Outubro 08, 2025
O Itaú Cultural realiza no dia 14 de outubro (terça-feira), às 20h, o encontro Entre Sonhos – Ailton Krenak e Rivane Neuenschwander. A atividade reúne o filósofo, escritor, ativista e líder indígena Ailton Krenak e a artista visual Rivane Neuenschwander em torno dessa temática, presente em seus cotidianos e trabalhos artísticos. Na mesma ocasião, o público pode visitar as exposições Brasil de susto e sonho: um panorama da obra de Rivane Neuenschwander, em cartaz até o dia 2 de novembro, e Ocupação Ailton Krenak, até o dia 23 do mesmo mês.
Como toda a programação do Itaú Cultural, as atividades são gratuitas. Para esta, os ingressos devem ser reservados a partir das 12h do dia 8 (quarta-feira), pela plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural. Quem não conseguir reservar, pode tentar adquirir um dos ingressos remanescentes no dia do evento, chegando uma hora antes do início do encontro, na fila de espera.
Entre Sonhos – Ailton Krenak e Rivane Neuenschwander parte do pensamento sobre a origem dos sonhos e até onde eles podem levar as pessoas, a partir destas duas perspectivas. Ailton parte das tradições do seu povo para encontrar no onírico um mundo que é a continuação desta dimensão na qual se vive. Rivane mergulha nos conceitos da psicanálise e da criação coletiva, para analisar, em suas obras, figuras do medo e da fantasia, vindas do inconsciente. A partir desses diferentes olhares sobre o assunto, o público é convidado a ampliar seus conceitos sobre os sonhos e a sonhar em conjunto.
A programação tem mediação da antropóloga e indigenista Hanna Limulja, que trabalha com o povo Yanomami desde 2008 e atuou em ONGs no Brasil e no exterior, como Comissão Pró-Yanomami, Instituto Socioambiental, Wataniba e Survival International. É autora, ainda, dos livros O desejo dos outros – uma etnografia dos sonhos yanomami e Mari hi – a árvore dos sonhos, nos quais aborda sua pesquisa sobre a importância dos sonhos para os Yanomami.

Sobre as exposições
A Ocupação Ailton Krenak é a 70ª mostra desta série do Itaú Cultural, sendo a primeira dedicada a uma personalidade indígena. A exposição destaca a sua trajetória na defesa aos direitos dos povos indígenas, assim como sua produção poética, seus desenhos e pinturas, representando a fauna, rios e territórios. A consultoria criativa é da artista e ativista dos direitos indígenas Moara Tupinambá e da terapeuta integrativa e produtora cultural Ingrid Tupinambá.
A exposição Brasil de susto e sonho: um panorama da obra de Rivane Neuenschwander tem curadoria de Fabiana Moraes e apresenta o olhar da artista sobre assuntos que movem a história contemporânea do país, desde os anos de 1970 até a atualidade. A mostra apresenta releituras e trabalhos consagrados, e obras inéditas no Brasil, como Dream.lab/São Paulo, apresentada no fim do ano passado e início deste na Áustria e agora exibida no país com a colaboração de crianças brasileiras de escolas públicas, que desenharam os seus sonhos.
SERVIÇO:
Encontro Entre Sonhos - Ailton Krenak e Rivane Neuenschwander
Com Ailton Krenak e Rivane Neuenschwander
Mediação: Hanna Limulja
Dia 14 de outubro (terça-feira), às 20h
Sala Itaú Cultural (piso térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir de 8 de outubro, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural
PROTOCOLOS / Sala Itaú Cultural:
- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.
- Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.
- O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.
- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.
Devolução de ingresso:
Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção "Minhas compras" no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.
Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Fonte: Assessoria de Imprensa: Conteúdo Comunicação
Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita.
O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/oficinas+musica+caipira+levam+classicos+raiz+theatro+sao+pedro+apresentacao+gratuita.php
Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita.
Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+youtube+reune+bianca+comparato+rita+von+hunty+daniela+thomas+programacao+inedita.php
Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids.
Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+brasileiros+para+criancas+adolescentes+chegam+itau+cultural+play+com+mostra+festival+comkids.php
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+chinelo+dos+parlapatoes.php
Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño.
Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vÃdeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+apresenta+deserto+peca+sobre+legado+escritor+chileno+roberto+bolaño.php