Entrevista com o dramaturgo Samir Yazbek encerra a temporada do podcast Dramaturgia: Janelas Abertas

Setembro 29, 2020

O podcast “Dramaturgia: Janelas Abertas”, projeto do Célia Helena Centro de Artes e Educação - uma das mais conceituadas escolas de teatro do país, dirigida por Lígia Cortez -, chega à sua última edição na quinta-feira, dia 1º de outubro, recebendo como entrevistado o dramaturgo Samir Yazbek, num bate-papo conduzido por Marcos Barbosa. O programa pode ser ouvido diretamente no site celiahelena.com.br/podcasts ou em agregadores como Spotify e Spreaker.


Crédito: Heloisa Bortz

No programa, Yazbek revelará ao público sua visão sobre a dramaturgia e a maneira como ela é abordada em seu trabalho pessoal, reconhecido pela crítica especializada como um dos principais dramaturgos contemporâneos do país.

Desde o mês de junho foram ao ar sete programas, reunindo entrevistas com autores, atrizes, atores e diretores que trabalham no Célia Helena Centro de Artes e Educação e que integraram o projeto “Dramaturgia: Janelas Abertas”, transmitidas via Zoom no primeiro semestre de 2020.

Os ouvintes tiveram a oportunidade de acompanhar entrevistas conduzidas pelos coordenadores do curso de Pós-Graduação em Dramaturgia do Célia Helena, Marcos Barbosa e pelo próprio Samir Yazbek, com participantes como a atriz Simoni Boer, a atriz e diretora do Célia Helena Centro de Artes e Educação, Lígia Cortez, o diretor Marco Antonio Rodrigues, o diretor Marcelo Lazzaratto, o ator Laerte Mello e a atriz Bete Dorgam.

“O objetivo é abordar, por meio dessa atividade extra da escola, a dramaturgia por diversos ângulos, criando uma rede de afeto e solidariedade que nos estimule a seguir pensando o nosso teatro nesse momento tão desafiador da nossa história”, explica Samir Yazbek.

Sobre Samir Yazbek

Samir Yazbek é dramaturgo. Nasceu em São Paulo em 7 de setembro de 1967. Mestre em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2017) e bacharel em Cinema pela Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo (1990). Consolidou sua formação teatral com o diretor Antunes Filho, no Centro de Pesquisa Teatral do Serviço Social do Comércio, em São Paulo (1997). Escreveu “O Fingidor” (Prêmio Shell 1999 de melhor autor), “A Terra Prometida” (entre os dez melhores espetáculos de 2002, por O Globo), “A Entrevista” (Lígia Cortez indicada ao Prêmio Shell de melhor atriz em 2004), “As Folhas do Cedro” (Prêmio APCA 2010 de melhor autor) e "O Eterno Retorno" (indicada na categoria Melhor Dramaturgia pelo Prêmio Aplauso Brasil 2018), entre outras peças. Escreve artigos para a imprensa, participa de festivais, ministra palestras, cursos e oficinas de dramaturgia no Brasil e no exterior. Fez conferências em Cádiz (Espanha), Londres (Inglaterra) e Minnesota (EUA). Teve alguns de seus textos publicados (e encenados) no Brasil, Bolívia, Cuba, Inglaterra, México, Polônia e Portugal. Na TV Cultura, em parceria com a Rede Sesc TV, escreveu e dirigiu o teleteatro “Vestígios” e dirigiu uma adaptação de sua peça “O Fingidor”. Coordena a Pós-Graduação Lato Sensu em Dramaturgia da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), em São Paulo, além de ser um dos orientadores do Mestrado Profissional em Artes da Cena da mesma instituição.

Serviço
Célia Helena Centro de Artes e Educação - Podcast Dramaturgia: Janelas Abertas
Dia 1º de outubro
Entrevistado: Samir Yazbek
Bate-papo conduzido por: Marcos Barbosa
Link: celiahelena.com.br/podcasts