Outubro 02, 2025
O espetáculo Tudo em Volta Está Deserto, dirigido por Christian Landi e com dramaturgia de Vitor Julian, segue sua circulação estadual e chega a São Paulo, na capital, nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro de 2025, no Teatro Arthur Azevedo, com quatro apresentações, uma roda de conversa e uma oficina. A peça recria atmosferas de 1971, período marcado pela repressão da ditadura militar, para narrar a trajetória de um grupo guerrilheiro que assassina um empresário ligado ao regime. Entre drama e narratividade, a encenação propõe um mergulho ficcional nas tensões políticas e sociais dos chamados "anos de chumbo", convidando o público a refletir sobre um passado recente e decisivo da história brasileira.
"Relembrar esse período tão difícil da história do Brasil é fundamental para que nunca mais se repita. Como artista e cidadão, considero obrigatório me posicionar, e a peça convida o público à construção de um pensamento crítico. Há uma força coletiva na encenação, motivo da escolha por um elenco numeroso e diverso. As personagens resgatam memórias de acontecimentos que marcaram a época, sem perder o diálogo com o presente. Defender a democracia é sempre uma pauta atual e urgente", destaca o diretor Christian Landi.
A circulação estadual de Tudo em Volta Está Deserto teve início na primeira semana de outubro, na SP Escola de Teatro (São Paulo), e agora chega ao Teatro Arthur Azevedo para uma nova temporada de apresentações. Após a passagem pela capital, o espetáculo segue para o Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo (15 e 16/11), para o Teatro TUSP, em Ribeirão Preto (29 e 30/11) e encerra a programação no Teatro do Kaos, em Cubatão (20 e 21/12).

Em todas as cidades, além das sessões do espetáculo, o público poderá participar de uma roda de conversa e da oficina Atuação e a Poética da Cena, conduzida pelo diretor Christian Landi, reforçando o caráter formativo da circulação.
A oficina, fruto de uma pesquisa desenvolvida ao longo de oito anos, propõe uma experiência prática de improvisação, criação de personagens, ação física e relação com o espaço. Destinada a jovens e adultos a partir de 16 anos, a atividade busca aproximar participantes da metodologia de trabalho aplicada no próprio processo criativo da peça.
"Oferecer a oficina a um público diverso é estar em sintonia com o desejo de uma troca genuína com o próximo. Ao mesmo tempo, amplia o acesso ao teatro e mostra que a criação artística é possível mesmo sem formação ou conhecimento específico na área. A partir de cenas da peça, os participantes terão contato com uma dramaturgia inédita, que os convida a pensar e agir como artistas criadores, fomentando o entrelaçamento entre arte e vida", completa Christian Landi.
Todas as atividades são gratuitas e contam com intérprete de Libras em algumas sessões, reforçando o compromisso do projeto em ampliar o acesso à arte e à memória coletiva.
"A história, as artes e a linguagem são territórios em disputa, nos quais memória e esquecimento definem como enxergamos determinado período. No início da década de 1970, a intensificação da repressão militar sufocou movimentos de resistência e fechou as janelas que apontavam para a perspectiva de um futuro mais livre e justo. Esta peça recupera, em uma ficção alicerçada em dados reais, as ações de homens e mulheres que se opuseram a todo custo. Com isso, esperamos contribuir para manter abertas as janelas do nosso tempo", finaliza o dramaturgo Vitor Julian.
Tudo em Volta está Deserto é um projeto realizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) do Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO
Local: Teatro Arthur de Azevedo (Sala Multiuso)
Endereço: Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo - SP, 03115-020
Entrada gratuita
Retirada de ingressos 1h antes das apresentações.
Inscrição para oficina pelo instagram do projeto: https://www.instagram.com/tudoestadeserto/
Classificação: 16 anos
31/10/25 | sexta-feira
20h | Apresentação do Espetáculo Tudo em Volta está Deserto
01/11/25 | sábado
20h | Apresentação do Espetáculo Tudo em Volta está Deserto
Roda de Conversa (após espetáculo)
02/11/25 | domingo
10h30 às 13h30 | Oficina "Atuação e a Poética da Cena"
18h | Apresentação do Espetáculo Tudo em Volta está Deserto
*Atividade com Intérprete de Libras
Fonte: Assessoria Bianco
Circo Marambio promove Mostra na Lona, com 16 atrações divididas em quatro dias de programação na �gua Branca.
Primeira edição da Mostra traz noite de variedades, espetáculos de circo, teatro e dança, com algumas sessões gratuitas e outras com entrada de R$ 10,00.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+marambio+promove+mostra+lona+com+atracoes+divididas+quatro+dias+programacao+agua+branca.php
Tertulia e o Fantástico Circo de Pulgas chega ao SESC Pompeia para celebrar a imaginação.
Com Fernanda Nunes, espetáculo dirigido por Cláudio Saltini transforma uma pulguinha acrobata em estrela de um circo extraordinário.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tertulia+fantastico+circo+pulgas+chega+sesc+pompeia+para+celebrar+imaginacao.php
Itaú Cultural recebe apresentação única de Camiseta de Amora, sobre a jornada póstuma de uma criança periférica.
Primeiro espetáculo do coletiva AGÔ – Teatro Popular, o espetáculo reúne memórias, ancestralidades, religiosidade e questões relacionadas à violência do Estado e à falta de infraestrutura básica nas periferias.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+apresentacao+unica+camiseta+amora+sobre+jornada+postuma+uma+crianca+periferica.php