Espetáculo gratuito revive memórias da ditadura no Teatro Arthur Azevedo

Outubro 02, 2025

O espetáculo Tudo em Volta Está Deserto, dirigido por Christian Landi e com dramaturgia de Vitor Julian, segue sua circulação estadual e chega a São Paulo, na capital, nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro de 2025, no Teatro Arthur Azevedo, com quatro apresentações, uma roda de conversa e uma oficina. A peça recria atmosferas de 1971, período marcado pela repressão da ditadura militar, para narrar a trajetória de um grupo guerrilheiro que assassina um empresário ligado ao regime. Entre drama e narratividade, a encenação propõe um mergulho ficcional nas tensões políticas e sociais dos chamados "anos de chumbo", convidando o público a refletir sobre um passado recente e decisivo da história brasileira.

"Relembrar esse período tão difícil da história do Brasil é fundamental para que nunca mais se repita. Como artista e cidadão, considero obrigatório me posicionar, e a peça convida o público à construção de um pensamento crítico. Há uma força coletiva na encenação, motivo da escolha por um elenco numeroso e diverso. As personagens resgatam memórias de acontecimentos que marcaram a época, sem perder o diálogo com o presente. Defender a democracia é sempre uma pauta atual e urgente", destaca o diretor Christian Landi.

A circulação estadual de Tudo em Volta Está Deserto teve início na primeira semana de outubro, na SP Escola de Teatro (São Paulo), e agora chega ao Teatro Arthur Azevedo para uma nova temporada de apresentações. Após a passagem pela capital, o espetáculo segue para o Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo (15 e 16/11), para o Teatro TUSP, em Ribeirão Preto (29 e 30/11) e encerra a programação no Teatro do Kaos, em Cubatão (20 e 21/12).


Crédito: Italo Iago

Em todas as cidades, além das sessões do espetáculo, o público poderá participar de uma roda de conversa e da oficina Atuação e a Poética da Cena, conduzida pelo diretor Christian Landi, reforçando o caráter formativo da circulação.

A oficina, fruto de uma pesquisa desenvolvida ao longo de oito anos, propõe uma experiência prática de improvisação, criação de personagens, ação física e relação com o espaço. Destinada a jovens e adultos a partir de 16 anos, a atividade busca aproximar participantes da metodologia de trabalho aplicada no próprio processo criativo da peça.

"Oferecer a oficina a um público diverso é estar em sintonia com o desejo de uma troca genuína com o próximo. Ao mesmo tempo, amplia o acesso ao teatro e mostra que a criação artística é possível mesmo sem formação ou conhecimento específico na área. A partir de cenas da peça, os participantes terão contato com uma dramaturgia inédita, que os convida a pensar e agir como artistas criadores, fomentando o entrelaçamento entre arte e vida", completa Christian Landi.

Todas as atividades são gratuitas e contam com intérprete de Libras em algumas sessões, reforçando o compromisso do projeto em ampliar o acesso à arte e à memória coletiva.

"A história, as artes e a linguagem são territórios em disputa, nos quais memória e esquecimento definem como enxergamos determinado período. No início da década de 1970, a intensificação da repressão militar sufocou movimentos de resistência e fechou as janelas que apontavam para a perspectiva de um futuro mais livre e justo. Esta peça recupera, em uma ficção alicerçada em dados reais, as ações de homens e mulheres que se opuseram a todo custo. Com isso, esperamos contribuir para manter abertas as janelas do nosso tempo", finaliza o dramaturgo Vitor Julian.

Tudo em Volta está Deserto é um projeto realizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) do Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO
Local: Teatro Arthur de Azevedo (Sala Multiuso)
Endereço: Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo - SP, 03115-020
Entrada gratuita
Retirada de ingressos 1h antes das apresentações.
Inscrição para oficina pelo instagram do projeto: https://www.instagram.com/tudoestadeserto/
Classificação: 16 anos

31/10/25 | sexta-feira
20h | Apresentação do Espetáculo Tudo em Volta está Deserto

01/11/25 | sábado
20h | Apresentação do Espetáculo Tudo em Volta está Deserto
Roda de Conversa (após espetáculo)

02/11/25 | domingo
10h30 às 13h30 | Oficina "Atuação e a Poética da Cena"
18h | Apresentação do Espetáculo Tudo em Volta está Deserto

*Atividade com Intérprete de Libras

Fonte: Assessoria Bianco

Outras notícias

Circulação gratuita de As Aves da Noite, de Hilda Hilst, contempla 5 cidades paulistas.
Espetáculo, cuja história se passa em um campo de concentração nazista, tem apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo, Campinas, São Caetano do Sul, São Paulo e Ribeirão Preto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circulacao+gratuita+aves+noite+hilda+hilst+contempla+cidades+paulistas.php

Cia. Estrela D
A encenação nasce de uma jornada de escuta, memória e criação coletiva, entrelaçando teatro, literatura e histórias de mulheres. Com foco em acessibilidade, as apresentações contarão com visita tátil e Programa de Previsibilidade para pessoas neuro divergentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+estrela+alva+celebra+anos+com+novo+projeto+cenico+dedicado+ancestralidade+feminina.php

Teatro, palhaçaria, Festival de Cultura Surda e cinema on-line integram programação do Mês das Crianças do Itaú Cultural.
Durante todo o mês de outubro, o IC promove atividades para as crianças e suas famílias. Entre elas, o espetáculo interativo Cidade-Brinquedo, do premiado Grupo Esparrama, que, junto à peça A Botija, Um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro, integram a Viradinha, iniciativa da Prefeitura realizada em diferentes instituições culturais da cidade.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+palhacaria+festival+cultura+surda+cinema+line+integram+programacao+mes+das+criancas+itau+cultural.php

No mês do Halloween, Cine Kids, do MIS, realiza exibição gratuita da animação Hotel Transilvânia.
Após a sessão, Núcleo Educativo do Museu realiza uma oficina de montagem de "múmias-lanterna".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+halloween+cine+kids+mis+realiza+exibicao+gratuita+animacao+hotel+transilvania.php

Prefeitura de São Paulo realiza primeira edição da Viradinha no mês das crianças com mais de 400 atividades gratuitas.
Programação acontece dias 4 e 5 de outubro em mais de 90 espaços da prefeitura como teatros, bibliotecas, Casas de Cultura, centros culturais em todas as regiões da cidade, além de parcerias com o Sesc São Paulo e entidades culturais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/prefeitura+sao+paulo+realiza+primeira+edicao+viradinha+mes+das+criancas+com+mais+400+atividades+gratuitas.php

Show Vida de Viajante celebra o Dia do Nordestino com apresentação gratuita no Teatro Cacilda Becker.
Para marcar o Dia do Nordestino, comemorado em 8 de outubro, o show terá uma apresentação única e gratuita no palco do Teatro Cacilda Becker, oferecendo ao público uma homenagem especial a um dos maiores ícones da música e da cultura brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/show+vida+viajante+celebra+dia+nordestino+com+apresentacao+gratuita+teatro+cacilda+becker.php

Barracão Cultural apresenta gratuitamente espetáculo infantil Rumboldo no Teatro Cacilda Becker.
Com direção de Rhena de Faria e texto de Eloisa Elena, espetáculo narra saga de um reizinho autoritário e com mania de poder.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/barracao+cultural+apresenta+gratuitamente+espetaculo+infantil+rumboldo+teatro+cacilda+becker.php

VI Festival das Marias no Brasil traz programação gratuita para São Paulo.
Programação ocorre no Teatro Paulo Eiró, em São Paulo, na Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária, em Mairinque, no Sesc Rio Preto e no Cris de Freitas Ateliê, em São José do Rio Preto, e online pelo canal do Festival no YouTube.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+das+marias+brasil+traz+programacao+gratuita+para+sao+paulo.php

14ª Semana de Estudo de Leitura da Cidade de São Paulo apresenta gratuitamente espetáculo de música erudita Brasil Apaixonado: Lendas Amazônicas e Folclóricas.
Victhor Fabiano e Yuri Pingo, em duo de canto e piano, trazem para o palco as históricas canções folclóricas do compositor paraense Waldemar Henrique, um dos mais notáveis nomes da música erudita do Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+estudo+leitura+cidade+sao+paulo+apresenta+gratuitamente+espetaculo+musica+erudita+brasil+apaixonado+lendas+amazonicas+folcloricas.php