Espetáculo teatral online e brincadeira de bolinha de gude são algumas opções do site do Itaú Cultural para diversão em família no fim de semana

Março 09, 2021

O site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) segue com boas opções de programação online para serem curtidas em família. Em uma nova proposta que estende o período de exibição também ao longo da semana, o Palco Virtual segue até o dia 20 de março (sábado) com a peça Gibi, da companhia tocantinense Lamira Grupo de Artes Cênicas, que pode ser conferido a qualquer hora pela plateia. Já na seção do IC para Crianças no site e YouTube da organização, coloca no ar no dia 13, sábado, às 11h, o vídeo do músico, ator e fundador da Trupe Trupé, Filipe Edmo, convidando o público para brincar de bolinha de gude.

Em Gibi, o fantástico mundo dos quadrinhos é abordado de forma inédita, emocionante e com muita expressão corporal, envolvendo teatro, dança e o universo circense. A peça conta as aventuras de palhaços que têm as histórias em quadrinhos como ponto de partida para as aventuras vivenciadas em cena. A montagem é permeada por músicas eruditas, criando uma atmosfera imaginária que remete à infância e suas brincadeiras.

Já no IC para Crianças, Filipe Edmo ensina para o pessoal de casa algumas formas de se brincar com as famosas e tão simples bolinhas de vidro, conhecidas como bolinha de gude, carambolinha, burca, bilica, fubeca, entre ouros nomes. Neste novo formato, a programação traz, a cada três meses, um novo professor para abordar, em cerca de 12 aulas, um tema diferente. De janeiro a março, Filipe Edmo explora o tema Vivências e Brincadeiras, desenvolvendo atividades com elástico, pião, corda e bolinha de gude, presentes no repertório dos pais e avós, mas pouco conhecidas pelas crianças na atualidade.

Sobre os participantes

Filipe Edmo é diretor, ator, músico, compositor e pesquisador da cultura brasileira. Atuou como professor de música, dança e teatro em diversas escolas e instituições pela capital paulista e grande São Paulo. Fundador do grupo de música infantil Trupe Trupé, já compôs e gravou com diversos nomes da música brasileira, como Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Filipe Catto, Tião Carvalho, Fortuna e Palavra Cantada.

Ele também integrou a equipe do Instituto Brincante como artista e educador e fundou a Fervo Produções, produtora especializada na pesquisa e difusão das manifestações populares brasileiras. Junto a Paulo Tatit, do Palavra Cantada, criou o projeto Siricutico, uma série de oficinas que em 2020 transformou-se em shows, vídeos, músicas e brincadeiras inéditas de autoria da dupla.