Entre andares e tempos: Sesc Consolação promove visita mediada na Jornada do Patrimônio 2025

Agosto 11, 2025

O Sesc Consolação integra a programação da Jornada do Patrimônio 2025, promovida pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo, com a visita mediada Entre andares e tempos: Sesc Consolação na Jornada do Patrimônio, que acontece no sábado, dia 16 de agosto. O ponto de encontro será às 13h30, com uma breve apresentação inicial, seguida da visita, das 14h às 17h30. A inscrição é gratuita e pode ser feita on-line pelo site ou, presencialmente, na Central de Atendimento do Sesc Consolação.

Conduzida pela atriz Maria Baú e mediada por profissionais de diversas áreas artísticas e técnicas da unidade, a experiência convida o público a um percurso imersivo por seus ambientes emblemáticos, desvelando memórias, vocações e vivências artísticas, esportivas e socioeducativas que fazem do Sesc Consolação um patrimônio vivo e pulsante da cidade.

Projetado pelo arquiteto Ícaro de Castro Mello e inaugurado em 1967, o Sesc Consolação foi a primeira unidade construída sob medida para abrigar a multiplicidade de programas e projetos do Sesc São Paulo, consolidando-se como um espaço singular no panorama cultural paulistano e do Brasil.


Crédito: Yghor Boy

O roteiro conduz o público por espaços que respiram história, experimentação e muita arte. No Centro de Pesquisa Teatral (CPT) — dirigido pelo encenador Antunes Filho por quase quatro décadas — será possível entender a importância desse núcleo na pesquisa e na formação da cena teatral brasileira, conhecer sua trajetória, seus processos artísticos atuais e participar de uma curta vivência de teatro.

Já no Teatro Anchieta — um dos mais icônicos da capital, que recebeu nomes como Bibi Ferreira, Paulo Autran, Fernanda Montenegro e Raul Cortez — a visita abrange os bastidores, a célebre cortina concebida pelo artista plástico e paisagista Burle Marx, e curiosidades das montagens que passaram por esse palco.

A experiência segue pelo Centro de Música, que já recebeu grandes nomes da música brasileira, como o compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal. Nesse espaço, o público poderá explorar instrumentos e vivenciar, na prática, parte do trabalho ali desenvolvido.

O percurso também contempla o Espaço de Brincar, com uma atividade musical; a Sala de Leitura — espaço onde o público conhecerá a programação de literatura e cinema da unidade, e assistirá a uma exibição de curtas-metragens. No Ginásio Vermelho, voltado às atividades físico-esportivas e que já contou com aulas do lendário jogador de basquete Rosa Branca, será oferecida uma vivência esportiva; enquanto no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA), oficinas e criações em diversas linguagens das artes visuais.

Cada ambiente combina memórias afetivas e históricas, curiosidades e pequenas experiências relacionadas às ações programáticas do Sesc, que abrangem teatro, música, dança, circo, esportes e outras expressões culturais, esportivas e socioeducativas. O visitante é convidado não apenas a conhecer, mas a sentir e explorar a unidade com todos os sentidos — em sintonia com o tema da Jornada do Patrimônio, "Tempo em sentidos".

Mais informações, acesse o site sescsp.org.br/consolacao

Serviço

Jornada do Patrimônio – Visita mediada Entre andares e tempos: Sesc Consolação na Jornada do Patrimônio
Com mediação da atriz Maria Baú e profissionais da unidade
Data: 16 de agosto, sábado
Horário: 13h30 – apresentação | 14h às 17h30 – visita mediada.
Local: Diversos espaços – Sesc Consolação
Grátis – Inscrição pelo site ou na Central de Atendimento da unidade. Vagas limitadas.
Classificação: a partir de 10 anos

Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo/SP).
Informações: (11)3234-3000
Redes sociais: /consolacao | site: sescsp.org.br/consolacao          
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Fonte: Assessora de imprensa – Sesc Consolação

Outras notícias

Com Tardes Brincantes, CCBB leva atividades gratuitas para toda a família, a partir de agosto.
Programação, elaborada pela equipe do CCBB Educativo – Arte e Cultura, traz oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, brincadeiras, ação cênico-musical, dentre outras opções.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/com+tardes+brincantes+ccbb+leva+atividades+gratuitas+para+toda+familia+partir+agosto.php

Cia. Luarnoar ocupa o Parque da Aclimação com narração de histórias, rodas de conversa, intervenções poéticas e música.
Projeto tem como foco a interculturalidade, com destaque para narrativas sobre pessoas em situação de refúgio, PCDs, mulheres negras, população LGBTQIAPN+ e pessoas em situação de rua.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+luarnoar+ocupa+parque+aclimacao+com+narracao+historias+rodas+conversa+intervencoes+poeticas+musica.php

Itaú Cultural recebe espetáculos teatrais e oficina criativa voltados às crianças e suas famílias.
Programação, que acontece aos finais de semana, inclui Casa de Vó, peça do Coletivo Corpo Aberto que mistura teatro, dança e música e faz sessões no Bulevar do Rádio, espaço entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, Decripolou Totepou, peça da palhaça Odília Nunes, em cartaz na Sala Vermelha, e Postal lúdico – Rabiscos e memórias, nova atividade do núcleo de Mediação Cultural realizada no térreo do IC.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+espetaculos+teatrais+oficina+criativa+voltados+criancas+suas+familias.php

I Mostra Terreiro de Mulheres em Cena reúne artefeminismos em evento inédito no Ipiranga.
Com curadoria de Helena Vieira, Juliana Pardo e Renata Lemes, a mostra tem dez dias de duração e destaca o poder da arte feminina para promover uma sociedade mais plural e justa.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+terreiro+mulheres+cena+reune+artefeminismos+evento+inedito+ipiranga.php