Fábricas de Cultura realizam atividades no Dia do Índio

Abril 10, 2018

No dia 19 de abril é celebrado o Dia do Índio. Para refletir sobre a cultura dos índios, as Fábricas de Cultura Capão Redondo e Jardim São Luis, realizam atividades gratuitas para crianças e adolescentes.

A Fábrica Capão Redondo recebe, no dia 19, quinta, às 15h, a tribo Tekoa Itakupe, que oferece uma tarde com o coral Guarani, apresentação de dança Xondaro e um bate-papo sobre os costumes da tribo e como vivem atualmente. Tekoa Itakupe, que significa “atrás da pedra”, é uma das aldeias da Terra Indígena Jaraguá. Com 76 hectares, a aldeia possui sua Opy (Casa de Reza), cozinha comunitária, resquícios históricos, horta comunitária, lago e nascentes do Ribeirão Manguinho.

Ainda no mesmo dia e horário, a Fábrica Capão Redondo, oferece a oficina Pintura Indígena, onde os participantes realizam pinturas baseadas nos grafismos indígenas, após conversar sobre costumes, crenças, arte e cultura de diversos povos indígenas do Brasil. Um mural será montado com todos os desenhos feitos na atividade.

Reunindo histórias disponíveis no acervo, a Contação de histórias: Dia do Índio, que acontece na Fábrica Jardim São Luís no dia 19 de abril, quinta, às 15h, dá aos participantes a oportunidade de conhecer a história dos indígenas no Brasil. Dentre os livros utilizados no encontro estão Coisas de Onça, Daniel Munduruku, A queda do céu, Davi Kopenawa e Bruce Albert, Os índios Potiguara: memória, asilo e poder, José Manuel Simões, entre outros.

Serviço
Dia do Índio nas Fábricas de Cultura
Data: 19 de abril
Horário: a partir das 15h
Local: Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rua Bacia de São Francisco, s/n
Fábrica de Cultura Jardim São Luis
Rua Antônio Ramos Rosa, 651
Grátis