Estação Cultura presenteia visitantes no aniversário de São Paulo

Janeiro 23, 2018

O aniversário da cidade receberá um show multimídia na área externa do Estação Cultura, novo espaço expositivo da Secretaria da Cultura do Estado. O evento recebe artistas para apresentações musicais que misturam o erudito, o contemporâneo e o experimental. O Complexo Cultural Júlio Prestes, que abriga a Secretaria da Cultura do Estado e a Sala São Paulo, vai receber projeções visuais que vão brincar com a arquitetura do local, para contar a história da maior metrópole do País. Além disso, quem comparecer no local poderá conhecer a exposição “Retratos da Cidadania” e ganhar um dos 800 exemplares do Passaporte dos Museus, que serão distribuídos.

O passaporte dá direito a uma entrada gratuita em todos os Museus da Secretaria da Cultura do Estado. As folhas possuem informações sobre os museus, fotos, e espaço para um carimbo. Na visita, basta apresentá-lo na bilheteria e, assim, garantir seu “visto de entrada” e a gratuidade no dia.

A exposição "Retratos da Cidadania", aberta a partir das 9h na Estação Cultura, conta com 17 obras inspiradas em casos emblemáticos, como o retorno para os cofres públicos do dinheiro desviado pelo ex-prefeito Paulo Maluf, o impulso à construção de mais de 85 mil vagas em creches, a operação que gerou a prisão da ex-prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, e o fim de um programa ilegal de retirada de rins de cadáveres.

As apresentações musicais têm início às 18h com o artista Stalker. Em seguida, às 19h50, Loop B sobe ao palco. Companheiros de produção musical, os artistas são pioneiros na técnica conhecida como sampler, que consiste em gravar sons comuns – como o de uma borracha caindo no chão – e transformar em música. Para a ocasião, eles irão apresentar uma música feita especialmente para a data, que utiliza sons que foram captados por um gravador de celular na cúpula do relógio do prédio da Secretaria da Cultura.

Às 20h50 será apresentado o espetáculo The Cross, projeto da pianista internacional Juliana D’Agostini e do produtor musical ganhador do Grammy Latino e Americano, Ruriá Duprat. No projeto, que terá seu lançamento oficial no dia do aniversário da cidade, Juliana trocará o piano pelos sintetizadores.

O Complexo Cultural Júlio Prestes recebe também um show de luzes preparado por VJ Spetto, responsável pelas projeções visuais durante as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas do Brasil. Ele contará a história da cidade utilizando a técnica "video mapping", na qual é especialista. Para a projeção, serão instaladas duas torres de quatro metros de altura em frente ao prédio. Serão utilizados quatro projetores de 25 lumens, os mesmos dos shows de Roger Waters, do Pink Floyd. A iluminação irá cobrir completamente uma parte do prédio, que envolve a coluna e a torre do relógio, e poderá ser vista num raio superior a 500 metros.

Serviço
Comemoração do Aniversário de São Paulo no Estação Cultura (Complexo Cultural Júlio Prestes)
Data: 25 de janeiro
Horário: das 9h às 21h30
Local: Estação Cultura
Rua Mauá, 51 - Centro - São Paulo

Fonte: http://www.cultura.sp.gov.br/passaporte-dos-museus-musica-e-show-de-luzes-agitam-o-aniversario-da-cidade-de-sao-paulo/