Espaço introduz crianças ao mundo do Graffiti em São Paulo

Março 13, 2018

A partir do dia 19 de março, o Funil Arteiro promove oficinas de Artes Urbanas para crianças de 3 a 10 anos. Além do Grafitti, o espaço também terá aulas de Street Dance, Percussão, Teatro de Rua e Livre Brincar. As oficinas acontecem no Teatro do Funil, espaço cultural localizado na Barra Funda, em São Paulo. As aulas têm a duração de quatro meses e acontecem nos períodos da manhã ou da tarde, dependendo da oficina. O espaço ainda abrirá algumas vagas gratuitas para a comunidade carente da região, sendo que as oficinas possuem valores diversos. Ao final do curso os alunos poderão participar de uma mostra aberta ao público para exibir os trabalhos desenvolvidos.

O Funil Arteiro não é o primeiro projeto para crianças do Teatro do Funil. O espaço, sediado na rua Lopes Chaves desde 2015, tem programação para todas as idades e já passou por um conjunto de ações ligadas à apropriação do espaço pelas artes e educação, recebendo diversas oficinas e espetáculos voltados para o público infantil. Agora, o espaço abre suas portas para as Artes Urbanas e para o Livre Brincar como uma resposta ao acesso das crianças da região a um espaço em que elas possam pensar e atuar na cidade em que vivem e ter a oportunidade de experimentarem ferramentas necessárias para se constituírem em seres humanos plenos.

Todas as oficinas oferecidas pelo espaço estão ligadas aos grandes centros urbanos, como por exemplo o Street Dance, que tem grande influência da cultura Hip Hop e difunde-se pela cidade em diversos ambientes. O projeto pretende despertar o olhar das crianças para o ambiente que as rodeia e estimular a criação de suas próprias soluções para a cidade em que vivem. As aulas de percussão serão ministradas pelo professor e músico Tito Galembeck, a oficina de Teatro de Rua será conduzida pela atriz e arte-educadora Arianne Lima e as atividades de Livre Brincar serão orientadas pela atriz e arte-educadora Teresa Cecília.

Já a oficina de Grafitti será ministrada pelo arte-educador e grafiteiro Márcio Sick. Partindo das famosas intervenções do precursor italiano Alex Vallauri, passando pelo estêncil contemporâneo do inglês Banksy e pelos principais expoentes da arte de rua na cidade, as crianças poderão aprender desde os princípios de mistura de cores, projeção e desenho para estêncil até as técnicas para aplicação de spray. Ao final da oficina, as crianças farão uma imagem coletiva de graffiti em um dos muros do Teatro do Funil, e esta pintura, juntamente com os demais trabalhos produzidos nas outras oficinas, serão expostos em uma Mostra Aberta.

Serviço
Oficinas de Artes Urbanas
Data: A Partir de 19 de março
Inscrições: Até 18 de março
Teatro do Funil
Rua Lopes Chaves, 72 – Barra Funda, próximo ao Metrô Marechal Deodoro.
Para informações e valores: funilarteiro@gmail.com
As inscrições devem ser feitas através do site ou pessoalmente.