Outubro 24, 2025
Entre o mito e o cotidiano, entre o Orum e o Ayê, nasce Erê Ayê, um espetáculo para as infâncias que entrelaça poesia, ancestralidade e o poder do brincar. Com dramaturgia de Luz Ribeiro e direção de Marina Esteves, a montagem propõe um encontro entre o mundo dos orixás e o universo das crianças de hoje, cada vez mais conectadas às telas e distantes da imaginação coletiva. O projeto foi contemplado pela 5ª edição do Edital Culturas Negras (2024) e passa pela Fábrica de Cultura Brasilândia no dia 29 de outubro, em duas sessões, às 10h30 e 14h30.
Na trama, Iemanjá, ao perceber que as crianças da Terra estão tristes e distraídas, pede a Olorum que envie um espírito brincante para restaurar a alegria perdida. Surge então Erê, guardião das risadas e da pureza, que desce ao mundo para despertar nas crianças o desejo de brincar. Ao encontrar Amora e Pedro, dois irmãos fascinados pelas telas, o pequeno espírito precisa lembrar-lhes que brincar também é uma forma de oração e de resistência.
"A tristeza se espalhou como uma névoa densa, sufocando a alegria e a imaginação das crianças", lamenta Iemanjá em uma das falas do espetáculo. A frase resume o tom poético da obra, que mistura canto, corpo e fé em cena para afirmar a infância como território sagrado. Entre amarelinhas, rimas, maculelê e cantigas, Erê Ayê transforma o palco em espaço de encantamento e ancestralidade.

No texto de Ribeiro, a jornada do Erê culmina quando ele finalmente ganha um nome - Estrela - símbolo de pertencimento e identidade. "Eu sou Estrela, Erê de Iemanjá", diz a personagem no epílogo, selando a reconciliação entre o sagrado e o humano, entre o passado e o agora.
Com elenco formado por Thaina Muniz, Mauricio Silva e Luz Ribeiro, Erê Ayê convida adultos e crianças a partilharem o riso como forma de cura. A direção musical é assinada por Felipe Parra, Natalia Nery e Maurício Badé, com canções que mesclam ritmo, reza e brincadeira.
SERVIÇO
Erê Ayê na Fábrica de Cultura Brasilândia
Data: 29 de outubro de 2025 (quarta-feira)
Horários: 10h30 e 14h30
Ingresso: Gratuito
Endereço: Av. General Penha Brasil, 2508, Brasilândia, São Paulo - SP
Fonte: Assessoria Bianco
Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php
Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php
Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php
Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php
Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php
Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php
Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php