Estante Mágica lança projeto sobre Línguas Indígenas em sintonia com a Unesco

Março 27, 2019

A Estante Mágica – maior projeto de incentivo à leitura do Brasil que, em parceria com escolas públicas e privadas de todo o país, transforma alunos em autores do próprio livro – acaba de lançar o projeto temático "Línguas Indígenas". A escolha do tema pela Estante Mágica está em sintonia com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que, em 2019, celebra o Ano Internacional das Línguas Indígenas (International Year of Indigenous languages – IYIL2019). Dados da Unesco revelam que há de 6 a 7 mil línguas em todo o mundo e cerca de 97% da população mundial falam apenas 4% dessas línguas, e somente 3% das pessoas do mundo falam 96% de todas as línguas existentes.

Para a organização, há necessidade urgente de preservação, revitalização e promoção de línguas indígenas em todo o mundo, o que corrobora o objetivo da aplicação do projeto este ano. "O Objetivo Geral de Aprendizagem do projeto de Línguas Indígenas da Estante Mágica é fazer com que os alunos compreendam a diversidade dos povos e das línguas indígenas do Brasil. Para isso, a didática, o vocabulário simples e leitura prazerosa foram pensados como questões prioritárias. Cada etapa está bem estruturada, facilitando a visualização do passo a passo do trabalho em sala de aula," esclarece Willmann Costa, gerente de educação da Estante Mágica e professor de língua portuguesa.

O especialista explica também que, além do Geral, há cinco Objetivos Específicos de Aprendizagem: “O projeto contempla ainda o desenvolvimento de cinco habilidades: reflexão sobre o crescimento da população indígena no Brasil; diferenciação dos povos; reconhecimento da diversidade linguística brasileira; compreensão de culturas como dinâmicas e em constante transformação com o passar do tempo; e produção de um livro sobre as línguas indígenas brasileiras, levando em conta toda a diversidade do país”, detalha Willmann.

Para a coordenadora de Campo do Programa de Estudos dos Povos Indígenas da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Proindio/Uerj), Valéria Luz, implementar o projeto nas escolas é uma forma de unir valorização da cultura indígena e cumprimento da lei: “O projeto temático de Línguas Indígenas da Estante Mágica é um documento de trabalho para as escolas que ajuda no reconhecimento da importância da cultura indígena. Trata-se de um material pedagógico útil para o cumprimento da Lei 11.645/2008, que incluiu a obrigatoriedade da temática indígena no currículo oficial, fazendo com que as crianças estudem esse tema desde cedo", ressalta a educadora.

Presente em mil cidades de 26 estados brasileiros, dados que materializam o sucesso da startup de educação, esse projeto implementa seu projeto sem custos para as escolas. O processo é simples: o colégio se cadastra no site da Estante Mágica, gera o material para realizá-lo, e, a partir daí, cada aluno cria a sua própria história, com textos e desenhos.
Os pais são convidados a escrever uma pequena biografia dos filhos, que também será incluída na publicação. Toda a produção resulta em um e-book gratuito e a família que se interessar pode encomendar os livros impressos do autor. O resultado do projeto é visto em um dia de autógrafos – evento realizado pela escola para promover os pequenos e suas obras para amigos e familiares.

Pedro Concy e Robson Melo, cofundadores do projeto, acreditam que a metodologia baseada em projetos é mais desafiadora para os alunos e também ajuda a desenvolver a inteligência: “Queremos despertar nas crianças competências para o mundo moderno, os chamados 5Cs: comunicação, criatividade, colaboração, curiosidade e criticidade (pensamento crítico). Trabalhar essas aptidões por meio de projetos pedagógicos é o ideal, pois os alunos se tornam protagonistas do próprio aprendizado”, diz o diretor Robson Melo.

O projeto temático "Línguas Indígenas" é um benefício exclusivo das escolas parceiras da Estante Mágica. Para participar do projeto de incentivo à leitura, é necessário inscrever a escola no site.

Fonte: www.estantemagica.com.br