Férias na Yayá Tem Diversão para as Crianças de 21 a 26/01

Janeiro 22, 2020

A partir da memória das brincadeiras e brinquedos da época de Dona Yayá, nascida em 1887 e última moradora da casa que hoje leva seu nome, o público poderá interagir vivenciando formas diferentes de brincar ou relembrando momentos da infância. O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP convida o público para participar de experiências diversas do nosso cotidiano marcado pela tecnologia, pela indústria cultural e pelo marketing, que modificaram a forma de brincar, a relação das crianças com os brinquedos e a convivência social nas últimas décadas. Brincadeiras coletivas, como pular corda e amarelinha, girar bambolês, brincadeiras de roda, bolhas de sabão e confecção de brinquedos compõem as atividades programadas com a orientação dos educadores e monitores do CPC.

FÉRIAS NA YAYÁ

Oficina de desenho e pintura
Terça-feira, 21/01, das 14h às 17h

No dia do aniversário de nascimento de Sebastiana de Mello Freire, a Dona Yayá, as crianças poderão participar de contação de história, de oficina de desenho e de confecção de livro em torno dessa personagem que faz parte da memória da cidade de São Paulo. A partir da história de Dona Yayá contada para as crianças cada participante fará seus próprios registros sobre essa personagem. A interação com o grupo através do compartilhamento das impressões individuais é ponto de partida para tramar e estabelecer o valor cultural da casa de Dona Yayá.

Cineminha
Quinta-feira, 23/01, das 14h às 17h

Mais uma tarde de brincadeiras para as crianças aproveitarem os dias de férias na Casa de Dona Yayá, com cineminha, pipoca e jogos infantis coordenados pelos educadores e monitores do CPC. Após a exibição do filme "Mãos de Vento e Olhos de Dentro", dirigido por Susanna Lira, as crianças participarão de brincadeiras no amplo jardim da Casa de Dona Yayá inspiradas nos valores que o filme discute: a amizade, a fantasia, a imaginação.

Oficina brinquedos e brincadeiras
Domingo, 26 de janeiro, das 11h às 14h30

Pipa, peteca, chocalho de lata, bola de gude, jogos de roda, pião, boneca de pano, cabra-cega... são muitas brincadeiras que não são mais tão comuns no mundo das crianças, mas têm seu valor e memória preservados. Os educadores e monitores do CPC coordenam oficinas de confecção de brinquedos com materiais simples, como papel e reciclados, jogos e brincadeiras em grupo, como bambolê e amarelinha. A proposta é que, a partir da memória das brincadeiras do final do século XIX e início do século XX, adultos e crianças possam vivenciar diferentes modos de brincar e interagir.

Local: CPC-USP/Casa de Dona Yayá

Endereço: Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo

Grátis