Setembro 10, 2020
O cineasta Esmir Filho é o novo convidado da próxima edição da coluna Um Certo Alguém, a ser publicada às 13h, no dia 10 de setembro (quinta-feira), no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br. O objetivo da série é entrevistar artistas e pessoas do meio da arte e da cultura, semanalmente, para criar um material curto e de rápido consumo. Os participantes respondem quatro perguntas fixas sobre passado, presente e futuro, abordando um ponto de vista pessoal, e sobre como se auto identificam.
O paulistano dirigiu Tapa na Pantera, em 2006, Alguma Coisa Assim, no mesmo ano, Os Famosos e os Duendes da Morte, em 2009, e Baleia, em 2017, entre outras produções. Nas telas, já filmou diversos enredos, mas a história de sua maior saudade é das coisas nunca vividas. “Todas as coisas boas procuro aproveitar ao máximo e penso que elas têm o tempo e um arco para acontecer,” conta ele fundindo vida e arte ao compreender períodos da própria vida como narrativas ritmadas, como as que ele mesmo produz nas telas. No mesmo embalo, o que mais o emociona no dia a dia são filmes que lançam perguntas, músicas que o fazem pensar, livros que prendem sua atenção. “Pessoas que escutam. Pequenos gestos de afeto. Danças. Natureza”, diz ele.
No embalo das quatro perguntas que direcionam as perspectivas dos convidados, Esmir ainda diz, imaginando uma cena, como imagina o amanhã, deixando para o espectador imaginar seus significados. “Um beija-flor, agente polinizador, colorido e de metabolismo rápido, batendo minhas asas 80 vezes por segundo, bicando de flor em flor, sem cansar”, finaliza o cineasta, contador de histórias que quer dialogar com o mundo através de suas narrativas.
IC virtual
Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do novo coronavírus, a organização tem intensificado a produção de materiais e conteúdos pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.
Para acessar as edições anteriores de Um Certo Alguém:
Tom Zé: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/tom-ze-um-certo-alguem
Natalia Borges Polesso: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/elza-soares-um-certo-alguem
Elza Soares: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/elza-soares-um-certo-alguem
Letrux: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/letrux-um-certo-alguem
Valéria Barcellos: https://www.itaucultural.org.br/valeria-barcellos-certo-alguem
Bruna Valença: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/bruna-valenca-certo-alguem
Jarid Arraes: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/jarid-arraes-certo-alguem
Micaela Cyrino: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/micaela-cyrino-certo-alguem
Serviço
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php