Encontros debatem participação feminina nas artes

Junho 07, 2016

A participação feminina nas artes no Brasil, desde seu início no entres século (XIX-XX) até os dias atuais é o tema de encontros que o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza no mês de junho.

As sociedades modernas se organizaram, ao longo do século XIX, a partir de dicotomias estruturais que contrapunham o espaço público, tido como masculino, ao espaço doméstico, considerado essencialmente feminino. Assim, o mundo das profissões foi visto como uma prerrogativa masculina, o que também aconteceu com as atividades ligadas à produção artística e cultural, que transcendiam o espaço privado, ao qual as mulheres deveriam estar limitadas.

Justamente no século em que se construiu a imagem do artista a partir de mitos como o "gênio" ou o "flâneur," as mulheres foram consideradas seres sem capacidades criativas, participando de tais mundos mais como objetos de representação, ou de devoção, do que como sujeitos de criação. No entanto, contrariando as expectativas sociais, a partir de finais do XIX, é possível se observar uma série de mulheres criadoras que desafiaram as convenções de sua época, e lograram obter reconhecimentos como pintoras, escritoras, arquitetas, musicistas, escultoras, atrizes.

O curso pretende abordar trajetórias e produções de mulheres artistas atuantes no Brasil do entresséculo (XIX-XX), de sorte a contextualizar suas obras e analisar os papéis transgressores que tiveram em suas épocas.

Confira a programação:

Dia 7/6 - Mulheres pintoras e escultoras viradas do XIX-XX
Com Ana Paula Cavalcanti Simioni, professora no IEB-USP e autora de Profissão Artista: pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras, 1884-1922 (EDUSP, 2008).

Dia 14/6 - Mulheres arquitetas
Com Silvana Rubino, doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP e professora do departamento de História da mesma universidade.

Dia 21/6 - Mulheres escritoras virada do XIX-XX
Com Maria de Lourdes Eleutério, doutora em Sociologia pela USP, docente da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP.

Dia 28/6 – Mulheres e palcos (teatros/ música) virada do XIX e XX
Com Heloisa Pontes, antropóloga e doutorada em sociologia pela Universidade de São Paulo. É professora titular do Departamento de Antropologia da Unicamp e bolsista de produtividade em pesquisa do Cnpq.

Serviço

Encontros debatem participação feminina nas artes
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 30 para cada encontro.
Atividade com tradução em libras. Solicitação deve ser feita no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Informações e inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo.
Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 18h30.
Tel: 3254-5600