Espetáculo gratuito O Circo da Lona Torta celebra 20 anos da Trupe Lona Preta no Sesc Pompeia

Outubro 03, 2025

Até 12 de outubro de 2025, às sextas-feiras, 16h30, sábados, 11h e 16h30, e domingos, 11h, com entrada gratuita, a Trupe Lona Preta (@trupelonapreta) estreia o espetáculo "O Circo da Lona Torta", no Sesc Pompeia, Zona Oeste de São Paulo. A temporada celebra os 20 anos do grupo, que se firmou como referência no uso da linguagem da palhaçaria.

"O Circo da Lona Torta" convida o público a refletir e rir ao lado de artistas que desejam se apresentar, mas são surpreendidos por um CEO que afirma ser dono da arena e tenta impedi-los de seguir com o espetáculo. A narrativa se desenrola no impasse entre ceder ou encarar o obstáculo imposto.

Com um grande coro circense e musical, o espetáculo une teatro de mamulengo, palhaçaria, música instrumental, malabarismo e acrobacias, em uma encenação que revisita o formato tradicional dos cabarés circenses. Cada ato do espetáculo – seja cômico, musical ou acrobático – torna-se também uma forma de resistência frente à tentativa de expulsão.


Crédito: Suelen Dias

Sediada no Jardim Guarau, periferia da Zona Oeste de São Paulo, a Trupe Lona Preta é formada por artistas que transitam entre o circo, o teatro e a música, desenvolvendo uma pesquisa continuada sobre a linguagem do palhaço e sua potência como ferramenta de comunicação popular.

A temporada acontece na Área de Convivência do Sesc Pompeia e não é necessário retirar ingresso.

Informações: www.instagram.com/trupelonapreta e www.sescsp.org.br/programacao/o-circo-da-lona-torta/

Serviço: Estreia do espetáculo "Circo da Lona Torta" - Com Trupe Lona Preta - Sinopse: Uma trupe de circo chega para apresentar seu espetáculo, mas é surpreendida por um poderoso CEO que afirma ser dono da arena. Diante desse impasse - ficar ou sair -, os palhaços precisam decidir o que fazer. A trama de "O Circo da Lona Torta" se desenrola nesse dilema, no qual artistas e público, por meio de expedientes circenses e populares, encaram o obstáculo imposto. Duração: 50 minutos. Grátis. Classificação: Livre.

Quando: até 12 de outubro de 2025 - Horário: Sextas-feiras, às 16h30. Sábados, às 11h e às 16h30. Domingos, às 11h - Onde: Sesc Pompeia - Área de Convivência - R. Clélia, 93 - Água Branca, São Paulo - SP, 05042-000 - Acessibilidade: física. Estacionamento: Não.

Ficha Técnica - Direção e dramaturgia: Joel Carozzi e Sergio Carozzi. Composição, Arranjo e Direção Musical: Alexandre Matos, Joel Carozzi e Wellington Bernado. Elenco: Abraão Kimberley, Alexandre Matos, André Schulle, Danilo Cavalcante, Gui Awazu, Henrique Alonso, Joel Carozzi, Mizael Alvez, Rachel de Boa, Sérgio Carozzi. Músicos: Clara Kok, Hiles Moraes, Jessica Evangelista, João Fernandes, Mateus Andrade, Otávio Luiz, Wellington Bernado. Figurinos: Laura Alves, Joel Carozzi e Sérgio Carozzi. Preparação Vocal: William Guedes. Costureira: Mada Costura e Arte. Técnico de som: Leandro Simões. Ilustração: Kei Isogai. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini de Souza. Produção: Trupe Lona Preta. Produção Executiva: Henrique Alonso. Produção de campo: Milena Marques e Elisa Taemi. Agradecimento: Dona Meris e Xté Marçal

Fonte: Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini

Outras notícias

Na noite da Virada Cultural, CCBB SP apresenta clássicos do samba e pagode em show gratuito do grupo PAGÔ SP.
Projeto de Hasani Bantu, Rodrigo Nascimento e Marcelo Nascimento, o grupo PAGÔ traz a pegada percussiva e harmônica do samba raiz, com canções nostálgicas que falam de amor, amizade e vida cotidiana, inspiradas na exposição Atlântico Sertão, em cartaz no CCBB SP.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/noite+virada+cultural+ccbb+apresenta+classicos+samba+pagode+show+gratuito+grupo+pago.php

Comédia trágica El Brasil Destituído questiona colonização do país e estreia no CCSP.
Com direção de Fernanda Raquel, espetáculo subverte comédia barroca de Félix Lope de Vega y Carpio, escrita no século 17, para questionar os violentos processos coloniais que constituíram o Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/comedia+tragica+brasil+destituido+questiona+colonizacao+pais+estreia+ccsp.php

12º Round: A História de Emile Griffith homenageia um dos maiores boxeadores da história em nova temporada no TUSP.
Com a dramaturgia de Sérgio Roveri e direção de Bruno Lourenço, espetáculo conta a história desse lutador que enfrentou o preconceito ao assumir sua bissexualidade e evidencia como o racismo e a homofobia sempre estiveram presentes no meio esportivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/round+historia+emile+griffith+homenageia+dos+maiores+boxeadores+historia+nova+temporada+tusp.php

Novas edições do projeto Sonora Brasiliana do Itaú Cultural apresentam Allan Abbadia e Camila Silva.
Ele toca trombone e executa repertório autoral inspirado na diáspora africana. Ela dedica a sua apresentação a compositoras e instrumentistas de diferentes gerações do chorinho brasileiro. Cada show tem como cenário o Espaço Olavo Setubal, que abriga a exposição permanente Brasiliana Itaú com livros, pinturas, gravuras e documentos que percorrem a história do Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+edicoes+projeto+sonora+brasiliana+itau+cultural+apresentam+allan+abbadia+camila+silva.php

Nesta semana, Mundo do Circo SP recebe Circo Moscou, Mini Circo Vai Vai Criança Feliz, Conforto & Cia e Cia Imediata de Teatro & Chungo Malungo.
A programação é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nesta+semana+mundo+circo+recebe+circo+moscou+mini+circo+vai+vai+crianca+feliz+conforto+cia+cia+imediata+teatro+chungo+malungo.php

Itaú Cultural recebe Osmar Prado e Maurício Machado em curta temporada da peça O Veneno do Teatro.
Versão brasileira para a obra do premiado dramaturgo espanhol Rodolf Sirera, já encenada em 62 países, a montagem leva à cena uma história de suspense na qual um excêntrico marquês convida um ator ambicioso e renomado a interpretar uma peça de sua autoria. A trama, no entanto, vira um jogo psicológico de dominação do marquês sobre o ator.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+osmar+prado+mauricio+machado+curta+temporada+peca+veneno+teatro.php