Maio 15, 2025
Com um público de 4 mil pessoas em 20 cidades somando mais de 50 apresentações, o espetáculo CORPOMÁQUINA, do Robo.Art – agrupamento multimídia sediado em São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo – volta à São Paulo em apresentações gratuitas nos dias 24 e 25 de maio, sábado às 18h30 e domingo às 16h, dentro da programação da Virada Cultural do Sesc Pinheiros.
Ao explorar as fricções entre corpo e máquina, o espetáculo performático intermídia CORPOMÁQUINA – vencedor do Prêmio Denilto Gomes de Dança 2022 na categoria Intermédia Performática em Dança e indicado em duas categorias (Prêmio Técnico e Intérprete) no Prêmio APCA de Dança 2023 –, propõe a reflexão sobre o limite entre o biológico e o sintético, e sua inevitável fusão proporcionada pela busca incessante da superação das limitações humanas.
A obra, que mescla dança, performance e tecnologia, aborda o questionamento fronteiriço sobre até onde o corpo é humano, onde se torna máquina e em qual instante há campos simbióticos, éticos, poéticos e políticos a serem investigados.
Biológico e cibernético
CORPOMÁQUINA tem início com quatro artistas em cena – Vinicius Paquitinho Francês (direção coreográfica e performance), Vinicius Dall’Acqua (direção geral e operação de som), Gustavo Arão (técnico mecatrônica, operação de luz e contrarregragem) e Elissa Pomponio (operação de videomapping e design gráfico) – espalhados entre dispositivos de som, mecatrônica, iluminação, projeção e uma pirâmide triangular.
A dramaturgia e o conceito da obra abordam o conflito, a integração e a transgressão do humano-máquina, refletindo sobre o cruzamento do biológico e do cibernético. A partir do diálogo entre dança, performance e sensores musculares, CORPOMÁQUINA materializa uma pesquisa contínua do agrupamento sobre integração de linguagens artísticas e criações de dispositivos, que procura também repensar o corpo, o movimento e a arte diante uma dinâmica de redes e circuitos cocriativos.
Corpo e máquina
Conforme explicam os integrantes do Robo.art, com o avanço das tecnologias, a automatização e a digitalização da vida, CORPOMÁQUINA se propõe a questionar qual o futuro possível dessa fusão entre o ser humano e a máquina. Durante o processo criativo, o coletivo levantou as seguintes questões: Como distinguir o que é humano e o que é máquina? Com o avanço protético, artificial e científico-tecnológico em interação com nossas vidas, qual futuro nos aguarda? A partir desses questionamentos, o agrupamento desenvolveu um sistema próprio de tradução de movimentos baseado em sensores e microcontroladores para realizar a leitura da tensão e distensão muscular do bailarino que, ao se movimentar, produz a sonoridade da obra através desse dispositivo.
“A utilização destes mecanismos aborda uma ferramenta criativa de retroalimentação de estímulos sendo o som, o vídeo e os performers geradores e receptores sensório-audio-visuais do desenvolvimento da obra”, explica o performer Vinicius Francês.
Serviço
CORPOMÁQUINA
Com a Robo.Art
24 e 25 de maio, sábado às 18h30 e domingo às 16h.
Sesc Pinheiros [Espaço Expositivo 2º andar] – Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo.
45 minutos | 10 anos | Gratuito [Distribuição de ingressos no sábado, 24 de maio, sendo 70% de ingressos online a partir das 12h em sescsp.org.br ou app Credencial Sesc SP e 30% de ingressos para retirada presencial a partir das 16h nas bilheterias das unidades].
Ficha técnica
Ideia Original, Direção Geral, Criação e Operação de Som – Vinicius Dall'Acqua. Direção Coreográfica e Performer – Vinicius Paquitinho Francês. Operação de Video Mapping, Mídias Sociais e Design – Elissa Pomponio. Técnico Mecatrônico, Contrarregragem e Operação De Luz – Gustavo Arão. Provocação e Trilha Sonora Original – Eric Barbosa. Produção Local e Audiodescrição – Fabiana Pezzoti. Assessoria Acessibilidade Artística – Daniela Honório. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Realização e Produção Administrativa – Agrupamento Robo.Art (São José do Rio Preto).
Fonte: Assessoria de Imprensa - Nossa Senhora da Pauta
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/solo+inspirado+vida+sarah+bernhardt+faz+mes+temporada+gratuita+biblioteca+mario+andrade.php
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festa+julina+largo+batata+tera+show+circulado+fulo+comidas+tipicas.php
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+festival+allegria+reune+atracoes+gratuitas+teatro+musical+circo+capital.php
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/clima+ferias+menu+cultural+julho+oferece+pratos+com+gostinho+infancia+reflete+sobre+alimentacao+infantil.php
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+abre+portas+respeitavel+publico+com+programacao+gratuita+nas+ferias+julho.php
Nas férias de julho, CCBB Educativo – Arte e Cultura traz programação gratuita para toda a família.
Dentre as atividades voltadas aos pequenos estão contação de histórias, mediação de leitura, cantigas de roda, brincadeiras e oficinas lúdicas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+julho+ccbb+educativo+arte+cultura+traz+programacao+gratuita+para+toda+familia.php