Exposição virtual 'Arte da Quarentena', da Artsoul, tem apoio da ABACT

Julho 28, 2020

A Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) é uma das apoiadoras do evento 'Arte da Quarentena', um espaço virtual de exposições. Realizado pela plataforma Artsoul, acontece entre os dias 27 de julho e 2 de agosto, e cerca de 40 galerias participantes – diversas delas associadas da ABACT - vão exibir obras produzidas nos últimos quatro meses - daí o nome escolhido para a mostra. Todas as obras poderão ser adquiridas por meio da plataforma.


Crédito: Obra Cara a Cara, de Marcelo Cipis

De acordo com as sócias da Artsoul - Daniela Daud Malouf, Carla de Castro Loureiro e Tamara Perlman -, a criação desse evento teve como principal motivação utilizar os recursos disponíveis na plataforma para contribuir com a recuperação de um setor que foi duramente afetado pela crise provocada pela pandemia da Covid-19. Por essa razão, não foi cobrada taxa de participação para as galerias. Além disso, a comissão de 10% sobre as vendas será destinada, como doação, ao projeto Horizontes e às instituições IAC (Instituto de Arte Contemporânea) e ABACT.

Na opinião de Carla de Castro Loureiro, as artes visuais demoraram mais do que outras expressões artísticas para ingressar no mundo virtual e a pandemia teve, como efeito colateral positivo, alavancar essa migração. "Acredito que seja um processo irreversível e na pós-pandemia o ambiente virtual continuará sento muito utilizado, porque vimos na prática que galerias, museus e outros espaços expositivos podem utilizar essas ferramentas de maneira complementar, com resultados muito favoráveis", pondera.

Sobre o que estará exposto no evento, Tamara Perlman, uma das sócias da Artsoul, destaca: "Não fizemos qualquer indicação de foco para as obras que estarão expostas, mas a mostra permitirá observar o que os artistas estão criando nesta época tão particular e atípica".

O acesso à exposição 'Arte da Quarentena' poderá ser feito ingressando na plataforma de marketplace Artsoul (artsoul.com.br). A inscrição é rápida e gratuita. Após entrar na área expositiva, o visitante poderá percorrer as galerias participantes, conhecer as obras dos artistas que cada uma representa e, caso queira adquirir alguma obra, poderá fazê-lo na própria plataforma.

Galerias participantes: A7MA, AM Galeria de Arte, Amparo60, Andrea Rehder Arte Contemporânea, Art Hall, Arte, Fasam, B_arco, Baró Galeria, Bergamin e Gomide, Bianca Boeckel Galeria, Bolsa de Arte, C. Galeria, Central Galeria, Choque Cultural, Gaby Índio da Costa Arte Contemporânea, Galeria ARTE/FORMATTO, Galeria Aura, Galeria de Arte Mamute, Galeria Eduardo Fernandes, Galeria Janaina Torres, Galeria Karla Osório, Galeria Luisa Strina, Galeria Lume, Galeria Marília Razuk, Galeria Mario Cohen, Galeria Murilo Castro, Galeria Poente, Galeria Raquel Arnaud, Galeria Tina Zappoli, Galeria Ybakatu, J.B. Goldenberg Escritório de Arte, Kogan Amaro, Lona Galeria, Luciana Caravello Arte Contemporânea, Mercedes Viegas Arte Contemporanea, OÁ galeria, Periscópio Arte Contemporânea, Portas Vilaseca Galeria, Quadra arte contemporânea, Sé Galeria, Soma Galeria, Verve Galeria, Zilda Fraletti e Zipper Galeria.

Sobre a ABACT

Entidade sem fins lucrativos criada em 2007, a ABACT - Associação Brasileira de Arte Contemporânea reúne atualmente 45 galerias de arte do mercado primário, localizadas em seis estados brasileiros e no Distrito Federal e que representam mais de mil artistas. Entre os projetos administrados pela Associação estão Art Weekend São Paulo e o projeto Latitude – platform for Brazilian art galleries abroad.

Sobre a Artsoul

Artsoul é uma plataforma de compra de arte contemporânea criada em 2018. Nela é possível fazer buscas por preços, tamanho, artista e galeria, até achar a obra que deseja e realizar sua compra. São mais de 3 mil obras de arte. Na plataforma são também divulgadas informações sobre eventos e exposições, além de várias matérias sobre o setor.

Serviço
Arte da Quarentena
Data: de 27 de julho a 2 de agosto de 2020
Endereço: artsoul.com.br