Fernando Sampaio representa o universo do circo em novo episódio do Camarim em Cena

Agosto 05, 2020

O circo marca presença na quarta temporada da versão online do Camarim em Cena, no episódio que o Itaú Cultural coloca no ar no dia 8 de agosto (sábado), às 14h, tendo como convidado o ator e palhaço Fernando Sampaio.


Crédito: Jéssica Mangaba

Este é o último bloco de encontros do programa, que, em agosto, abriu com Laura Cardoso e conta, ainda, com a participação da atriz e diretora Grace Passô, do diretor José Celso Martinez Corrêa e da atriz Andrea Beltrão.

Palhaço formado pelo Circo Escola Picadeiro em 1990, Fernando Sampaio tem uma trajetória permeada pelo teatro, mas diretamente ligada à arte circense, a qual o levou a atuar como professor desta modalidade em escolas como Acrobático Fratelli e Galpão do Circo, além de participar de espetáculos em diferentes companhias de São Paulo. Um dos fundadores da companhia de circo e teatro LaMínima e diretor artístico do Circo Zanni, ele conversa, nesse encontro com o crítico de teatro Valmir Santos, sobre sua trajetória, reflete sobre o papel do palhaço e fala da parceria com o artista Domingos Montagner (1962-2016), que conheceu ainda durante as aulas no Circo Escola e com quem, anos mais tarde, fundou a LaMínima.

“Nós éramos aqueles dois alunos que eram os primeiros que chegavam e os últimos a irem embora. Como não tinha tanta aula, ensaiávamos. Ficamos amigos muito rápido”, recorda Sampaio sobre a sintonia com o parceiro. Além das afinidades, não demorou para a dupla perceber, também, que a sua diferença física – um alto e forte e o outro baixo e magro – era mais um elemento a favor do trabalho em cena. Foi assim que acabaram fazendo o espetáculo As Bailarinas, com o qual Sampaio e Montagner fundaram a Cia LaMínima, em 1997.

Da relação entre o circo e o teatro, que norteia a sua trajetória, Sampaio conta que o primeiro contato com essas duas expressões artísticas juntas em cena foi em 1986, ao assistir Ubu, Folias Físicas, Patafísicas e Musicais, do Teatro do Ornitorrinco. “O que me despertou para o teatro foi aquele espetáculo. Só que aí, quando comecei a fazer teatro, fui à Escola Circo Teatro Picadeiro. Lá percebi que tinha me identificado talvez não com o teatro, mas com o circo, com o humor”, revela. “O teatro veio aos poucos, com as produções”, completa.

Fernando Sampaio apresenta, ainda, no programa, um olhar afetivo e realista sobre os picadeiros. Ao mesmo tempo em que lamenta dificuldade pela qual os pequenos circos vem passando, há alguns anos, leva ao espaço da entrevista – ambientado como se fosse o seu camarim – figurinos de espetáculos e a sua concertina, instrumento musical parecido a um pequeno acordeom, que o acompanhou em espetáculos e com o qual é convidado a fazer um número no programa também.

Mais informações sobre Fernando Sampaio, Laura Cardoso, Grace Passô, José Celso Martinez Corrêa e Andrea Beltrão podem ser acessadas na Enciclopédia Itaú Cultural:

Toda a série

Atualmente na quarta temporada de sua versão online, o Camarim em Cena tem todos os episódios que já foram ao ar disponíveis no canal do Itaú Cultural no Youtube, para serem assistidos a qualquer hora. A série reúne, ao todo, 16 entrevistas, gravadas entre 2016 e 2019, com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música falando sobre o ofício dos atuadores, sobre suas formações e processos criativos.

A primeira temporada estreou em maio, com episódios dedicados às mulheres do universo das artes cênicas. Assim, teve como convidadas atrizes de diferentes gerações e referência no teatro brasileiro: Maria Alice Vergueiro, Bete Coelho, Cleide Queiroz e Teuda Bara.

Em junho, a segunda temporada ampliou a conversa para além do teatro e dos palcos, recebendo também nomes referenciais da dança e da formação teatral acadêmica. Os convidados desse período foram a coreógrafa Angel Viana, pioneira da dança contemporânea no Brasil, o ator Cacá Carvalho, a atriz e diretora mineira Yara de Novaes, e Antonio Januzelli (Janô), um dos nomes mais importantes, na atualidade, da formação teatral em São Paulo.

A diversidade de segmentos também marcou a terceira temporada do Camarim em Cena, estreada em julho. O bloco, que abriu com a conversa com o ator Renato Borghi, um dos maiores nomes do teatro brasileiro, fundador do Teatro Oficina, em São Paulo, ao lado de José Celso Martinez Corrêa, seguiu com o bailarino japonês Tadashi Endo, principal nome do Butoh no mundo, a atriz, diretora e professora Denise Weinberg, fundadora do Grupo TAPA, e a cantora Angela RoRo, única convidada do universo da música no programa.

Serviço
Camarim em Cena com Fernando Sampaio
Mediação: Valmir Santos
Dia 8 de agosto (sábado), a partir das 14h
No site do Itaú Ciltural

Próximos episódios da quarta temporada:
15 de agosto – Grace Passô. Mediação: Beth Néspoli
22 de agosto – José Celso Martinez Corrêa. Mediação: Nelson de Sá
29 de agosto – Andrea Beltrão. Mediação: Maria Eugênia de Menezes

Assista, ainda, o primeiro episódio desta temporada

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural