Fábio Vidal e Vinícius Piedade se unem em projeto teatral online

Julho 27, 2020

Os atores Fábio Vidal e Vinícius Piedade se unem no Solos em Todos os Solos, projeto digital de apresentação, valorização e conexão de trabalhos solos de artistas das artes cênicas.


Crédito: Marcio Lima

A primeira ação será uma mostra com espetáculos de repertório entre os dias 29 de julho e 19 de agosto, com apresentações às quartas, às 20h, ingressos no sistema pague quanto puder (parte da renda será doada para iniciativa de apoio aos profissionais da cultura que estão em dificuldades em virtude da pandemia do novo coronavírus), via Plataforma de Streaming. As lives de debates com os atores sobre os espetáculos serão às segundas-feiras, às 20h, no Instagram.

No atual cenário de isolamento social, os artistas migraram seus trabalhos para o formato digital, criando novas maneiras de efetuarem suas ações artísticas. Há mais de 17 anos Fábio Vidal e Vinícius Piedade geram um diverso repertório de espetáculos autorais que já circularam por diversas cidades em mais de 15 países.

Em Solos em Todos os Solos, os atores afirmam um modo de criação e prática artística contemporânea caracterizada pela fusão das funções de atuação, encenação e autoria muito difundida nos tempos atuais como forma de expressividade e autonomia de seus intérpretes em diversas linguagens artísticas (teatro, dança, circo e performance) e que possibilitam atuações públicas nesse momento em que distanciamentos são tão necessários. Assim, isolados, os artistas se apresentam ao público de suas residências, experimentando novas possibilidades de uma cena realizada ao vivo.

As encenações serão apresentadas em formato online e os ingressos podem ser adquiridos aqui. Parte dos recursos arrecadados com as vendas dos ingressos será doada para iniciativas de auxílio a profissionais das artes cênicas em Salvador e São Paulo, que estão em delicada situação financeira e profissional desde o início da pandemia da Covid-19.

Solos em Todos os Solos é uma realização do Território Sirius Teatro, Multi Planejamento Cultural e Núcleo Vinícius Piedade & Cia. Além das apresentações, serão promovidos encontros virtuais gratuitos através do Instagram entre os realizadores e profissionais que colaboraram com a produção dos espetáculos como a diretora Meran Vargens (Seu Bomfim), o dramaturgo Flávio Tonnetti (Hamlet Cancelado), o dramaturgo Gil Vicente Tavares (Sebastião) e o preparador corporal Luis Louis (Carta de um Pirata).

Programação

Seu Bonfim
Dia 29 de julho, quarta-feira, às 20h

Neste espetáculo, o ator-performer, autor e diretor Fábio Vidal emociona o público com as histórias contadas por "Seu Bomfim", repletas de personagens inusitadas e experimenta variadas sensações que transitam entre o cômico e o trágico. A montagem, que neste ano comemora 20 anos, já passou por mais de duzentas cidades brasileiras e europeias.

Um contador de histórias chamado Seu Bomfim, um velho e errante homem do sertão, surge contando um episódio sobre um "homem do rio", que deixou sua família e sua vida para se colocar numa canoa, no meio do rio, de onde não sai mais. A partir dessa narrativa, "Seu Bomfim" narra acontecimentos do seu passado, quando rememora pessoas e locais, e expõe pensamentos sobre várias questões. Suas histórias, seu humor, questionamentos e ações levam o espectador a entrar no seu mundo subjetivo, colocando em evidência seu drama humano e pessoal, que se encontra enraizado numa cultura sertaneja do nordeste brasileiro.

Carta de um Pirata
Dia 05 de agosto, quarta-feira, às 20h

Há muito tempo, um pirata escreveu uma carta para a mãe, na qual mergulha na própria existência em meio ao mar e a traduz em palavras. O ator traz a carta para o palco utilizando pra isso o essencial (corpo, voz, sensibilidade), de maneira a explorar todas as suas nuances, que vão do humor genuíno ao inconformismo radical, fazendo da peça uma Comédia Inconformada.

Sebastião
Dia 12 de agosto, quarta-feira, às 20h

Sebastião se vê envolvido em uma trama de perseguição depois de participar do saque de um avião que caiu com R$ 5,6 milhões. Devoto do padre Cícero, viciado em jogos e totalmente endividado, ele, por obra do acaso, recebe um tesouro dos céus, que acaba sendo o motivo de sua tragédia. Um presente que vira uma maldição. Trata-se de uma teatralização baseada em fatos reais, que aconteceram quando uma aeronave se espatifou nas terras de Maracangalha (BA), em 2007, e trouxe desespero e terror para os moradores locais.

Hamlet Cancelado
Dia 19 de agosto, quarta-feira, às 20h

Um figurante daquela que seria a maior montagem do espetáculo Hamlet, inconformado com o cancelamento da peça, decide construir por conta própria sua adaptação utilizando fragmentos dos textos originais, trechos da proposta do encenador, pedaços dos cenários que estavam sendo construídos e retalhos dos figurinos que estavam sendo feitos, na esperança de poder levar ao público uma adaptação dessa ousada concepção de direção, oferecendo sua pequena versão da maior obra teatral já escrita.

Serviço

Solos em Todos os Solos
Quartas-feiras, às 20h
29/07 - Seu Bomfim
05/08 - Carta de um Pirata
12/08 - Sebastião
19/08 - Hamlet Cancelado
Ingressos aqui
Pague quanto puder (parte da renda será doada para iniciativa de apoio aos profissionais da cultura que estão em dificuldades em virtude da pandemia)

Lives pelo Instagram
27/07, às 20h - Live com Fábio Vidal e Meran Vargens sobre Seu Bomfim (@fabiomsvidal)
03/08, às 20h - Live com Vinícius Piedade e Luis Louis sobre Carta de um Pirata (@viniciuspiedade)
10/08, às 20h - Live com Fábio Vidal e Gil Vicente Tavares sobre Sebastião(@fabiomsvidal)
17/08, às 20h - Live com Vinícius Piedade e Flávio Tonnetti sobre Hamlet Cancelado (@viniciuspiedade)

Outras notícias

NEFELIBATO, monólogo de Luiz Machado, retorna a São Paulo para curta temporada no Teatro B32 (Espaço Experimental).
Escrita por Regiana Antonini, com direção de Fernando Philbert e supervisão de Amir Haddad, e indicada ao Prêmio Cenym na categoria de melhor ator e pelo Prêmio Aplauso Brasil na categoria especial como Destaque do ano, a peça apresenta um equilibrista que vive entre lucidez e loucura
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nefelibato++luiz+machado+sao+paulo+curta+temporada+teatro+b32+espaco+experimental.php

Casa de Alice realiza edição da feira da Rua Fortunato, na Vila Buarque.
Evento gratuito reúne 40 marcas autorais, gastronomia e experiências criativas em um dos endereços mais tradicionais da economia criativa paulistana.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/casa+alice+realiza+edicao+feira+rua+fortunato+vila+buarque.php

Grupo Corpo Molde faz apresentações gratuitas do espetáculo de dança 3ª.
Coreografia que investiga as marcas da guerra sobre o corpo encerra trilogia dedicada às questões humanitárias e ocupa a cena com dez bailarinos e grades metálicas que se reconfiguram ao longo da obra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+corpo+molde+faz+apresentacoes+gratuitas+espetaculo+danca+3ª.php

Sesc Belenzinho apresenta Helena Black, a drag queen contadora de histórias.
A programação acontece de 22 de agosto a 13 de setembro e é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+belenzinho+apresenta+helena+black+drag+queen+contadora+historias.php

Sucesso de público e crítica, Poema Suspenso para uma Cidade em Queda, da Cia. Mungunzá, ganha nova temporada na Funarte SP.
Espetáculo dirigido por Luiz Fernando Marques, aborda o sentimento de imobilidade vivido pelas pessoas nos dias de hoje.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sucesso+publico+critica+poema+suspenso+para+uma+cidade+queda+cia+mungunza+ganha+nova+temporada+funarte.php

Em agosto, espaço ºAndar, tem programação intensa com teatro e cursos todos os dias da semana.
Entre os destaques do mês, estão os espetáculos
https://www.sampaonline.com.br/noticias/agosto+espaco+ºandar+tem+programacao+intensa+com+teatro+cursos+todos+dias+semana.php

Musical O Céu de Bibi Ferreira estreia em São Paulo no Centro Cultural FIESP.
A temporada vai de 20 de agosto a 20 de setembro e é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+ceu+bibi+ferreira+estreia+sao+paulo+centro+cultural+fiesp.php

Itaú Cultural recebe espetáculo que confronta racismo estrutural e disputas por representação.
As Armas Milagrosas: seis personagens à procura da existência é inspirada em obras do dramaturgo italiano Luigi Pirandello e do poeta, ensaísta e político martinicano Aimé Césaire. Na peça, um ensaio teatral se torna espaço de confronto entre a representação tradicional e vozes negras reivindicam contar a própria história.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+espetaculo+que+confronta+racismo+estrutural+disputas+por+representacao.php

Mostra de Teatro de Heliópolis chega à sétima edição com programação gratuita em agosto.
A MTH apresenta montagens adultas e infantis produzidas por artistas e grupos que atuam em territórios periféricos do estado de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+teatro+heliopolis+chega+setima+edicao+com+programacao+gratuita+agosto.php

Programação de agosto para crianças e família no Itaú Cultural tem gastronomia, oficinas, contação de história e espetáculo teatral.
As atividades exploram diferentes formas de expressão cultural, convidando o público de todas as idades a vivenciar experiências ligadas à criação artística, à literatura, à ancestralidade e à cultura alimentar.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+agosto+para+criancas+familia+itau+cultural+tem+gastronomia+oficinas+contacao+historia+espetaculo+teatral.php