Fernando Sampaio representa o universo do circo em novo episódio do Camarim em Cena

Agosto 05, 2020

O circo marca presença na quarta temporada da versão online do Camarim em Cena, no episódio que o Itaú Cultural coloca no ar no dia 8 de agosto (sábado), às 14h, tendo como convidado o ator e palhaço Fernando Sampaio.


Crédito: Jéssica Mangaba

Este é o último bloco de encontros do programa, que, em agosto, abriu com Laura Cardoso e conta, ainda, com a participação da atriz e diretora Grace Passô, do diretor José Celso Martinez Corrêa e da atriz Andrea Beltrão.

Palhaço formado pelo Circo Escola Picadeiro em 1990, Fernando Sampaio tem uma trajetória permeada pelo teatro, mas diretamente ligada à arte circense, a qual o levou a atuar como professor desta modalidade em escolas como Acrobático Fratelli e Galpão do Circo, além de participar de espetáculos em diferentes companhias de São Paulo. Um dos fundadores da companhia de circo e teatro LaMínima e diretor artístico do Circo Zanni, ele conversa, nesse encontro com o crítico de teatro Valmir Santos, sobre sua trajetória, reflete sobre o papel do palhaço e fala da parceria com o artista Domingos Montagner (1962-2016), que conheceu ainda durante as aulas no Circo Escola e com quem, anos mais tarde, fundou a LaMínima.

“Nós éramos aqueles dois alunos que eram os primeiros que chegavam e os últimos a irem embora. Como não tinha tanta aula, ensaiávamos. Ficamos amigos muito rápido”, recorda Sampaio sobre a sintonia com o parceiro. Além das afinidades, não demorou para a dupla perceber, também, que a sua diferença física – um alto e forte e o outro baixo e magro – era mais um elemento a favor do trabalho em cena. Foi assim que acabaram fazendo o espetáculo As Bailarinas, com o qual Sampaio e Montagner fundaram a Cia LaMínima, em 1997.

Da relação entre o circo e o teatro, que norteia a sua trajetória, Sampaio conta que o primeiro contato com essas duas expressões artísticas juntas em cena foi em 1986, ao assistir Ubu, Folias Físicas, Patafísicas e Musicais, do Teatro do Ornitorrinco. “O que me despertou para o teatro foi aquele espetáculo. Só que aí, quando comecei a fazer teatro, fui à Escola Circo Teatro Picadeiro. Lá percebi que tinha me identificado talvez não com o teatro, mas com o circo, com o humor”, revela. “O teatro veio aos poucos, com as produções”, completa.

Fernando Sampaio apresenta, ainda, no programa, um olhar afetivo e realista sobre os picadeiros. Ao mesmo tempo em que lamenta dificuldade pela qual os pequenos circos vem passando, há alguns anos, leva ao espaço da entrevista – ambientado como se fosse o seu camarim – figurinos de espetáculos e a sua concertina, instrumento musical parecido a um pequeno acordeom, que o acompanhou em espetáculos e com o qual é convidado a fazer um número no programa também.

Mais informações sobre Fernando Sampaio, Laura Cardoso, Grace Passô, José Celso Martinez Corrêa e Andrea Beltrão podem ser acessadas na Enciclopédia Itaú Cultural:

Toda a série

Atualmente na quarta temporada de sua versão online, o Camarim em Cena tem todos os episódios que já foram ao ar disponíveis no canal do Itaú Cultural no Youtube, para serem assistidos a qualquer hora. A série reúne, ao todo, 16 entrevistas, gravadas entre 2016 e 2019, com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música falando sobre o ofício dos atuadores, sobre suas formações e processos criativos.

A primeira temporada estreou em maio, com episódios dedicados às mulheres do universo das artes cênicas. Assim, teve como convidadas atrizes de diferentes gerações e referência no teatro brasileiro: Maria Alice Vergueiro, Bete Coelho, Cleide Queiroz e Teuda Bara.

Em junho, a segunda temporada ampliou a conversa para além do teatro e dos palcos, recebendo também nomes referenciais da dança e da formação teatral acadêmica. Os convidados desse período foram a coreógrafa Angel Viana, pioneira da dança contemporânea no Brasil, o ator Cacá Carvalho, a atriz e diretora mineira Yara de Novaes, e Antonio Januzelli (Janô), um dos nomes mais importantes, na atualidade, da formação teatral em São Paulo.

A diversidade de segmentos também marcou a terceira temporada do Camarim em Cena, estreada em julho. O bloco, que abriu com a conversa com o ator Renato Borghi, um dos maiores nomes do teatro brasileiro, fundador do Teatro Oficina, em São Paulo, ao lado de José Celso Martinez Corrêa, seguiu com o bailarino japonês Tadashi Endo, principal nome do Butoh no mundo, a atriz, diretora e professora Denise Weinberg, fundadora do Grupo TAPA, e a cantora Angela RoRo, única convidada do universo da música no programa.

Serviço
Camarim em Cena com Fernando Sampaio
Mediação: Valmir Santos
Dia 8 de agosto (sábado), a partir das 14h
No site do Itaú Ciltural

Próximos episódios da quarta temporada:
15 de agosto – Grace Passô. Mediação: Beth Néspoli
22 de agosto – José Celso Martinez Corrêa. Mediação: Nelson de Sá
29 de agosto – Andrea Beltrão. Mediação: Maria Eugênia de Menezes

Assista, ainda, o primeiro episódio desta temporada

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Outras notícias

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php

Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php

Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php

Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php