Escola Prática de Samba estreia em São Paulo com roda gratuita no dia 3 de março

Fevereiro 27, 2026

A Escola Prática de Samba realiza, no dia 3 de março de 2026, das 19h às 22h, sua cerimônia oficial de abertura no Centro Cultural Olido, em São Paulo. O evento marca o lançamento público da iniciativa e apresenta ao público a proposta pedagógica da escola em uma noite que combina fala institucional, apresentação musical inédita das professoras e dos professores e roda de samba aberta ao final da programação.

Entre as professoras e os professores da Escola, destaca-se a cantora Adriana Moreira, nascida no samba e frequentadora das rodas paulistanas desde a infância, quando acompanhava a mãe à Escola de Samba Camisa Verde e Branco. A intérprete construiu trajetória marcada pela pesquisa e pela valorização da música afro-brasileira, com os álbuns Direito de Sambar (2006), dedicado à obra do compositor baiano Batatinha, e Cordão (2015), com repertório autoral fruto de intensa investigação musical. Ao longo da carreira, dividiu palco com nomes como Monarco, Dona Ivone Lara, Wilson Moreira e Paulinho da Viola.

Também o violonista de sete cordas Marcelo Monserrat, que iniciou a carreira nos anos 1980 e estudou diretamente com Dino 7 Cordas. Ao longo de sua trajetória, apresentou-se com Clementina de Jesus, Jair Rodrigues, Dona Ivone Lara, Wilson Moreira, entre outros.

Adriana Moreira
Crédito: Fábio Eufrazio

Completam o time de professores Tahyná Oliveira (flauta), Marcelo Martins (cavaquinho com afinação de bandolim), Lucas Arantes (cavaquinho), Pedro Moreira (trombone), Alfredo Castro (percussão) e Pedro Pita (percussão).

Idealizada pela produtora Caminhante Music, em co-realização com a SP Cidade de Todas as Artes e a Prefeitura da Cidade de São Paulo, a Escola Prática de Samba foi contemplada na 2ª edição do Programa de Fomento às Comunidades de Samba, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, e terá suas atividades desenvolvidas ao longo de 2026.

Inspirada em experiências formativas similares ligadas ao ensino do choro, a Escola Prática de Samba propõe articular prática de instrumento, pesquisa e vivência do samba. Ao longo de 2026, a iniciativa realiza cursos regulares de violão, percussão, canto, cavaquinho, cavaquinho com afinação de bandolim, flauta e trombone, organizados em dois semestres letivos e duas turmas por instrumento.

O processo seletivo inicial registrou 947 inscritos concorrendo para 240 vagas, indicando a alta demanda pelo estudo do samba na cidade. O ano letivo da Escola Prática de Samba inclui, ainda, atividades abertas ao público, como rodas de samba mensais com alunos e professores, palestras temáticas e recitais de encerramento de semestre.

"A realização desse projeto nasce do desejo de se criar uma escola de ensino de samba nos moldes do que já existe para o choro, como a Escola Portátil de Música (RJ) e a Escola de Choro de São Paulo. A vivência e a formação dessas escolas são incríveis, beneficiando-se todos os envolvidos e o próprio choro enquanto linguagem de nossa música popular. Daí me surgiu a pergunta: por que não existe uma escola nesses moldes voltada ao samba? Esse foi o primeiro impulso para a criação da Escola Prática de Samba", finaliza Douglas Oliveira, diretor da Caminhante Music.

SERVIÇO
Escola Prática de Samba – Cerimônia de Abertura + Roda de Samba
Data: 03 de março de 2026
Horário: 19h às 22h30
Local: Sala Olido – Centro Cultural Olido
Endereço: Av. São João, 473 – Centro – São Paulo
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria Bianco

Outras notícias

Encontro com Professores debate legado de Mestre Didi e ensino da cultura afro-brasileira no Itaú Cultural.
Ação formativa promove reflexão sobre arte, ancestralidade e práticas pedagógicas a partir da exposição Mestre Didi – invenção e ancestralidade na arte afro-brasileira, atualmente em cartaz na instituição.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/encontro+com+professores+debate+legado+mestre+didi+ensino+cultura+afro+brasileira+itau+cultural.php

Festival de Cinema Paranapiacaba retorna à vila histórica com mais de 60 filmes independentes.
Reconhecido por reunir plateias lotadas, o evento já chegou a atrair cerca de 1.500 pessoas ao longo de suas sessões. A programação deste ano acontece entre os dias 19 e 21 de junho, com exibições de 63 curta-metragens, atividades formativas, debates e atrações gratuitas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+cinema+paranapiacaba+retorna+vila+historica+com+mais+filmes+independentes.php

Rei Menino celebra a Festa de Coroação de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha com apresentações gratuitas.
Com texto de Rafael Cristiano e direção de Cleydson Catarina, espetáculo ressalta a importância dessa manifestação popular para a população negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/rei+menino+celebra+festa+coroacao+nossa+senhora+rosario+dos+homens+pretos+penha+com+apresentacoes+gratuitas.php

Espetáculo sobre pernas de pau transforma trilha do Jaraguá em percurso poético pela memória da floresta.
Em uma caminhada guiada pela mata, árvores ganham voz, cipós conduzem histórias e o público é convidado a enxergar a floresta com outros olhos. Novo espetáculo do Grupo Flamingos ocupa o Parque Estadual do Jaraguá com uma experiência itinerante sobre a preservação da flora da Mata Atlântica.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+sobre+pernas+pau+transforma+trilha+jaragua+percurso+poetico+pela+memoria+floresta.php

"Vidrado" estreia no Sesc Bom Retiro com a pesquisa inédita de Guilherme Torres no equilibrismo.
Sobre um monociclo acrobático, percorrendo uma trilha de garrafas de vidro com objetos em movimento, o artista cria uma narrativa delicada sobre a coragem de continuar, mesmo diante do impossível.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vidrado+estreia+sesc+bom+retiro+com+pesquisa+inedita+guilherme+torres+equilibrismo.php