Janeiro 22, 2026
Depois de estrear em Nova York, no histórico La MaMa Experimental Theatre Club, e circular por importantes festivais internacionais na Europa, América Latina, África e Ásia, o espetáculo UM GRITO NO ESCURO chega a São Paulo para uma temporada gratuita no Centro Cultural Olido, de 11 a 20 de fevereiro, quarta a sexta-feira, às 19h. A temporada integra as comemorações dos 25 anos da Companhia Nova de Teatro e conta com patrocínio do Grupo Bauminas, por meio do ProAC ICMS.
Antes de desembarcar na capital paulista, o espetáculo ainda percorre uma intensa agenda internacional com apresentações na França, no Quai de Scène em Estrasburgo (22 e 23 de janeiro), Bulgária, no Top Centrala em Sofia (27 de janeiro) e Índia, no ITFOK na cidade de Kerala (31 de janeiro e 1º de fevereiro), reafirmando a potência universal de uma obra que dialoga com questões urgentes do nosso tempo.
Criado a partir de arquivos, cartas e depoimentos de mulheres presas políticas, em diálogo com processos de recriação ficcional, o solo interpretado por Carina Casuscelli investiga os mecanismos de opressão, a violência de Estado e as práticas de silenciamento durante a ditadura militar brasileira (1964–1985). UM GRITO NO ESCURO lança um olhar feminino sobre os traumas desse período histórico e suas reverberações no presente, propondo uma reflexão que ultrapassa fronteiras geográficas.
“Revisitar esse período não é apenas olhar para o passado, mas entender como mecanismos de repressão e censura reaparecem, de diferentes formas, no mundo atual. A peça nasce do desejo de transformar memória em presença e impedir que essas vozes sejam esquecidas”, explica Lenerson Polonini. Já a atriz Carina Casuscelli pontua que a montagem é um trabalho intenso e necessário. “Falar sobre esse período é também reafirmar o direito à memória e à liberdade de expressão”, diz ela.
Com recortes fictícios, distópicos e documentais, a dramaturgia constrói um panorama sensível e crítico dos acontecimentos que marcaram o país e ainda assombram o imaginário coletivo. “Em um momento em que discursos autoritários voltam a ganhar espaço, é fundamental que a arte provoque pensamento e reafirme a importância da democracia e dos direitos humanos”, completa o diretor.
25 anos nos palcos
UM GRITO NO ESCURO articula teatro físico, projeções em vídeo – criadas por Téo Ponciano – e trilha sonora original (assinada por Wilson Sukorski), construindo uma experiência sensorial que materializa memória, opressão e resistência. Para Polonini, essa linguagem híbrida dialoga diretamente com a temática da obra: “A memória não é linear, ela é fragmentada. O teatro físico evidencia as marcas deixadas no corpo; as projeções funcionam como camadas de arquivo e lembrança, imagens que surgem, desaparecem e insistem em retornar. Já a trilha sonora cria um ambiente emocional de silêncio, pressão e ruído. Esses elementos não ilustram a história, eles a tensionam”, destaca ele.
Apresentar o espetáculo em São Paulo tem um significado especial para a companhia, já que a cidade é onde a Companhia Nova de Teatro nasceu e construiu uma trajetória contínua de pesquisa e criação. “Depois de percorrer diferentes países com UM GRITO NO ESCURO, retornar para uma temporada aqui, no ano em que celebramos 25 anos de atividades ininterruptas, é compartilhar esse percurso com o público. É uma celebração da resistência, da continuidade e do nosso compromisso com um teatro conectado às questões do nosso tempo”, conta Polonini.
Além de UM GRITO NO ESCURO, as comemorações de 25 anos da Companhia incluem a apresentação de uma mostra de repertório, uma nova versão de A Voz Humana, de Jean Cocteau, novamente protagonizada por Carina Casuscelli, com estreia prevista para o segundo semestre no La MaMa ETC, em Nova York e a encenação de um autor clássico russo.
Sobre a Companhia Nova de Teatro
Fundada em 2001 por Lenerson Polonini e Carina Casuscelli, a Companhia Nova de Teatro desenvolve uma pesquisa continuada em teatro experimental, com ênfase em visualidade, hibridismo e criação multimídia. De caráter colaborativo, o grupo articula arte, tecnologia e temas contemporâneos, construindo uma trajetória marcada por forte intercâmbio internacional e presença em festivais e instituições da Europa, Ásia, África e Américas. Entre seus principais trabalhos estão Caminos Invisibles…La Partida – vencedor do Prêmio Internazionale Teatro dell’Inclusione Teresa Pomodoro (2012) –, Krísis, 2xForeman, a Trilogia Foreman, Barulho D’Água, A Cripta de Poe, Apátridas e Um Grito no Escuro, estreado no La MaMa Experimental Theatre, em Nova York. Ao completar 25 anos de atividades ininterruptas em 2026, a companhia inicia uma nova etapa de circulação internacional, reafirmando sua atuação contínua no circuito teatral global.
Site – cianovadeteatro.com | Instagram e Facebook – @cianovadeteatro.
Serviço
UM GRITO NO ESCURO
Com a Companhia Nova de Teatro
De 11 a 20 de fevereiro, quarta a sexta-feira, 19h (sessão do dia 20 de fevereiro acessível em Libras).
Centro Cultural Olido – Sala Paissandu – Av. São João, 473 – Centro, São Paulo.
50 minutos | +18 anos | Gratuito (uma parte dos ingressos é disponibilizada via Sympla e outra parte é distribuída uma hora antes de cada apresentação).
Sinopse: UM GRITO NO ESCURO é um espetáculo multimídia que investiga os mecanismos de opressão e censura durante a ditadura militar brasileira (1964–1985). Ao combinar materiais de arquivo com recriação ficcional, a obra constrói uma paisagem fragmentada de memória, silêncio e resistência. Por meio de uma linguagem cênica híbrida, que integra teatro físico, projeções de vídeo, paisagens sonoras e luz, o trabalho transforma documentos e depoimentos reais em uma experiência sensorial, na qual a história não é apenas documentada, mas recriada poeticamente.
Ficha técnica: Direção e dramaturgia – Lenerson Polonini. Atriz: Carina Casuscelli. Trilha Sonora – Wilson Sukorski. Vídeos – Teo Ponciano. Figurinos – Carina Casuscelli. Iluminação – Lenerson Polonini. Espaço Cênico – Lenerson Polonini e Carina Casuscelli. Técnico de Áudio – Felipe Moraes. Técnica de Iluminação – Verônica Castro. Assistente de Palco – César Chui Quenta. Formador de Público – Lenilson de Souza Thomaz. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Produção – Companhia Nova de Teatro em associação com o La MaMa Experimental Theatre Club.
Casa de Cultura do Parque oferece Oficina de criação de máscaras, com Igor Amarante.
Os participantes serão apresentados a máscaras e construções de diversas culturas, explorando seus significados e formas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/casa+cultura+parque+oferece+oficina+criacao+mascaras+com+igor+amarante.php
Cia. Fragmento de Dança apresenta de graça o celebrado ATO em espaços públicos de São Paulo em fevereiro e março.
Com direção e concepção de Vanessa Macedo, a dança é inspirada em manifestações de rua e foi indicada ao prêmio APCA 2025 de melhor espetáculo
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+fragmento+danca+apresenta+coreografia+ato+espacos+publicos+sao+paulo+fevereiro+marco.php
Acontece em São Paulo o Primeiro Festival de Teatro Trans e Travesti do Brasil.
Atrizes trans consagradas nos palcos do País se reúnem no Festival apresentado na SP Escola de Teatro, que celebra a arte, a resistência e a representatividade de travestis e transexuais no teatro brasileiro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/acontece+sao+paulo+primeiro+festival+teatro+trans+travesti+brasil.php
Centro Cultural Banco do Brasil SP celebra aniversário de São Paulo com passeio pelo centro histórico da cidade.
Ação percorrerá as ruas próximas ao edifício do CCBB, resgatando histórias pouco conhecidas dos logradouros. Haverá ainda a distribuição do doce pé-de-moleque
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+cultural+banco+brasil+celebra+aniversario+sao+paulo+passeio+centro+historico+cidade.php
Sesc Verão ocupa o Vão Livre do MASP com extensa programação gratuita no aniversário de São Paulo.
Atividades, em parceria com a Decathlon, têm como destaques as participações das medalhistas olímpicas da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, Julia Soares e Lorrane Oliveira, além de atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+verao+ocupa+vao+livre+masp+com+extensa+programacao+gratuita+aniversario+sao+paulo.php
Festival Pintando o 7 anima a temporada de férias com oficina e espetáculos gratuitos para as crianças e toda a família na CAIXA Cultural São Paulo.
De 27 de dezembro de 2025 a 25 de janeiro de 2026, com curadoria do escritor e dramaturgo pernambucano Luciano Pontes, a programação reúne dança, teatro e experiências interativas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+pintando+anima+temporada+ferias+com+oficina+espetaculos+gratuitos+para+criancas+toda+familia+caixa+cultural+sao+paulo.php
Montagem da premiada companhia Grupo XPTO chega a São Paulo.
"As Pedras de Javier" chega ao Teatro Arthur Azevedo, a partir de 24 de janeiro, com apresentações gratuitas aos sábados e domingos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/montagem+premiada+companhia+grupo+xpto+chega+sao+paulo.php