Fevereiro 04, 2026
A exposição "Demonstra: pela poética def" reúne obras de Lua Cavalcante, Nara Rosetto, Guto Oca, Daniel Moraes, Jeff Barbato e João Paulo Racy, propondo um encontro entre arte, corpo e reexistência e reafirmando a deficiência como campo de conhecimento e invenção. Em cartaz no Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, até o dia 13 de março, a mostra nasce do desejo de construir um território coletivo, no qual artistas, educadores e pesquisadores com deficiência criam a partir de suas próprias vivências, deslocando o olhar do público sobre o que se entende por corpo, normalidade e estética.
Com curadoria de Daniel Moraes, fundador da Demonstra, em colaboração com a pesquisadora Júlia Ayerbe, e assistência de curadoria de Maíra Freitas, a mostra articula diferentes linguagens - como desenho, fotografia, objetos-instalativos, vídeo-performance e publicações - em torno da ideia de acessibilidade estética e propõe uma constelação de corpos e poéticas def que questionam modelos hegemônicos de representação e pertencimento. Para além da inclusão, a Demonstra reivindica memória, permanência e potência criativa no espaço das artes visuais contemporâneas.
A Gerente Executiva de Cultura do Sesi-SP, Débora Viana, destaca a importância para o programa de cultura da instituição promover o acesso à cultura com projetos como esse: "No Sesi-SP, acreditamos na potência da arte como ferramenta de transformação e de escuta ativa. Com a exposição Demonstra: pela poética defrecebemos obras em diferentes formatos de seis artistas def. Para além de uma ação inclusiva, a exposição explora os potenciais do corpo def, oferece novos olhares para a arte e abre caminhos para transformações. Assim, reiteramos o nosso compromisso em promover um espaço para reflexões. Seguimos firmes no propósito de democratizar o acesso à cultura de qualidade e de promover experiências significativas para todos os públicos, sempre com entrada gratuita e incentivo ao pensamento crítico".

Com a premissa de que diferenças e singularidades se transformam em matéria artística, simbólica e crítica, a exposição se organiza em três eixos curatoriais que atravessam as obras e experiências dos artistas. Derritório trata do cotidiano e do testemunho da deficiência como deslocamento do corpo. A Monstra investiga dimensões espirituais e simbólicas do corpo não normativo, evocando ancestralidade e encantamento. Já Manifestu reivindica o direito à fabulação e ao conhecimento de si como gesto estético e político.
"A Demonstra foi criada em 2021 como uma plataforma de investigação e difusão da produção artística de pessoas com deficiência. A ideia era promover acessibilidade estética, crítica e institucional. Desde então ela vem sendo uma referência no mapeamento de práticas e poéticas que, como dizemos, tensionam os limites da normatividade nas artes visuais, que é nosso campo. Além disso, a Demonstra também vem sendo uma maneira de articular redes de criação entre Brasil e Portugal", destaca Daniel Moraes.
A abertura da "Demonstra: pela poética def" foi pensada em um momento oportuno, entre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) e o aniversário da Avenida Paulista (8 de dezembro). Esta sincronia transforma o Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1313) em um palco importante, onde a mostra afirma a deficiência como campo de invenção e reexistência estética.
SERVIÇO
Exposição: Demonstra: pela poética def
Período: Até 03 de maio de 2026
Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp - Av. Paulista, 1313 - em frente à estação Trianon-Masp do Metrô
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Agendamento de grupos e escolas: ccfagendamentos@sesisp.org.br
Saiba mais: www.centroculturalfiesp.com.br
Fonte: Assessoria Bianco
Sesc 24 de Maio oferece oficina gratuita formativa Trança e Afeto, com Paula Salgado .
A oficina une técnica, memória e afeto na arte de trançar cabelos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+oficina+gratuita+formativa+tranca+paula+salgado.php
Sesc Verão 2026 chega aos últimos dias.
Dentre os destaques está a participação da nadadora campeã olímpica Ana Marcela. Até 15 de fevereiro o público terá à disposição encontros e bate-papos com atletas, vivências, demonstrações e aulas abertas de diversas modalidades esportivas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+verao+2026+chega+aos+ultimos+dias.php
Força da cultura nordestina é celebrada no festival Eles e Elas - SerTão DiVerso.
Evento gratuito reúne Caju & Castanha, Téo dos Oito Baixos, Forró da Macaxeira, Luarada Brasileira, Matheus Ferreira e Fabiane Ribeiro, Paulla Zeferino, Neide Nazaré, Cacá Lopes, Cantora Clara e Rodrigo Campi, além de artistas convidados, DJs, oficineiros e cordelistas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/forca+cultura+nordestina+celebrada+festival+eles+elas+sertao+diverso.php
Itaú Cultural celebra a cultura negra brasileira com oficina de criação de capas de discos de vinil.
Memória Negra em Vinil: Oficina de Criação de Capas é uma atividade paralela à instalação Introdução à história da arte brasileira 1960-90, obra do artista visual pernambucano Bruno Faria, em cartaz no 2º andar do IC.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+celebra+cultura+negra+brasileira+com+oficina+criacao+capas+discos+vinil.php
Cia. Salto Alto promove oficinas gratuitas de Pernas de Pau e Sapateado em Santo André.
As oficinas serão realizadas no Centro de Dança de Santo André, no Jardim Bela Vista, com inscrições no local.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+salto+alto+promove+oficinas+gratuitas+pernas+pau+sapateado+santo+andre.php
MIS Experience recebe a feira Artesania: São Paulo em cores e texturas.
Em três dias de imersão cultural, evento reunirá mestres e mestras artesãs de 16 cidades do estado de São Paulo, incluindo comunidades quilombolas e povos originários.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+experience+recebe+feira+artesania+sao+paulo+cores+texturas.php
Vencedor do prêmio APCA de melhor espetáculo em 2020, musical Bertoleza ganha nova e curtíssima temporada no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vencedor+premio+apca+melhor+espetaculo+2020+musical+bertoleza+ganha+nova+curtissima+temporada+teatro+alfredo+mesquita.php
Sesc Pinheiros entra na folia e tem programação especial no Carnaval 2026.
Com atrações para toda a família, a Unidade vai receber bailes e oficinas, entre outras atrações; a entrada é gratuita. Haverá também atividades antes e depois do feriado festivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+pinheiros+entra+folia+tem+programacao+especial+carnaval+2026.php
Núcleo Ajeum apresenta o premiado espetáculo IBEJADA e lança 3ª edição da Revista Ajeum.
Entre brincadeira e ritual, IBEJADA celebra a alegria negra como força de encontro e resistência, enquanto a infância surge como caminho para sonhar e criar novos futuros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nucleo+ajeum+apresenta+premiado+espetaculo+ibejada+lanca+edicao+revista+ajeum.php