Férias: Os alunos devem focar nos estudos ou tirar um período de descanso?

Julho 01, 2016

O período de férias escolares pode ser encarado como uma quebra importante na rotina, quando a criança tem mais liberdade para dormir, ou mesmo aproveitar o tempo sem fazer nada. Para muitos pais isso pode parecer ruim, pois as crianças saem um pouco do controle e a agenda fica mais livre. Porém, muitos psicólogos e educadores afirmam a necessidade e a importância deste período de descanso, especialmente para as crianças e os adolescentes.

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Infantil e Fundamental I do Colégio Mary Ward, Adriana Santos Meneguello, as férias são importantes para que o aluno se renove. “Embora algumas atividades da rotina da criança devam ser mantidas, como horário de almoço e jantar, o aluno fica mais tranquilo para fazer outras coisas, como visitar um museu, assistir uma orquestra, ou até mesmo, se divertir num parque de diversões”, ressalta Adriana.

De acordo com a educadora, o Mary Ward costuma destacar para as crianças e adolescentes do Colégio, que todas as atividades realizadas nas férias também servem de aprendizado. “Costumamos acolher nossos alunos no retorno das férias, com rodas de conversas para que eles possam expor de maneira espontânea o que fizeram nas férias, o que conheceram, o que aprenderam, e como isso pode ser utilizado nos seus estudos”, conta a coordenadora.

“Acredito também que a pausa do período de julho é importante para que o aluno se sinta revigorado para encarar com chave de ouro a segunda etapa do ano com mais responsabilidade e disposição”, finaliza Adriana.

Fonte: andrea@communicabrasil.com.br