrir entre as marcações QR-Code espalhadas pelo espaço, onde se encontra a peça perdida.

Sensor Fusion: Experimentos com sensores 3D
Experimentos lúdico entre o game e o audiovisual expandido que possibilitam transformar formas utilizando movimentos do corpo e reconhecimento facial e de voz processados por diversas tecnologias como kinect, Leapmotion e Arduino.

Áudio Hack Mirim: Construção de instrumentos musicais com eletrônica analógica e digital.
As crianças são instruídas e incentivadas a construir seu próprio instrumento musical eletrônico a partir de conceitos e vivências de hacking, tecnologia e interatividade com eletrônica analógica e digital.

Serviço:

INFANTILT
Data: 8 e 9 de julho, das 14h às 20h
Centro Cultural São Paulo/ Sala de Ensaio II
Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Paraíso.
Grátis