Junho 08, 2020
As Fábricas de Cultura da zona norte de São Paulo, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, realizam novas apresentações artísticas e formações culturais de forma on-line no mês de junho. Toda a programação se mantém gratuita.
A biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia realiza a atividade Tropicália: nacionalismo e globalização na música brasileira no dia 10 de junho, quarta-feira, às 11h. Em formato de podcast e transmitido pelo canal do programa disponível no SoundCloud (https://soundcloud.com/fabricasdecultura), a conversa será sobre o movimento cultural conhecido como Tropicália ou Tropicalismo que aconteceu no final da década de 1960 no Brasil. Mesmo influenciando as artes como o cinema, o teatro e a literatura, os reflexos na música serão o foco dessa vez. Músicas de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e da banda Os Mutantes estarão entre os trabalhos analisados.
Quem acompanha o instagram @fabricasdeculturasn (https://www.instagram.com/fabricasdeculturasn/) poderá participar da exibição Revelando Hilda Hilst no dia 13 de junho, sábado, às 19h, por meio da Fábrica de Cultura Brasilândia. Durante a conversa on-line, o artista visual e jornalista Jurandy Valença, que foi amigo e morou com a escritora na década de 1990, apresentará fotos, áudios e desenhos da escritora em comemoração aos 90 anos de nascimento da autora (21/4/1930). Recentemente Valença realizou a curadoria de uma mostra com mesmo nome no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, e foi diretor do Instituto que leva o nome da escritora.
O Pocket Show com Manno G, realizado por meio da Fábrica de Cultura Jaçanã, ocorrerá no dia 13 de junho, sábado, às 20h. Germinio Andrade, mais conhecido como Manno G, trabalha com música desde 2001. Em suas letras, o músico traz as conquistas e trajetórias do povo nordestino em São Paulo e em outras capitais. O pocket show será apresentado pela fanpage https://www.facebook.com/fabricasdecultura
O ateliê Canto, Sarau e Poesia da Fábrica de Cultura Jaçanã está programado para o dia 30 de junho, terça-feira, às 14h, e será demonstrado pelo canal de YouTube do Programa Fábricas de Cultura: https://www.youtube.com/channel/UCSRGwG1IwHMZAi9XV-rxa2w/videos. O objetivo é demonstrar as principais caixas de ressonância do cantor, ou seja, a capacidade de alcance da voz e formas de exercitá-la, alinhando com as tensões e sons de instrumentos como ukulele e violão.
Não são necessárias inscrições para as atividades acima. É possível acompanhar a programação pelo site http://poiesis.org.br/maiscultura/ e pelas redes sociais do programa Fábricas de Cultura.
Serviço
Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508
Telefone: (11) 3859-2300
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h
Tropicália: nacionalismo e globalização na música brasileira
Com equipe da biblioteca
10 de junho, quarta-feira, às 11h
Via SoundCloud: https://soundcloud.com/fabricasdecultura
Classificação indicativa: 12 anos
Revelando Hilda Hilst
Com Jurandy Valença
13 de junho, sábado, às 19h
Via @fabricasdeculturasn: https://www.instagram.com/fabricasdeculturasn/
Classificação indicativa: livre
Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360
Telefone: (11) 2249-8010
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h
Pocket Show com Manno G
13 de junho, sábado, às 20h
Via fanpage: https://www.facebook.com/fabricasdecultura
Classificação indicativa: livre
Ateliê - Canto, Sarau e Poesia
30 de junho, terça-feira, às 14h
Via canal de YouTube do Programa Fábricas de Cultura: https://www.youtube.com/channel/UCSRGwG1IwHMZAi9XV-rxa2w/videos:
Classificação indicativa: 14 anos
Toda a programação é gratuita
http://www.fabricasdecultura.org.br/index.php?t=i
Sobre as Fábricas de Cultura
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.
Sobre a Poiesis
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Cia. Lumiato apresenta espetáculo 2 Mundos e oficina de teatro de sombras no Espaço Sobrevento em março.
Criada pelos artistas bonequeiros Soledad Garcia e Thiago Bresani na Argentina, a companhia é conhecida por ampliar os limites da sombra em cena em trabalhos cheios de poesia.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+lumiato+apresenta+espetaculo+mundos+oficina+teatro+sombras+espaco+sobrevento+marco.php
Mariana Muniz apresenta o solo Das Tripas: Sete Histórias com ingressos gratuitos.
Com direção de Clara Carvalho, espetáculo é uma construção coreográfica e teatral inspirada no livro Das Tripas Coração, da autora pernambucana Ezter Liu.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mariana+muniz+apresenta+solo+das+tripas+sete+historias+com+ingressos+gratuitos.php
Centro de Música Brasileira homenageia Osvaldo Lacerda em concerto gratuito.
A apresentação em homenagem ao compositor acontece no dia 28 de março, às 18h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+homenageia+osvaldo+lacerda+concerto+gratuito.php
O Ninho, um recado da raiz, ganha nova temporada gratuita em teatros municipais a partir de março.
Com trilha sonora original de Zeca Baleiro (indicado ao Prêmio Shell 2024 pelo trabalho), espetáculo é uma novela cênica sobre a intolerância e o ódio no canavial nordestino.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ninho+recado+raiz+ganha+nova+temporada+gratuita+teatros+municipais+partir+marco.php
Noite Tcheca: MIS realiza exibição do filme Dream Team.
Produção, que se passa nos Jogos Paralímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, é uma comédia esportiva que mistura humor, emoção e reflexões familiares, trazendo uma abordagem atual e sensível sobre cooperação, identidade e desafios coletivos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/noite+tcheca+mis+realiza+exibicao+filme+dream+team.php
Do Chão Não Passa, espetáculo de dança que explora a potência do movimento rasteiro, terá temporada em março no Jambu Galpão.
Com direção do pernambucano Henrique Lima, trabalho investiga as possibilidades de uma dança em plano baixo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/chao+nao+passa+espetaculo+danca+que+explora+potencia+movimento+rasteiro+tera+temporada+marco+jambu+galpao.php
Programação para a família no Itaú Cultural em março tem oficina de escrita afetiva e espetáculo circense.
Aos sábados, o Itaú Cultural apresenta no Bulevar do Rádio, ao ar livre, o coletivo Rainhas do Radiador, espetáculo circense. Aos domingos, a programação é realizada internamente, no piso térreo do prédio do IC, e convida o público a trocar palavras gentis em cartas, com a realização do Correio Afetivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+para+familia+itau+cultural+marco+tem+oficina+escrita+afetiva+espetaculo+circense.php
O Mundo do Circo SP recebe Monasciclos, de Jujuba & Chicote, além de outros destaques.
A programação é gratuita e estende-se durante o mês de março.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+monasciclos+jujuba+chicote+alem+outros+destaques.php
Contos Inclusivos e Travessos promove encontros gratuitos de leitura e debate sobre Direitos Humanos para jovens em espaços culturais de São Paulo.
Iniciativa de incentivo à leitura e promoção da oralidade é inspirada nos pilares sociais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e trata de temas como racismo, capacitismo, diversidade sexual e gênero.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/contos+inclusivos+travessos+promove+encontros+gratuitos+leitura+debate+sobre+direitos+humanos+para+jovens+espacos+culturais+sao+paulo.php
África em Estado de Cinema: mostra no MIS traz filmes clássicos e contemporâneos de diferentes regiões do continente.
Ao todo, serão exibidas 24 produções africanas, incluindo ficções e documentários em curta e longa-metragem.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/africa+estado+cinema+mostra+mis+traz+filmes+classicos+contemporaneos+diferentes+regioes+continente.php