Maio 15, 2025
Com um público de 4 mil pessoas em 20 cidades somando mais de 50 apresentações, o espetáculo CORPOMÁQUINA, do Robo.Art – agrupamento multimídia sediado em São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo – volta à São Paulo em apresentações gratuitas nos dias 24 e 25 de maio, sábado às 18h30 e domingo às 16h, dentro da programação da Virada Cultural do Sesc Pinheiros.
Ao explorar as fricções entre corpo e máquina, o espetáculo performático intermídia CORPOMÁQUINA – vencedor do Prêmio Denilto Gomes de Dança 2022 na categoria Intermédia Performática em Dança e indicado em duas categorias (Prêmio Técnico e Intérprete) no Prêmio APCA de Dança 2023 –, propõe a reflexão sobre o limite entre o biológico e o sintético, e sua inevitável fusão proporcionada pela busca incessante da superação das limitações humanas.
A obra, que mescla dança, performance e tecnologia, aborda o questionamento fronteiriço sobre até onde o corpo é humano, onde se torna máquina e em qual instante há campos simbióticos, éticos, poéticos e políticos a serem investigados.

Biológico e cibernético
CORPOMÁQUINA tem início com quatro artistas em cena – Vinicius Paquitinho Francês (direção coreográfica e performance), Vinicius Dall’Acqua (direção geral e operação de som), Gustavo Arão (técnico mecatrônica, operação de luz e contrarregragem) e Elissa Pomponio (operação de videomapping e design gráfico) – espalhados entre dispositivos de som, mecatrônica, iluminação, projeção e uma pirâmide triangular.
A dramaturgia e o conceito da obra abordam o conflito, a integração e a transgressão do humano-máquina, refletindo sobre o cruzamento do biológico e do cibernético. A partir do diálogo entre dança, performance e sensores musculares, CORPOMÁQUINA materializa uma pesquisa contínua do agrupamento sobre integração de linguagens artísticas e criações de dispositivos, que procura também repensar o corpo, o movimento e a arte diante uma dinâmica de redes e circuitos cocriativos.
Corpo e máquina
Conforme explicam os integrantes do Robo.art, com o avanço das tecnologias, a automatização e a digitalização da vida, CORPOMÁQUINA se propõe a questionar qual o futuro possível dessa fusão entre o ser humano e a máquina. Durante o processo criativo, o coletivo levantou as seguintes questões: Como distinguir o que é humano e o que é máquina? Com o avanço protético, artificial e científico-tecnológico em interação com nossas vidas, qual futuro nos aguarda? A partir desses questionamentos, o agrupamento desenvolveu um sistema próprio de tradução de movimentos baseado em sensores e microcontroladores para realizar a leitura da tensão e distensão muscular do bailarino que, ao se movimentar, produz a sonoridade da obra através desse dispositivo.
“A utilização destes mecanismos aborda uma ferramenta criativa de retroalimentação de estímulos sendo o som, o vídeo e os performers geradores e receptores sensório-audio-visuais do desenvolvimento da obra”, explica o performer Vinicius Francês.
Serviço
CORPOMÁQUINA
Com a Robo.Art
24 e 25 de maio, sábado às 18h30 e domingo às 16h.
Sesc Pinheiros [Espaço Expositivo 2º andar] – Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo.
45 minutos | 10 anos | Gratuito [Distribuição de ingressos no sábado, 24 de maio, sendo 70% de ingressos online a partir das 12h em sescsp.org.br ou app Credencial Sesc SP e 30% de ingressos para retirada presencial a partir das 16h nas bilheterias das unidades].
Ficha técnica
Ideia Original, Direção Geral, Criação e Operação de Som – Vinicius Dall'Acqua. Direção Coreográfica e Performer – Vinicius Paquitinho Francês. Operação de Video Mapping, Mídias Sociais e Design – Elissa Pomponio. Técnico Mecatrônico, Contrarregragem e Operação De Luz – Gustavo Arão. Provocação e Trilha Sonora Original – Eric Barbosa. Produção Local e Audiodescrição – Fabiana Pezzoti. Assessoria Acessibilidade Artística – Daniela Honório. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Realização e Produção Administrativa – Agrupamento Robo.Art (São José do Rio Preto).
Fonte: Assessoria de Imprensa - Nossa Senhora da Pauta
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+inicia+2026+com+apresentacoes+imperio+cirkus+recepcoes+artisticas+producoes+espetaculo+magico+kabuto.php
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+criativa+mente+traz+mis+dois+dias+repletos+arte+gastronomia+bem+estar+inovacao.php
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mab+faap+segue+com+quatro+exposicoes+gratuitas+ate+2026.php
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ilha+borore+localizada+extremo+sul+sao+paulo+cenario+nova+exposicao+fotografica+mis.php
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php